Documentos necessários para atribuição de Neto

Boa tarde! Estou precisando de ajuda para fazer a solicitação de cidadania portuguesa para meu esposo que é neto de português. Os avós maternos são falecidos e teriam mais de 100 anos, a mãe também falecida e não havia solicitado cidadania portuguesa. Os avós casaram no Brasil.

Só encontrei informações da avó e então solicitei ao Arquivo Distrital o assento de nascimento certificada e estou aguardando o envio, via correio mas não sei se consta a averbação do casamento. Estou reunindo as certidões de nascimento, casamento e óbito digitadas e ou reprográficas e demais documentos e estou meio perdida com relação ao próximo passo e agradeço muito se puderem me ajudar.

1ª fase - Transcrição do casamento avós portugueses.

1 - Caso não conste no assento de nascimento da avó portuguesa a averbação do casamento realizado no Brasil e óbito também no Brasil, teríamos que fazer a transcrição do casamento e óbito? e para onde envio?

2 - Os documentos seriam: Assento de nascimento da avó portuguesa certificada; Certidão de Casamento de inteiro teor digitada e reprográfica; certidão de óbito de inteiro teor digitada e reprográfica e requerimento preenchido com firma reconhecida? As certidões terão que ser apostiladas?

3 - qual valor a pagar e prazo para a transcrição?

Só posso solicitar a cidadania do meu esposo (neto de português) após transcrição do casamento e óbito da avó?

2ª fase - Cidadania portuguesa para neto

Quais documentos serão necessários para solicitação da cidadania portuguesa do neto (meu esposo), todas terão que ser de inteiro teor digitadas e reprográficas e apostiladas?

Comentários

  • @Terezinha_Alves , se os dois eram portugueses e casaram no Brasil, sim, terá que transcrever o casamento.

    Se mora em SP ou MS, faça pelo Consulado de Santos; no RJ ou ES, pelo Consulado do Rio. São bem ágeis, aceitam os processos pelos Correios e devolvem os documentos ao término do processo. A transcrição custa 120 euross;

    Documentos para a atribuição de neto - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p1

  • jmendesjmendes Member

    Bom dia!

    Meu pai falecido era filho de portuguesa, meu pai declarou o meu nascimento, poderiam, por favor me informar se preciso encaminhar a certidão de casamento do me pai para eu solicitar a cidadania Portuguesa. Alguém tem essa informação? Agradeço.

  • @jmendes , o nome do seu pai permaneceu o mesmo após o casamento dele? Caso positivo, não há necessidade de mandar a certidão de casamento dele.

    Aproveitando, quem declarou o nascimento do seu pai? Caso tenha sido sua avó ou um terceiro, será necessário transcrever o casamento do seu avô.

  • @jmendes

    Quem foi o declarante na certidão de seu pai? Dificilmente seria a mãe portuguesa dele. Que idade seu pai tinha quando registraram?

    Se os seus avós se casaram no BR, você precisa fazer a transcrição do casamento dos avós, para que o neto (você) tenha direito a nacionalidade. Você precisa juntar o assento de casamento da portuguesa ao seu processo.

  • Os avós portugueses casaram e faleceram no Brasil, tenho que pedir a transcrição do casamento é óbito ou só do casamento?

  • @Terezinha_Alves , basta fazer a transcrição de casamento.

  • Obrigada pelas informações.

    Alguém sabe me informar se tenho como acompanhar a vinda via correio da certidão de nascimento da avó? Virá de Bragança/Portugal

  • Demora muito o envio? estou muito ansiosa para dar continuidade a solicitação de cidadania.

    Muito obrigada, vocês nos ajudam muito.

  • @Terezinha_Alves , você pediu o correio com rastreamento? Eles mandaram o código?

    Costuma levar uns 20 dias para chegar!!

  • Leticialele, pedi com rastreamento, e só recebi o numero da encomenda, após o pagamento e Fatura/Recibo

  • @Terezinha_Alves , faça um pedido de informação e peça o número do rastreio do Pedido XXXXXX

  • editado May 2022

    @Terezinha_Alves recebi as minhas hoje, vieram dos Açores, confirmaram meu pagamento no dia 03, e chegou aqui em casa hoje, dia 16, foi mais rapido do que o documento que pedi do Rio de Janeiro e ainda não recebi, kkk!

  • @Mojavesp Obrigada, fico mais tranquila com essa informação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.