Cartão cidadão e passaporte

18911131431

Comentários

  • @Rogeralv , não sei. O meu, que pedi com urgência, chegou em 7 dias.

    Talvez o Consulado possa informar!!

  • @Leticialele obrigado!!

  • @Rogeralv o meu passaporte que fiz pelo consulado do RJ no dia 06/04, foi despachado dia 07/04 de Lisboa pela DHL. Dia 07/04 já recebi o código para acompanhar o envio. Solicitei com urgência mas acredito que deve ser parecido.

    Boa sorte.

  • Olá boa noite,

    Eu estou me organizando para ir a Lisboa e gostaria de saber se eu conseguiria solicitar meu cartão cidadão e meu passaporte por lá.

    Não moro e não estou indo para morar, vou somente para conhecer e ficar uns 20 dias.

    Eu tenho meu registro de nascimento conquistado por atribuição e também tenho minha transcrição de casamento.

    Alguém saberia me dizer se com somente esses documentos eu consigo ?

    Eu preciso agendar um horário ? Ou posso ir direto no DEPARTAMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL - CAMPUS DE JUSTIÇA (PARQUE DAS NAÇÕES)

  • Boa Noite, Letícia!

    Estou tentando a 40 dias, por mais de 5 vezes ao dia, agendar o cartão cidadão no consulado de Porto Alegre, mas sempre aponta para a inexistência de vagas. Já não sei mais o que fazer, e nem a quem reclamar, visto que diferente do que diz no site da embaixada, não foram disponibilizadas novas vagas no ultimo dia útil do mês. Liguei pra lá, e fui super mal atendida, por uma funcionária que nem me deixou falar.

    Saberia me dizer se existe alguma perspectiva pra Porto Alegre?

    Obrigada pela atenção.

  • @Nilton Hessel Se eu precisasse de um agendamento para CC e/ou PEP hoje...Eu acessaria o site 800 vezes durante o dia...Rssss... é o que eu tenho feito kkkkkkk vou continuar tentando, seu comentário esclareceu minha angustia, Obrigada!

  • @dedeiaasantanna , cada Consulado tem um modo diferente de trabalhar. Infelizmente, não sei como funciona o de Porto Alegre!!

  • Bom dia!

    @Leticialele

    Fiz o agendamento p/ cartao cidadao e passaporte p/ 23/05 em Santos.

    Meu assento de nascimento saiu em 03/05.

    Pelo que consta no site do consulado, só preciso levar a certidão de nascimento (portuguesa?) e documento de identificação (RG?).

    Levo certidão brasileira tbm?

    Há alguma orientação a mais? Procurei no fórum porém não encontrei. Poderia me ajudar?

    Obrigado!

  • Boa tarde á todos!

    Meu filho perdeu o cartão cidadão e precisa do mesmo com urgência para matrícula em um curso em Portugal. O cartão foi emitido no Consulado em São Paulo, pois na época ele estava morando lá. Preciso de ajuda para saber como pedir essa “2a via do cartão “ ou a emissão de um novo cartão e se pode ser feito no Consulado do Rio de Janeiro. Agradeço a atenção!

  • @xandeacf , basta levar o RG e a certidão portuguesa, embora eles possam consulta-la online. Mas não custa prevenir.

    Não sei se Santos exige um comprovante de residência, mas eu levaria, também como prevenção.

    Não precisa levar a certidão brasileira. Agora você é português!!

    Boa sorte!!

  • @Leticialele @Vlad Boa tarde! Preciso muito da ajuda de vcs. Meu filho perdeu o cartão cidadão e precisa do mesmo com urgência para matrícula em um curso em Portugal. O cartão foi emitido no Consulado em São Paulo, pois na época ele estava morando lá. Preciso de ajuda para saber como pedir essa “2a via do cartão “ ou a emissão de um novo cartão e se pode ser feito no Consulado do Rio de Janeiro. Agradeço a atenção!

