Transcrever casamento, minha avó portuguesa (viva) e meu avó brasileiro (falecido)

Tudo bem pessoal, gostaria de tirar uma duvida em relação a transcrever casamento, meus avós não fizeram a transcrição de casamento para Portugal, e vou ter que tirar por mim mesmo, mas eu estava vendo no site do consulado de SP, e la está escrito que precisão da certidão de nascimento do conjuge emitida a menos de 1 ano, mas o caso é que ele ja faleceu, eu tenho a certidão de nascimento dele original de quando ele nasceu, foi em outra cidade em 1939, eu consigo utilizar essa certidão de nascimento dele, ou vou ter que ir atras de emitir outra certidão de nascimento, ou eu posso tirar a certidão de obito, pois nela consta que ele foi casado com minha avó, e teve filhas, que no caso é minha mãe, se alguém puder me ajudar vou ficar muito grato.

Não se deu para compreender no texto, resumindo, posso utilizar a certidão de óbito atualizada, ou precisa ser realmente uma certidão de nascimento nova, ou se posso utilizar a original antiga.


Comentários

  • @Gustavondhdj vai ter que pedir ao cartório onde seu avô nasceu em 1939 e pedir uma certidão breve relato do nascimento do seu avô, não precisa apostilar, isto porque vai enviar para o escritório consular de Santos. Aconselho a telefonar para o cartório que emitiu essa certidão de nascimento que vc tem, indicar os dados e perguntar se podem enviar por correio ou se tem que ir lá pessoalmente.

  • @nunogomes Mesmo que eu ja tenha a original, precisa tirar outra mesmo ?

  • @nunogomes Eu iria fazer pelo consulado geral de são paulo, não sei se tem lugar melhor para fazer esse processo, emfim, então a certidão antiga nn daria para usar, vou ter que realmente pedir outra, se foi isso mesmo, muito obrigado, vou tentar conseguir isso, muito obrigado.

  • @Gustavondhdj se vc tem alguma pressa não recomendo fazer no consulado geral de SP, uma vez que isso pode demorar um ano ou um pouco mais, já se fizer em Santos é tudo por correio e demorará 2 ou 3 meses no máximo.

    Sim terá que tirar uma nova certidão, mas sendo de breve relato não será assim tão cara.

  • @nunogomes Entendi, se caso eu não conseguir entrar em contato com o cartorio, se tem alguma sugestão de site, ou lugar que eu possa tentar buscar algum documento, vai que foi digitalizado talvez

  • @Gustavondhdj se vc tem a certidão original, não precisa buscar nada, pq vc sabe o numero do registro, a data e onde foi feito. Pode pedir online em https://registrocivil.org.br/birth-certificate já que como vai fazer em Santos serve o breve relato. Só acho melhor ir no cartório ou telefonar, para saber por exemplo se o casamento está averbado.

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @nunogomes

    @Gustavondhdj

    Eu pediria a de inteiro teor digitada, pois o preço é o mesmo, se n me engano.

    E já há um sistema online onde vc pode pedir certidões de outros lugares que são entregues pelo correio, ao menos no Rio.

    Busque o topico do Consulado de Santos para mais informações.

    Nuno, foi mal discordar de vc, amigo.

    Abraços aos dois.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.