Planilha para aquisição de casamento.

Boa tarde!

@gandalf

Coloquei todos os meus dados da planilha para aquisição de casamento, mas todos os dias observo algumas colsas.

Por exemplo! Tem processo que é concluido muito mais rapido que o outro, mesmo sem o pedido de urgencia. Minha pergunta é... A conclusão do registro depende da conservatoria ou tudo fica numa ordem geral independente de onde seja à conservatoria ?

Outro detalhe que observei... Tem processos que foi dado entrada em 2018 e na planilha ainda consta que estao na 6 atapa (despacho) aguardando à criaçao do registro. Minha pergunta é... A planilha esta atualizada ? Quem atualiza à planilha depois que o processo é concluido é à propria pessoa ou algum funcionario do forum ?

Dentro da planilha existe 18 processos que foram dado entra nos anos de 2018, 2019 e que estao da cor lilas que significa ( processo em atraso ).

É normal uns que deram entrada bem depois receber o registro primeiro do que os outros que deram entrada antes ? Obs: Cada processo que observo vejo que muda de consevatoria para conservatoria.

Obrigada.

Comentários

  • @Jessica1987 , o Fórum não tem funcionários. Somos todos VOLUNTÁRIOS aqui. Quem alimenta os dados nas planilhas são os próprios foristas. Alguns se esquecem de voltar para atualizar os dados, ou deixam de se interessar pelo assunto, depois que atingem seus objetivos.

    O intuito é ajudar e a palavra chave é solidariedade.

    O @gandalf , um VOLUNTÁRIO que sabe, como ninguém, o funcionamento das planilhas, está sempre intervindo nelas, seja para "limpar" registros abandonados, seja para consertar as bobagens, feitas por má-fé (na minha opinião) ou por desconhecimento (na opinião dele).

    Cada Conservatória tem um ritmo diferente de trabalho, e as planilhas são feitas unicamente para dar uma ideia do que está ocorrendo. os processos por casamento só tramitam na CRCentrais - Lisboa, de longe a mais demorada de todas as Conservatórias!

  • editado June 2021

    @Jessica1987

    Tudo é voluntário. Quase tudo é aberto. Funciona mais ou menos assim:

    As pessoas podem preencher os dados diretamente na planilha. Alguns não se sentem confortáveis de fazê-lo e apenas relatam no fórum.

    Desde que tenham as informações mínimas de: NumProcesso, Nome, DataRecepção (extraída do rastreio do correio ou DHL)

    Tendo isso, vão para a planilha, e a própria pessoa vai atualizando. Data da senha, exigências, aprovação, conclusão.

    A análise dos dados fica a critério de cada um, tal como você está fazendo. Parabéns.


    Fora isso, eu tento ajudar sempre que necessário.

    • Se a pessoa entra os dados ao final da planilha, é movido para o lugar correto (por mim ou por algum outro);
    • Quando alguém anuncia que o processo teve o Despacho e aprovou (bolinha-6 verde), eu tento localizar na planilha se foi atualizado
    • Quando alguém anuncia que o processo concluiu (bolinha-7 verde), faço o mesmo;
    • Quando alguém relata que houve exigência, ou urgência, eu confiro;
    • Ocasionalmente eu faço uma verificação geral na saúde da planilha e corrijo aqui e ali; busco inconsistências; pergunto ao dono

    Algumas vezes funciona, algumas vezes não. Por isso se usam cores para dar uma orientação sobre casos que estão caindo em alguma anormalidade. Quais sejam:

    • Processos que estão passando muito do tempo previsto (a tal célula lilás);
    • Processos que já passaram muito do tempo máximo, em abandono (o nome fica laranja para ser eventualmente arquivado);
    • Recebeu a senha, mas não informou o NumProcesso (o NumProcesso fica rosa. forte candidato a ser arquivado);
    • Nomes duplicados (o Nome fica rosa);
    • Alguém informa que o processo teve Exigência, mas não escreveu isso nas Observações. Amanhã ele pode sair da exigência e essa história seria perdida de por que houve o atraso em certos processos;
    • Células inconsistentes, como data no futuro, sab/dom; Marcar Despacho, mas não preencher a Data, e vice-versa. Coisas assim

    Em geral a planilha se recupera sozinha da maioria dos casos, e também se auto-ajusta em função das conclusões recentes.

