Certidão de Batismo sem o sobrenome

Pessoal, boa tarde,

Eu li alguns artigos do Fórum já sobre o assunto, porém é um ponto que estou em dúvida ainda, por alguns dados a mais que tenho.

Solicitei ao arquivo distrital de origem do meu antepassado português o assento de batismo dele. Foi realizada toda a certidão narrada, porém, naquela época era comum não registrarem o sobrenome. Quando veio ao Brasil, ele foi registrado certinho, tanto na certidão de casamento, quanto na de nascimento de minha avó. Também tenho algumas cópias da Certidão de Inscrição Consular no Consulado Geral de Portugal em São Paulo que trazem os dados do meu antepassado com o sobrenome, bem como nos registros de pedido de passaporte de Leiria. Minha dúvida assim é: neste caso, eu preciso realizar a retificação para a retirada do sobrenome dele? Caso assim o fizesse, minha família perderia o sobrenome, o que não queremos posto que é nossa herança Portuguesa.

Encaminhei minhas dúvidas à Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa porém eles ainda não me retornaram. Já o Consulado Geral de Portugal em São Paulo informou que não posso ter acesso a esses documentos.



Comentários

  • @PedroRamosCunha , os assentos de batismo não tinham sobrenome.

    Na vida adulta é que o português fixava seu nome, no casamento ou no óbito.

    Assim, não há motivo para retirar o sobrenome de seu antepassado português dos documentos!! É o "apelido" (=sobrenome) da família!!

  • @Leticialele

    Muitooo obrigadooo!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.