Busca de certidão de bisavô - Amarante

Olá pessoal,

Com a ajuda do pessoal aqui do Fórum já consegui fazer o pedido da minha cidadania e a da minha esposa, passando antes pela cidadania da minha mãe e da minha sogra.

Agora, meu pai (neto de português) também quer tirar a cidadania dele. Porém, estamos com dificuldades de encontrar os documentos do avô dele.

Os dados que eu possuo são:

Nome: Augusto Pereira da Costa

Nome do Pai: Antonio Augusto Pereira da Costa

Nome da Mãe: Maria de Jesus Ribeiro da Costa

Data de nascimento: 14/10/1898

Local de nascimento: Amarante

Nome da esposa: Maria Oliveira da Costa

Como eu devo proceder para fazer pesquisa de nascidos em Amarante antes de 1911?

Ele casou em Portugal e, com certeza, foi depois de 1911. Será que vale a pena pedir uma certidão de casamento para tentar obter alguma informação? Eu consigo pedir a certidão mesmo não tendo as informações exatas do casamento?

Obrigado

Comentários

  • editado May 2022

    @raphaelpc

    o irmão José é de Bustelo registro nº15 https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=810109 ...m0124.tif

    chegou a solicitar busca no AD Porto nesta freguesia?

    se ano for 1898 o registro pode ser civil

  • @raphaelpc

    O pais de Augusto casaram na freguesia de Bustelo, concelho de Amarante, em 1891. Ver TIF 006:

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=810119

    Os livros de batismo de Bustelo de 1898 não estão disponíveis online:

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=537178

    Pode pedir uma pesquisa ao Arquivo Distrital, mencionando que não pode buscar diretamente por os livros não estarem online:

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/oservices

  • editado May 2022

    @raphaelpc

    Provavelmente, Augusto e Maria casaram no Brasil. Maria Oliveira da Costa é brasileira. Os filhos portugueses António Augusto, Nilde e Nair também nasceram em Bustelo.

    Como o livro de batismo de 1898 da freguesia de Bustelo ainda encontra-se na Conservatória de Amarante, pode solicitar a certidão no civilonline: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Nossa, vcs são muito bons para achar as informações. Antes de postar aqui, tentei fazer busca no Arquivo do Porto e não achei nada.


    @Kleber Silva Aguiar Ainda não solicitei a pesquisa no AD do Porto. Só tinha tentado pesquisar por conta própria e não tinha achado nada. Vou pedir essa pesquisa. Obrigado por essa informação da freguesia de Bustelo.


    @CarlosASP vou pedir essa pesquisa no AD do Porto. Obrigado pela informação do casamento dos meus tataravôs, que também apontam a freguesia de Bustelo.


    @Guilherme Moreira eu achava que meu bisavô tinha vindo para o Brasil já casado. Aqui no Brasil, ele teve a minha avó com filha (e acho que teve mais algum filho que nasceu aqui). Depois, ele foi para Portugal e teve esses filhos que você mencionou, voltando depois para o Brasil. Vou tentar solicitar a certidão pelo civilonline.


    Quando eu tiver alguma novidade da pesquisa no AD do Porto ou do civilonline, eu volto aqui para informar.


    muito obrigado

  • editado May 2022

    @raphaelpc

    Tem os nomes dos pais de Maria Oliveira da Costa? Facilitaria para tentar achar esse casamento.

    Num ponto separado, que seria melhor ou a @Leticialele ou @gandalf responderem. Como a sua mãe já tem cidadania portuguesa e você também (já é ou será em breve como filho?), acredito que seu pai teria direito também como cônjuge de uma portuguesa. Fica a dúvida de quais as vantagens e desvantagens de se escolher o caminho como neto ou cônjuge.

  • @CarlosASP ainda estou tentando conseguir os dados da Maria Oliveira da Costa. Ela foi a primeira esposa desse meu bisavô e não temos quase nenhuma informação dela.


    Agradeço a sugestão e cheguei a cogitar essa ideia de pedir a nacionalidade do meu pai através da minha mãe pelo casamento. Embora eu saiba que tenham entendimentos diversos, eu particularmente não acho conveniente obter a nacionalidade por um meio que não seja considerada originária (através dos ascendentes). Por isso, mesmo que de mais trabalho, tenho a intenção de tentar a nacionalidade do meu pai como neto.

  • @Guilherme Moreira eu fui tentar fazer o pedido de certidão pelo civilonline e deu uma mensagem de erro dizendo que a data de nascimento deve ser igual ou inferior a 100 anos. Você tem alguma sugestão de como preencher? Coloco um ano mais recente e coloco as informações de nascimento e o fato do livro de baptismo estar na freguesia de Amarante nas informações adicionais?

  • @raphaelpc

    Exato. Há um bug conhecido no sistema que não aceita mais de 100 anos.

    Faça isso que falou: coloque uma data tipo 1925 e nas observações coloque a certa com todos os dados certos. Eles já estão acostumados com isso.

  • @CarlosASP e @Guilherme Moreira fiz o pedido de pesquisa no Arquivo Distrital do Porto e a resposta foi que os livros de batismo do ano de nascimento do meu bisavô estavam na Conservatória de Amarante.

    Além disso, fiz o pedido do assento de nascimento pelo Civil On Line e recebi o Assento de Nascimento do meu Bisavô informatizado.

    Só fiquei com uma dúvida. No assento de nascimento, só consta o primeiro nome do meu bisavô. Não aparece os sobrenomes. É isso mesmo?

  • @raphaelpc

    Exato, só primeiro nome (mesmo alguns nascimentos aqui no Brasil no início do registro civil eram assim também). Preste atenção se os nomes dos pais correspondem - é assim que se sabe que é a pessoa certa.

    Os portugueses escolhiam eles próprios que sobrenomes iam usar como adultos - podia ser qualquer um dos 4 avós - mesmo se os pais não tivessem adotado. Por isso, é comum encontrar irmãos com sobrenomes completamente diferentes. Não é regra, mas muitas vezes as mulheres ficavam com sobrenomes da mãe; os filhos com dos pais etc. Uma infinidade de variações.

    Por isso, você já deve ter visto aqui no fórum a expressão "fixar o nome". Em geral acontecia no casamento - ali tem que aparecer nome e apelido (sobrenome) completo. E esse nome "fixado" como adulto é que tem que aparecer nos documentos das gerações seguintes.

    Sobre Amarante, então tem que entrar em contato com a conservatória de lá para buscar o assento.

  • @CarlosASP entendi a questão de só constar o primeiro nome.

    Como eu consegui obter o assento informatizado através do Civil On Line, mesmo assim vou precisar pedir o registro certificado para a Conservatória de Amarante? Ou como já está informatizado posso usar esse assento que recebi pelo Civil On line?

  • @raphaelpc

    Como havia falado a certidão é essa que você solicitou no civilonline.

    O ADPorto não tem como fornecer a certidão pois o livro não está lá.

  • @Guilherme Moreira Muito obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.