Cartão cidadão

editado February 2023 em Consulados

boa tarde, depois de finalizado o processo de cidadania por atribuição para netos. Como solicitar o cartão cidadão? e Passaporte?

Comentários

  • Olá Angelita, estou com a mesma dúvida.

    Alguém poderia nos ajudar?

  • Depende, se for tirar daqui do Brasil, precisa agendar no consulado que atende a sua região.


    Em SP é aqui: https://consuladoportugalsp.org.br/cartao-de-cidadao/

  • Quem tiver condições financeiras de ir a Porrugal e aproveitar pra fazer o CC e PEP, recomendo. No Consulafo, principalmente de SP, está uma luta pra conseguir data.

  • o que precisa apresentar no consulado para fazer o cartão cidadão?

    o número do assento de nascimento encontramos onde?

  • alguém sabe de consulado q está agendando o cartão cidadão?

  • @Zervesff , sabes quanto tempo demora para ficar pronto o cartão, pedindo direto em Portugal?

  • @angelita se pedir urgencia 3 dias e passaporte 2 dias em Portugal

  • @Eder Isso é para tudos os lugares? eu vi que agora há para fazerlo em a ihla de madeira, sim vou lá, posso faze-lo em um 3 dias?

  • Boa tarde !

    estou com dúvidas sobre o agendamento para emissão do cartão cidadão e passaporte (extremo urgente ) . Deu uma pesquisada no site , e diz que somente a loja do cidadão em Porto faz , sabem se está correto ?

    Vou fazer o agendamento para emissão do meu marido e filhos , e estou com medo de agendar no local que não faça o extremo urgente .

    obrigada !

  • editado August 24

    @emyllene

    Você pode pedir com extrema urgência em qualquer lugar em PT, mas a RETIRADA ("levantamento", em português de PT) do CC só pode ser feita em 2 lugares. Você indica isso na hora do pedido:

    Campus de Justiça de Lisboa

    Loja de Cidadão do Porto

    Para conseguir levantar no mesmo dia, o pedido tem que ser feito antes das 11:00.

    Já o passaporte é levantado no Aeroporto de Lisboa (e não no Campus de Justiça). Para o Porto, não sei.

    Sugiro deixar uma margem de tempo caso aconteça algum imprevisto (queda de sistema, alguma inconsistência nos dados, etc). Isso para quem está de passagem em PT apenas para fazer esses documentos. Também preste atenção se há algum feriado nacional ou local em Lisboa ou Porto. Pagamento só em euros (a não ser que tenha o cartão PT de Multibanco).

  • @CarlosASP muito obrigada pelas informações, me ajudou muito !

    Fiz agendamento no IRN Registo de ER Maia, para passaporte e cc , era lá ou em Matosinhos que havia agenda para o dia que preciso , pois só tenho 4 dias em Porto para resolver isso :/.

    Escolhi Maia que as avaliações no Google são menos piores (não sei se vale p todos ) . Nao consegui agendar ambos para o mesmo dia , dizia que já tinha horário marcado e deveria fazer um novo agendamento em outro dia , sabe me dizer se lá no dia que for fazer o passaporte, é possível já pegar uma senha e fazer o cc ?


    Muito obrigada!

  • @emyllene

    É o contrário. Tem que fazer o CC primeiro.

    Você na hora que der entrada no CC, pode perguntar a partir de que horas poderia fazer o pedido do CC. Eles precisam ter os dados do CC já processados no sistema para poder dar entrada no PEP. Não é de imediato que o sistema processa os dados; o garantido é de um dia para o outro.

    Tem lugar que aceita dar entrada no PEP só com os dados do CC no sistema, mas não é o método "normal". É boa vontade de alguns funcionários.

    O garantido é pegar o CC já emitido fisicamente e em seguida pedir o passaporte (PEP). Isso normalmente se faz em 2 dias úteis (se não der problema algum). conforme abaixo.