  • @Patgouvinhas

    Você buscou aqui? https://irn.justica.gov.pt/online

    Se ele perdeu o CC, provavelmente não tem também a Carta-PIN. Alguns consulados mantêm a carta-PIN com eles, e creio que é o caso de Sao Paulo (alguns posts acima alguém relata que recebeu CC e PEP juntos pelo correio, e não faz PEP sem ativar o CC antes)

    Se não conseguir junto ao consulado onde fez, terá que começar encontrando, ou pedindo outra carta-PIN.

    A Carta-PIN é necessária para ativar, modificar dados, e cancelar o CC, entre outras coisas.

    Cancelar online o Cartão de Cidadão

    Se perdeu o Cartão de Cidadão, ou se foi roubado, ou tiver o cartão danificado deve cancelar o cartão o mais rapidamente possível. Pode cancelar o CC através da internet (ou pela Linha de Registos).

    Pedir online a 2ª via do Cartão de Cidadão 

    Depois de cancelar o CC pode pedir online a 2ª via do cartão, desde que tenha 25 anos ou mais. A data de validade do novo cartão será a mesma do anterior. Veja neste vídeo como pedir a 2ª via do CC.

  • @gandalf Muito obrigada!

    Aproveito pra fazer uma outra pergunta: ajudei a minha prima a fazer o processo de cidadania dela. Na época ela estava casada e por isso o nome no formulário de atribuição é de casada. Ela acabou de se divorciar e ainda está com os documentos com o sobrenome do ex-marido. Ressaltando que esse é o segundo casamento dela. Posteriormente, ao fazer o processo de cidadania dos filhos, ela transcreveu o primeiro casamento, já que as crianças são filhos desse casamento.

    A questão é com relação ao pedido de cartão cidadão e passaporte. Ela pode fazer o pedido? Deve esperar pra fazer com os documentos atualizados, nesse caso com nome de solteira? Ficamos preocupados com relação a situação dos casamentos e divórcios, se isso implica na emissão dos documentos citados.

    Desde já agradeço a atenção de sempre!

  • Boa tarde á todos!

    Preciso da ajuda de vcs novamente: ajudei a minha prima a fazer o processo de cidadania dela (Adriana Gouvinhas - estava até na planilha de processos de filhos). Na época ela estava casada e por isso o nome no formulário de atribuição é de casada. Ela acabou de se divorciar e ainda está com os documentos com o sobrenome do ex-marido. Ressaltando que esse é o segundo casamento dela. Posteriormente, ao fazer o processo de cidadania dos filhos, ela transcreveu o primeiro casamento, já que as crianças são filhos desse casamento.

    A questão é com relação ao pedido de cartão cidadão e passaporte. Ela pode fazer o pedido? Deve esperar pra fazer com os documentos atualizados, nesse caso com nome de solteira? Ficamos preocupados com relação a situação dos casamentos e divórcios, se isso implica na emissão dos documentos citados.

    Obrigada!

  • @Patgouvinhas

    Sua pergunta é se ela tem que fazer a homologação e transcrição em PT.

    Que eu posso dizer? Ela não trocou nem o documento dela no BR para o nome atual!

    A lei em PT diz que é obrigatória ser feita, sempre que alguém depende dela. Ela precisou fazer essa 1ª transcrição porque os filhos dependiam disso. No 2º casamento, se não tiver filhos nem marido a atribuir, nem herança, ela pode adiar as outras... sem prazo.

    O nome no Cartão dela vai ficar errado, pode dar algum mal estar na imigração de outros países. Pode ter inconvenientes ao comprar um imóvel, ao declarar Imposto. Não é o correto, mas não terá consequência imediata para ela, se é isso que quer saber.

    Pode pedir o CC com o nome que tem atualmente em PT, e se um dia trocar de nome, faz outro CC.

    Sugiro que providencie pelo menos o documento brasileiro atualizado mais rapidamente. E assim que puder, considere atualizar em PT. Os consulados costumam criar dificuldades sobre isso, mas não podem exigir que ela faça. Em PT não questionarão.

    -=-=-

    Mas há um parecer sobre isso, aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/238522/#Comment_238522

    Quer dizer: Não é bonito. Pegou mal. Não conseguiu casar pela 3ª vez em PT porque tinha pendências. Mas foi só.

