Busca certidão batismo/nascimento

Oii pessoal! Tudo bem? Eu estou tendo dificuldades para encontrar a certidão de batismo/nascimento do meu bisavô. Eu ja procurei em varios lugares mas não consigo encontrar nada além da certidão de óbito Brasileira (data do óbito 04/05/1968) onde não consta nada sobre nacionalidade.

O nome dele é Porfirio (ou porphirio) Martins dos Santos, nascido no dia 16/02/1882

Filho de Faustina Alves dos Santos e José Martins Santos (português).

Casou-se no Brasil com Isabel Benn dos Santos

Alguns familiares dizem que ele era de Matosinhos mas não temos certeza.

Alguém poderia me ajudar? Será que consigo localizar esse documento tendo somente esses dados? Já fui no site do tombo na região do Porto mas não consegui achar nada (não sei se estou buscando errado), verifiquei também em registros de imigrantes e não consta nada. Penso que a minha única esperança é tentar achar algo em Portugal mas não sei onde pesquisar/procurar…


Agradeço desde ja!

Comentários

  • @Lucianafgomes

    Possíveis parentes. Mesmo nome do pai:

    IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil

    1968Ermelinda Martins dos SantosGondomarGondomarJosé Martins Dos Santos&bnsp;&bnsp;44São PauloCasado

    64606António Martins dos SantosPóvoa de VarzimPóvoa de VarzimJosé Martins Dos Santos&bnsp;Pescador32ManausCasado

    104982Joaquim Martins Dos SantosGondomarGondomarJosé Martins Dos SantosSem IndicaçãoNegociante45Rio de JaneiroViúvo

    109832Alberto Martins dos SantosGondomarGondomarJosé Martins Dos Santos&bnsp;Ourives26ParáCasado

    123668José Martins dos Santos JúniorGondomarGondomarJosé Martins Dos Santos&bnsp;Relojoeiro27Rio de JaneiroSolteiro

    238800Ermelinda Martins Dos SantosGondomarGondomarJosé Martins Dos SantosSem IndicaçãoNão Indica62São PauloCasado

    256684António Martins dos SantosPardesParedesJosé Martins Dos Santos&bnsp;&bnsp;11Rio de JaneiroSolteiro

    263134João António Martins Dos SantosPóvoa de VarzimPóvoa de VarzimJosé Martins Dos SantosSem IndicaçãoMenor12Rio de JaneiroSolteiro

    410085Ana Martins Dos SantosPóvoa de VarzimPóvoa de VarzimJosé Martins Dos SantosSem IndicaçãoNão Indica29SantosCasado

    A maior parte é de Gondomar e Povoa do Varzim.

    Abraços

  • Poxa, muito obrigada! Uma luz imensa você me trouxe. Vou iniciar as buscas nestes locais. Gratidão!

  • @Lucianafgomes

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @guimoss obrigada pela orientação! Sou nova por aqui, mas acho que dessa vez fiz certinho rs

  • @Lucianafgomes

    Acho que vc não fez de forma correta.

    O sistema nao registrou a sua msg.

    Sugiro a feitura como te indiquei. Se fizer diferente, o aistema não reconhece.

    Abraços

  • Bom dia, pessoal. Se puderem me ajudar localizar os bisavôs.

    Os 4 sao Portugueses, mas nas certidões no Brasil não sinaliza o local, apenas Portugal.

    Os dois primeiros (Zargo da Camara) dizem na família que vieram da Madeira, mas não temos certeza. Os maternos nao sabemos de onde.

    As únicas informações que temos:

    Paternos:

    BEATRIZ CÂMARA - nascimento: 15.01.1902 - casada com João Zargo da Câmara ( tambem português).

    Filiação: Antonio Pinto da Costa e Juliana da Costa.


    Maternos: ( nao temos noticias do local em Portugal)

    Francisco Antonio Pinto - nascimento: 1884 filiaçao: Francisco Antonio Pinto e Justina Rosa.

    Silvana de Almeida - nascimento 1891 Filiação: manoel de Almeida e Maria Francisca de Jesus).

    Francisco e Silvana casaram no BR em 18.02.1911


    Se puderem me ajudar, agradeço muito.

    Maria!

  • Senhores, obrigada mas ja rncontrei os bisavós em Bragança, pelo casamento religioso aqui no BR.

    So alegria!!!

  • editado April 2022

    @MariaElis

    Realmente, nunca tinha visto encontrar 2 certidões de batismo em 1 minuto!

    Silvina - assento nº 58, ano 1890, freguesia Moreira, concelho Maia, distrito Porto (clica no tif 32):

    00032.tif - Registos de baptismos - (arquivos.pt)

    Francisco António - assento nº 14, ano 1883, freguesia Bouçoães, concelho Valpaços, distrito Vila Real (clica no tif 9):

    PT-ADVRL-PRQ-PVLP05-001-053_m0009.tif - Livro de registo de baptismos - Arquivo Distrital de Vila Real - DigitArq (arquivos.pt)

    Precisa solicitar cópia certificada da certidão de batismo de ambos e transcrever o casamento em Portugal:

    Roteiro para solicitar certidões nos Arquivos Distritais — Fórum Cidadania Portuguesa

  • @Guilherme Moreira Boa noite

    Uma amiga está fazendo o processo de neto. E expliquei q no caso dela como os avós os 2 são portugueses precisa da transcrição. O estranho q o irmão saiu agora e não fez a transcrição. Ela passar e-mail p central e consulado p ver se teve transcrição mas o consulado q datas e ela não sabe .

    vc sabe como achar se houve transcrição desse casamento?ela tem tudo do Avô mas da avó não sabe nada . Porque não tem e nem sabe da certidão de casamento.

