Passos depois da cidadania

Bom dia, comunidade!

Estou me programando para ir para Portugal assim que conseguir minha cidadania, mas algumas dúvidas surgiram para esse planejamento ficar "rendodinho". Seguem:

Além do passaporte, devo tirar os outros documentos portugueses ainda no Brasil ou em Portugal?

O que preciso para entrar no país tendo em vista que já entrarei como cidadã portuguesa? Ex: valores, residência etc. PS: Inicialmente vamos ficar na casa de um amigo que já mora lá.

Meu marido vai comigo, ainda sem a cidadania dele pois optamos por fazer o processo já em Portugal. Qual visto devo solicitar pra ele? E o que ele precisaria para entrar no país?


Desculpem as inúmeras perguntas, mas não consegui achar informações concretas sobre isso na internet.

Comentários

  • editado June 2022

    @andrade_nana , antes do passaporte, você tem que pedir seu cartão cidadão.

    Para entrar em Portugal, basta sua certidão de nascimento portuguesa, não precisa de visto, de valores, nada! Você é cidadã portuguesa e pode pedir os documentos lá - o cartão cidadão e o passaporte.

    Quanto ao seu marido, transcreva o casamento e leve a certidão. Ele não precisa de visto!

    Vocês entram pela fila de cidadãos europeus, com as certidões e os passaportes brasileiros.

    Não terá problema algum!!

  • @Leticialele muito obrigada! Você é um anjo!

  • @Leticialele aproveitando sua boa vontade, você sabe me dizer por onde o processo de transcrição é mais rápido/ fácil ? Estou olhando pelo consulado de BH, mas n sei se demora muito.

  • @andrade_nana , o Consulado de BH faz na hora, mas você tem que agendar!!

  • @Leticialele você poderia olhar meu formulario 1d no privado? Estou com receio de estar alguma coisa errada

  • @Leticialele

    Na imigração na Europa, a mãe (brasileira) pode passar na fila de europeus com o filho menor (europeu)?

    E a irmã (maior) dele, brasileira e filha de brasileiro, entra junto com eles?

  • @Rodrigo79 , a mãe, tenho certeza de que pode entrar com o filho. Quanto à filha maior, creio que vai depender da boa vontade do(a) agente de imigração, mas não acredito que terá problema.

  • @andrade_nana

    Em BH você perdeu o prazo de abertura para agendamento.

    Era Junho e Julho, e agora incluíram também Agosto. Geralmente é trimestral. Esse stocks-ticker com a data fica passando na 1ª página do site.

    No entanto, você ainda pode conseguir data em caso de desistências. Geralmente para poucos dias depois. Tem que olhar várias vezes dia, e noite. Alguém não consegue os documentos a tempo, e desmarca, senão há uma penalidade e perde a próxima "janela". Logo desaparece.

    Se conseguir agendamento, basta ir no horário com os documentos em mãos (como descrito no site), e sai de lá com o assento na mão.

  • @gandalf ainda estou no começo do processo de cidadania. Mas muito obrigada, vou ficar sempre atenta.

  • @andrade_nana Como está o andamento do seu processo?

    O meu foi enviado em Fevereiro, e nem analisaram ainda :(


    A Advogada me disse que devido ao grande número de solicitações, estão atrasando bem.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.