  • Alguma dica pra conseguir agendar para tirar o CC no consulado do RJ?? Tento há meses e não consigo vaga!

  • @JulianaGarciaVaz

    Tente diariamente entre 18:00 a 19:00. Esse horário e entre 18:30 e 19:00.

  • Boa noite @Leticialele

    Fui agendar o cartão de cidadão do meu filho (menor com 13 anos de idade) no Consulado do RJ mas tive dúvida na hora de fechar a data (tinha disponibilidade para o início de agosto).

    Posso agendar com o cadastro em meu nome ou tenho que realizar um cadastro em nome dele?

    Muito obrigado!

  • @Rodrigo79

    Pode fazer em seu nome, se é você que vai lá junto com ele, caso precise assinar papeis.

    Ficam os seus dados, e você estará lá acompanhando o filho menor, de quem vc é responsável. Está tudo certo.

  • Pessoal, boa noite!

    Eu agendei um horário para emitir o cartão cidadão no consulado geral do Rio de Janeiro e estou com dúvidas com relação aos documentos que precisarei levar no dia agendado.

    Eles pedem cartão de cidadão anterior OU bilhete de identidade. No meu caso, obtive a cidadania recentemente e o único documento que eu tenho é o assento de nascimento.

    No item 3, informa que quem não tem o cartão cidadão tem que apresentar algum outro documento de identificação, válido e original, com foto.

    -> MINHA DÚVIDA: qual documento de identificação devo levar no dia agendado?


  • Monique ForteMonique Forte Member
    editado June 2022

    @brunaoliveirac oi Bruna, sou do RJ..e estou tentando agendar. Como conseguiu? O site é dificil agendar (eu tento pelo celular não sei se de fato funciona). Vc fez por telefone?


    Tenho minha nacionalidade há 1 ano, e esse consulado complica demais.

    Quanto a sua dúvida, eu acho que o documento mencionado é sua identidade brasileira mesmo.

  • editado June 2022

    @bruna_oliveirac

    Basta seu RG ou Passaporte, menos de 10 anos, com filiação. Isso é sua identidade.

    Você não tem uma identidade portuguesa ainda. Se tivesse, ela seria preferencial.

    Normalmente a pessoa leva o assento impresso, ou um xerox dele. (o assento eles localizam, mas o guarda da porta não sabe se vc tem)

    Alguns consulados pedem comprovante de endereço. No Rio não pedem, mas não custa levar um.

    Se for casada, deve fazer a transcrição do casamento antes de fazer seu CC. Demora 3 semanas, mandando docs pelo correio. Não é obrigatório, mas sem a transcrição, seu CC constará estado civil solteira, com nome de solteira. Não tem como consertar sem refazer o CC, e pagar de novo.

    @Monique Forte saiba que o consulado do Rio é um dos melhores do país. O menos burocrático. Hehe

  • Olá pessoal, bom dia!

    @gandalf, muito obrigada pelos esclarecimentos. Farei conforme sua orientação!!

    @Monique Forte, o pessoal aqui no fórum orienta entrar no site de agendamento entre 18:00h e 19:00h e ficar tentando.

    Eu entrei no site ontem após 19:00h, fiz o meu registro (cadastro) no site e agendei para a segunda semana de julho. Logo em seguida recebi a confirmação do agendamento por e-mail. O horário do e-mail consta 19:15h da noite.

    Neste link tem o passo a passo para fazer o agendamento: https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/agendamentos

  • @bruna_oliveirac obrigada.

    Tenho feito isso... Segui o trámite mas não estou com sorte.

  • Bom dia,

    Ontem e anteontem encontrei vagas disponíveis quando acessei o site do Consulado do RJ entre 23:00 e 00:00.

  • Bom dia, alguém tem alguma dica para conseguir agendamento em Santos, tenho tentado desde o fim de maio, mas sem sucesso. Obrigada

  • editado July 2022


  • @Rodrigo79 não consegui. Vi relatos que pode chegar lá e colocar o nome na lista de espera. Ainda procede essa informação?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.