Nome de casada ou solteira ?

Olá depois de tirar a cidadania da minha mãe. Eu e a minha irmã vamos dar início ao nosso, mas fiquei com tres dúvidas


1. Tanto eu como a minha irmã adicionamos sobrenomes quando casamos, o casamento já está averbado na certidão de nascimento brasileira, nossos documentos já são com o nome de casadas. Faço a solicitação da nacionalidade com meu nome de casada ou solteira?


2. Podemos enviar os dois processos em um único envelope DHL, ou melhor um processo em cada envelope ?


3. A conservadoria do Porto continua sendo a mais rápida? Quanto tempo tem demorado em média ?


Muito obrigada pela ajuda desde já:)

Comentários

  • @brunands :

    1. Tanto eu como a minha irmã adicionamos sobrenomes quando casamos, o casamento já está averbado na certidão de nascimento brasileira, nossos documentos já são com o nome de casadas. Faço a solicitação da nacionalidade com meu nome de casada ou solteira? Coloquem o nome de casada (como consta do RG) e mandem uma certidão de casamento inteiro teor APENAS para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG.

    2. Podemos enviar os dois processos em um único envelope DHL, ou melhor um processo em cada envelope ? Coloquem os dois envelopes, com a documentação completa, no mesmo envelope de envio da DHL.

    3. A conservadoria do Porto continua sendo a mais rápida? Quanto tempo tem demorado em média ? Sim. Tem demorado mais ou menos 6 meses.

    Se sua mãe, a portuguesa, não foi a declarante do nascimento das filhas, antes de mandarem os processos de atribuição, trancrevam o casamento dela.

    Boa sorte!!

  • Muito obrigada pela ajuda @Leticialele só confirmando a cópia da certidão de casamento não precisa ser apostilada, certo?

  • @brunands , não precisa ser apostilada.

  • Boa noite.

    E quando a pessoa é divorciada? No formulário 1C (pai para filha) a requerente é divorciada. Pode colocar solteira? Será que vai dar problema?

  • @Tatisp1984

    coloque divorciada, pois é a verdade no momento.

    Como consta o nome da pessoa? no documento de identificação que está anexado ao processo?

    Se consta nome de solteira, não precisa enviar certidão de casamento de apoio.

    Se não consta o nome de solteira e (ainda) de casada, tem que enviar certidão de casamento de apoio.

    O casamento e divórcio, são processos de transcrição e homologação para DEPOIS da requerente ter seu pedido de cidadania requerido (se for passar a cidadania adiante para filhos)

  • @mabego isso mesmo... ela tem nome de solteira já... a intenção é passar para meu marido. Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.