    Quando necessário, eu faço a recuperação dos dados. Recentemente alguém apagou acidentalmente todos os nomes de uma delas, mas deixou os dados. No passado pessoas reordenavam parcialmente a planilha, causando grande dano, e por isso eu fui forçado a bloquear esse tipo de ação. Também criar alertas quando alguém tenta alterar manualmente células que são calculadas automaticamente.

    Sempre tem espaço para quem quiser ajudar ou contribuir com melhorias e sugestões.

    A manutenção é mínima. Quase tudo é feito pelos próprios usuários, sem interferência. No máximo pergunto a respeito diretamente à pessoa, se for possível. Nem todos que estão na planilha participam desse fórum.

  • Boa tarde!

    @Leticialele

    Muito obrigada pelo esclarecimento, na vdd eu nem sabia que existia essa planilha, vim saber atras do @gandalf que por vez tbm é muito gentil e prestativo e esta sempre esclarendo as duvidas de uma maneira bem detalhada. Agradeço de coração à vcs pela atenção.

    Vou continuar verificando o meu processo que hoje encontra-se na CRC cartaxo... Uma pessoa me informou que la é mais rapido para à conclusão do registro por ser uma vila pequena, não sei se isso influencia em alguma coisa, mas vou ficar na esperança da criação do meu registro ainda para esse ano, ja que esta caminhando para 24 meses em alguns dias.

    Agradecida imensamento à vcs @gandalf e @Leticialele.

  • editado June 2021

    @Jessica1987

    Definitivamente lhe deram um conselho muito ruim. Quem te falou isso não sabia o que dizia.

    Qualquer Conservatória (inclusive Cartaxo) pode até receber os papeis, mas vai remeter para CRCentrais que é o único lugar que pode tramitar. Isso atrasa pelo menos um mês, até enviarem pra Lisboa. (em Cartaxo atrasa mais)

    E pelo que entendi, depois do Despacho em 19/10/20, voltou pra fila em Cartaxo. Se agora estiver aguardando o assento ali, têm levado de 10 a 14 meses para emissão do assento, pelos relatos recentes (contados após a aprovação).

    Se tudo correr bem, pela data do Despacho, o seu terminará em meados de outubro/2021, mas pode se estender até o final do ano.

    Você tem o código de consulta online? Se tiver, logo acima do seu nome está o local em que o processo está agora. Antes devia estar Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa. Agora parece estar CRC de Cartaxo?

  • @gandalf

    Como pode ver ainda encontra-se em cartaxo, pelos prazos que vc me infomou com certeza esse documento so sai em 2022 e olhe la se nao sair so em 2023. Muito burocracia. Mas agradeço

  • @Jessica1987

    Cartaxo não faz nacionalidade nem de filhos (1C). Apenas podem coletar os documentos, mandar para Lisboa, e depois de aprovado podem fazer a parte do registo civil. Você talvez não tenha prestado atenção a essa linha, mas ela deve ter mudado para CRCentrais logo depois que você entregou, e mudou pra Cartaxo depois de aprovado.

    Cartaxo não está na lista de Conservatórias com competência para nacionalidade. Estou até curioso quem foi que lhe deu esse conselho.

  • @gandalf *posso ter entendido errado, mas creio que esse "conselho" ela recebeu após comentar que o processo estava lá. Não creio que ela tenha encaminhado inicialmente os documentos para lá

  • @gsilvestre

    Aí sim podia ser. Mas mesmo assim, o conselho não tinha mais o que fazer, e Cartaxo sempre foi assim demorada.

    Eu criei um filtro pra olhar na planilha, no Tab de Filtros.

    Clique naquele pequeno funil preto da coluna "o", e verá somente os processos de Cartaxo. Na coluna "i" tem o tempo que demorou.

  • @gandalf se tem uma coisa que percebi é que essas conservatórias menores demoram muito.... vide aqueles casos do ACP que foram redistribuídos em 2019/2020 e demoraram meses para ter o registro criado...

  • @gsilvestre

    Eu concordo. Demoram mesmo.

    Imagina só você o Conservador de uma pequena e pacata vila, de repente chega um calhamaço de processos pra você fazer que não tem nada a ver com o seu dia-a-dia. Vai lá pro fim da fila. Se fizer rápido recebe outro pacotão. Hehe

  • Ola!

    @gsilvestre e @gandalf

    Eu fiz o envio via correios para convervatoria de registro centrais de lisboa, depois de 11 meses de solicitação recebi um email com o numéro e chave do meu processo, apois 1 ano e 3 meses minha nacionalidade foi aprovada e dizendo que teria que aguardar à criação da certidao de cidadã portuguesa e de lisboa foi encaminhado para cartaxo e ja tem 8 meses que aguardo à espera da criação do registro. Tudo aconteceu por essa devida sequencia.

