Certidões de avós

Boa tarde pessoal será que alguém pode me ajudar minha mãe fala que meu bisavô é português e casou com minha bisavó brasileira consegui uma certidão de casamento dele onde ele fala que nasceu em nasarett mais não fala pais. Será que existe essa cidade em Portugal ou comunidade não sei. Casou com 21 anos no Brasil.


Comentários

  • @RUBIA_AP0519

    Provavelmente deve ser a atual Nazaré https://pt.wikipedia.org/wiki/Nazar%C3%A9_(Portugal)

    Os livros de batismo de lá vc pode folhear em https://tombo.pt/m/nzr

    Seria bom você verificar com o cartório que emitiu essa certidão de casamento a emissão de uma certidão em "inteiro teor" pra ver ser tem mais dados (como a idade aproximada na data do casamento ou mesmo a data de nascimento / indicações mais precisas de qual local ele foi batizado).

    Peça também ao cartório se é possível o desarquivamento do processo de habilitação de casamento (se ainda existir, alguns locais esses processos mais antigos já foram incinerados ou extraviados...), pode ser que nesse processo tenha indicações melhores sobre ele!

  • @Rubia no final dos livros de batismo de Nazaré tem o índice, é mais fácil de procurar

  • Olá, amigos!

    Meu avô natural de Portugal, casou-se com minha avó (brasileira), em abril de 1924, ele naquela ocasião com 34 anos de idade, conforme consta na certidão de casamento (inteiro teor).

    Eles tiveram 4 filhos, entre eles, o meu pai (1925 - 1970). O avô veio a falecer em janeiro de 1938.

    Nos registros de casamento e óbito, contam os nomes dos pais dele (meus bisavós), ambos residentes em Portugal. No entanto, em nenhum dos registros consta a data e/ou local do nascimento dele, fator essencial para fins de comprovação do vínculo familiar e, posteriormente, da cidadania portuguesa.

    A princípio, sabe-se que ele chegou ao Brasil entre 1908 a 1910, com aproximadamente 19 anos, oriundo da região da Beira Alta, porém, esta informação é extra-oficial.

    Pesquisei em vários arquivos e sites relativo aos imigrantes portugueses daquela época alguma informação mais relevantes, porém, sem êxito.

    Neste sentido, se alguém souber e puder me orientar nesta busca, agradeço de coração.

  • @RonaldoFerreira

    se precisa de ajuda, coloque os dados do português que vc tem.

  • @RonaldoFerreira

    Você já construiu a árvore genealógica no Family Search? É grátis.

    É importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

  • Olá, amigos!

    Encontrei a certidão de batismo do meu avô, no concelho de Barcelos, distrito de Braga.

    CarlosASP estou montando a árvore no Family Search e no Geneanet.

    Resta-me encontrar informações referente a sua emigração/imigração, como: Passaporte, local, data e porto de partida (Portugal), nome do vapor (navio), e de chegada ao Brasil.

    Agradeço pela atenção dispensada.

    Abraços!

  • editado August 2022

    @RonaldoFerreira , os passaportes eram emitidos a partir de 6 meses antes da viagem.Pode procurar nos arquivos da Universidade do Minho - http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1194973

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.