    No primeiro dia, antes das 11:00 se dá entrada no CC com extrema urgência. No fim desse dia, se levanta o CC (nos locais que mencionei). Às vezes, dependendo do movimento e do horário, pelo menos no Campus da Justiça em Lisboa, eles deixam dar entrada no pedido do PEP lá na hora mesmo que levanta o CC. Eu não consegui pois o meu CC ficou pronto já quase no fim do expediente. Não sei se no Porto tem disso.

    No dia seguinte, até às 11:00, com o CC na mão (e o passaporte BR também) se dá entrada no PEP. Como disse, sei que em Lisboa se pode levantar o PEP no fim do mesmo dia no aeroporto - para o Porto não sei.

    Outra coisa: quando for levantar o CC, pergunte se já podem ativar a Chave Movel Digital (você tem que estar com um celular na mão pois vão mandar SMS no processo). A CMD é tipo uma assinatura eletrônica, facilita a vida para algumas coisas depois. Mas, se não der, não é um drama. É mais simples ativar presencialmente num posto do IRN que de outra forma.

    https://justica.gov.pt/Guias/como-pedir-e-usar-a-chave-movel-digital

  • @CarlosASP fiz o agendamento do passaporte dia 1/10 e CC dia 2/10 ;(

    Sera que lá na hora eles trocam o tipo de atendimento ? Ao invés de passaporte primeiro , fazer o CC primeiro ?

    Estou com dúvidas sobre os documentos para levar no dia também , preciso levar foto 3x4 ?

    o assento da minha filha saiu , mas a conservatória não me enviou , até mandei o e-mail questionando . Preciso levar o assento ?

    Desculpas tantas perguntas , não achei um tópico específico sobre a emissão dos documentos no fórum .

    Obrigada novamente !

  • @emyllene

    Não sei se fazem a troca, Tente,

    Não precisa levar foto. Eles vão tirar na hora, colher as digitais.

    Leve o passaporte brasileiro como identificação.

    Ter o assento de nascimento na mão facilita. Você tem o número dele?

  • @CarlosASP Obrigada novamente , vou tentar usar o mesmo agendamento !

    tenho o assento do meu marido , mas dos meus filhos eles concluíram o processo e não mandaram , até mandei email pedindo .

    acha melhor eu fazer o pedido do assento pelo civil online ?

  • @emyllene

    Só para confirmar: são várias pessoas (você, marido e filhos) que vão tirar CC e PEP? Todos tem que ir pessoalmente pois é necessário fazer a biometria. Tanto para o CC como para o PEP.

    Você fez agendamentos para cada pessoa?

    Sobre o assento dos filhos: eu acho que eles podem emitir lá o assento de nascimento; leve o número do processo de nacionalidade já concluído e passe os outros dados da pessoa (filiação, nascimento etc). Se não me engano, os assentos emitidos assim custam 2 euros, ao invés do 10 euros do civilonline.

    O atendimento varia de acordo com a flexibilidade e boa vontade do funcionário que te atender. Eu dei sorte de pegar pessoas bem prestativas tanto na Loja do Cidadão em Saldanha (Lisboa) e no Campus da Justiça. Havia um problema no sistema com meus dados (mesmo os do meu assento de nascimento aparecendo corretos) e eles suaram para consertar algo que não foi erro deles. Só que isso atrasou em um dia a emissão do CC, até a correção entrar no sistema. Por isso mencionei dar uma margem para imprevistos (e, no outro dia que estava lá, a Loja do Cidadão fechou por um cano ter estourado; teve gente que foi num dia que o sistema caiu a maior parte do dia; essas coisas acontecem!)

  • @CarlosASP Vou fazer do meu marido e filhos , 3 agendamentos . Quando fiz o agendamento , coloquei 3 pessoas para atendimento , acredito que esteja certo né ?!

    Tenho 2 dias agendados, e 4 dias p resolver tudo e pegar os documentos , espero que dê tempo , e que quem me atenda seja solicito como foram com voce !

    obrigada novamente !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.