Sou filho de português porem fui adotado por brasileiro quando menor de idade.

Sou filho de português porém minha mae se casou pela segunda vez e fui adotado pelo meu padrasto brasileiro. Gostaria de saber se ainda tenho o direito de tirar minha cidadania.

Comentários

  • @DiogoCullen , como está sua certidão de nascimento original? O português o reconheceu quando menor?

  • A minha primeira certidão de nascimento, antes da adoção constava a minha filiação biológica paterna. Porem após a adoção foi emitida uma nova certidão que consta somente o nome do meu pai adotivo.

  • DiogoCullenDiogoCullen Member
    editado May 2022

    Porem nao tenho em maos a primeira certidão com a filiação biológica. Esse processo de adoção ocorreu quando eu era menor.

  • @DiogoCullen , certamente, a adoção consta como averbação na sua certidão de nascimento original.

    Apenas você poderá solicitar sua certidão por cópia reprográfica do livro.

    Não sei como foi seu processo de adoção, mas, certamente, rompeu os vímculos com seu pai biológico. Teria que olhar o processo.

  • Tenho uma copia antiga do Processo de adocao aqui, onde diz que o Processo de adocao rompe os laços com o pai biologico. Porem temos um bom convivio.

  • Incluir o nome dele na certidão ajudaria ? Pois incluir o nome é possível por pedido judicial né...

  • @DiogoCullen , o nome dele está na sua certidão original. Não fizeram outra. A adoção consta como averbamento na original. Quando emitem uma certidão digitada, vai aparecer o nome do pai adotivo, porque é proibido aparecer a adoção. Mas na reprográfica estará tudo escrito. Só você, sua mãe ou seu pai adotivo podem solicitar a cópia reprográfica.

  • Quando fui adotado, Recebi outra certidão contendo apenas o nome do pai adotivo

  • @DiogoCullen , certamente!! mas, se pedir a certidão por cópia reprográfica do livro, irá verificar o que estou dizendo. É por isso que o IRN só aceita a certidão por cópia reprográfica.

  • Vc acha que consigo tirar minha cidadania. Se eu colocar o nome do meu pai biológico na certidao ?

  • @DiogoCullen , eu acredito que não, pois o vínculo com ele foi rompido pela adoção.

  • Entendi, mas e o laço sanguíneo? Teria que ser mais forte do que qualquer burocracia né...

  • @DiogoCullen , com certeza. Mas acho que você só conseguiria a cidadania pela via judicial. Porque, juridicamente, pelas leis brasileiras, você não é mais filho do português!! É meio insano...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.