  • @Jessica1987

    Agora sim, entendi. Pela maneira como você escreveu, deu a impressão que tinha mandado seu processo para Cartaxo. Na verdade você mandou para CRCentrais, e eles mandaram para Cartaxo. E Cartaxo demora 12 meses. Outros são mais ligeiros.

  • Ola pessoal!

    Vi na reportagem que os casos de covid19 estao aumentando em Portugal e com isso estão começando a restringir muito coisa.... Minha nacionalidade ja foi aprovada à 8 meses e esta em cartaxo, eles deixam bem claro que uma nacionalidade nao pode depassar de 29 meses ocorridos, ressaltando que esse é o tempo maximo em relação a tudo, incluindo à criação do registro. Esse mês completo 24 meses de pedido de nacionalidade desde à entrega ate o momento, pelo que eles falam ainda tenho 5 meses de espera para completar os 29 meses do qual eles se referem.

    Minha pergunta é...

    A conservatoria de cartaxo pode depassar o prazo maximo de 29 meses usando como desculpa a situação do covid19 ?

    Ou eles são obrigados à criar o meu registro dentro do prazo respeitando o prazo total de 29 meses ?

    Pq ligo para la, impossivel eles nao atendem o telefone de maneira alguma, envio email piorou à situação. É um verdadeiro descaso... Sei que eles tem outros afazeres, mas 8 meses para criar um registro, estamos falando de quase 1 ano e isso é énorme.

  • @Jessica1987

    Sinto desapontá-la, mas no momento que o Conservador dá o parecer, o seu processo entra na estatística como concluído do ponto de vista da Conservatória.

    Cai num limbo. A nacionalidade está garantida, mas você não pode fazer muita coisa nem seguir com as próximas gerações sem o registo.

    O único paliativo para seu sofrimento é formalizar uma reclamação: https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa

    Isso forçará uma consulta a sua situação em Cartaxo, e eles fazem pra ficar livres de você e pra Cartaxo não ficar mal nas estatísticas.

  • Caro @gandalf , uma dúvida: você sabe qual é o prazo médio para conclusão depois do pedido de urgência? Dei entrada no pedido de urgência do meu processo (Aquisição-Casamento) em meados de junho, por conta de uma oferta de emprego na UE. Meu processo é de janeiro/20 e está no passo 4 desde o início desse ano.

    Obg e abs!

  • Agradecer aos mediadores pelos esforços de vcs. Feliz 2022.

  • @gandalf boa tarde como acedo a planilha de nacionalidade por casamento para colocar os dados do meu processo. Gratidão

  • @kakauferreira771

    aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/

    Acrescente ao final, e será movido para a ordem posteriormente. Preencha o nome assim: Cláudia (kakauferreira771)

  • @gandalf ola outra vez preenchi a planilha espero ter feito certo, já vi que vou ter que ter muita paciência, pois o meu processo foi enviado para o Cartaxo e pelas noticias do fórum, e a pior conservatória. em fim.... obrigada

  • @kakauferreira771

    Eu interagi com você enquanto preenchia, e fomos corrigindo juntos. Já foi até movida para a ordem correta.

    A planilha é interativa, multi-usuário, e cada usuário ativo, consegue interagir na hora no que está sendo alterado, como você viu.

    O nome que aparece no campo auto-extraído não é pra ser preenchido. A própria planilha auto-extrai do campo de Observações a primeira ocorrência da palavra que segue o prefixo "CRC". Então, escreva "CRC CarTaxo" em algum lugar da linha, e a palavra "cartaxo" aparece.

  • @gandalf o meu registo foi criado hoje! Vou atualizar a planilha muito, muito obrigada pelo apoio.

  • Atualização CRC Cartaxo.

    O meu registo foi criado em uma semana, sendo que pelo meio houve 2 feriados. Por isso retiro o comentário de pior conservatória.

    Gratidão!! Boa sorte a todos

  • jessijessi Member

    Meu registro foi criado hoje mais não esta na planilha

  • jessijessi Member

    Meu registro foi criado hoje mais não esta na planilha conservatoria CRCPComAut de Peniche, processo entregue pessoalmente em 8/03/2020 na conservatoria dos registros centrais de lisboa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.