    NOME DO PORTUGUÊS Joaquim Maria Gonçalves dele tem tudo assento 14 de Abadim

    e a esposa que ninguém acha ANNA TEIXEIRA DE MELLO

    Será q vc pode tentar achar a certidão dela ou se houve casamento no Brasil? O filho foi registrado no cartório do RJ Botafogo

  • @Fatima Moutinho , se o casamento foi antes de abril de 1911, não precisa transcrever.

  • @Fatima Moutinho , ela faleceu aos 26 anos, após o nascimento do terceiro filho! Que tristeza!!

  • @Fatima Moutinho

    Ana Maria - assento nº 7, do ano de 1909, nascimento em 31/01/1909, freguesia Fiães, concelho Valpaços, distrito Vila Real:

    PT-ADVRL-PRQ-PVLP10-001-077K

  • @Guilherme Moreira , parabéns!! Fiquei com tanta pena dela...

  • @Leticialele fiquei até 5 da manhã procurando e agora q abri . Tb achei o óbito e o casamento. Tb pensei a mesma coisa tão nova morreu. Vi q parece q foi colapso. Vc viu q foi spos o 3º filho? Será parto ? Triste . Achei tb o óbito do psi dela

    Mas tentei descobrir o livro do casamento mas não diz . Não tem nem na primeira pág nem na última, em qual cartório. Será q vc sabe como descobrir o cartório ? Microfilme 2,124,478 . Vc sabe @Guilherme Moreira ??? Guilherme e Lele muito obrigado mesmo. Torcendo muito p essa amiga.

  • @Guilherme Moreira eu gosto Muito dessas pesquisas mas não chego no seu patamar. Parabéns pelo trabalho. Sempre muito gratificante. Idem pra vc @Leticialele . Qdo precisarem tb dou minhas contribuições por aqui .

  • editado April 2022

    @Leticialele e @Guilherme Moreira

    tentei ler a certidão de casamento e deu p entender 4ª ou 3ª pretoria . Vcs sabem quem responde? Porque não fala a circunscrição. Mais uma vez obrigado

  • @Fatima Moutinho , a causa mortis foi septicemia puerperal - colapso cardíaco. Morreu após o parto do 3º filho. Muito triste. Por isso, fiquei confortada quando o Guilherme Moreira achou o assento dela. Será um presente para seus descendentes.

  • @Guilherme Moreira meu Paiii, não sei se eu choro ou se te agradeço muitooo. Que sensacional!! Que trabalho nobre o de vocês, ajudar a realizarmos sonhos gratuitamente.

    Me ensinaaa achar assim!!! kkkk Eu sou uma curiosa, não tenho a técnica de vocês, mas quero muito ajudar as pessoas a não precisarem também pagar uma fortuna para essas buscas.

    Eu gostei muitoo de fazer essas pesquisas, achei o máximo. Depois da choradeira, estou ajudando a minha prima Fernanda a localizar as da Bisinha dela. Vou colocar depois aqui no grupo, se você puder me ajudar...

    Cara, muitooo obrigada! Deus te abençoe infinitamente.

  • @Guilherme Moreira estou na saga aqui com minha prima desde ontem. A informação que temos é que a bisavó veio bebê, da Ilha da Madeira, para o BR e foi batizada aqui.

    Bisavó: Emilia ( data de nascimento na certidão de batismo no BR 28.03.1867 - filiação: Thomasia Pereira da Silva e Manoel Pereira da Silva. Encontrei um registro que afirma que Manoel é de 1823 ( no obito consta que morreu aos 96 anos, em 1917)

    Tudo indica que encontrei um tio da Emília ( irmão da Thomasia) da FREGUESIA DE SÃO SEBASTIÃO DA CÂMARA DE LOBOS -- ANTONIO PEREIRA, filho de Manoel Pereira da Silva e Vicencia Quitéria. ( isso nos deu a esperança de realmente terem vindo da Madeira)

    Eu sei que as informações são muito rasas. Eu ,estou aqui com ela, tentando buscar mais coisas ness feriado, pra ver se vc consegue nos ajudar.



    Muitoo muitoo obrigada

  • @Guilherme Moreira vc entendeu por q tem 2 precatórias ? Não entendi. 3ª e 4ª

  • @MariaElis procura vê na curia diocesana da cidade q foi batizado. Alguns nasciam no navio . E será q realmente ele batizado em Portugal o registro de nascimento?

  • editado April 2022

    @Fatima Moutinho , a página inicial do livro fala, claramente, em 3ª Pretoria.

    E na certidão de casamento está escrito "nesta Terceira Pretoria Cível"

  • @Leticialele obrigado querida . Se precisar de alguma coisa é só falar . Mais uma vez obrigado

  • @FatimaMoutinho muito obrigada pela ajuda.

    Já procuramos. A avó da minha prima dizia que a mãe nasceu em Portugal chegou aqui com 1 ano e 6 meses e foi batizada. E bateu essa informação, porque ela foi batizada aqui com essa idade mesmo. As tias da minha prima que são vivas e conviveram com a bisavó dela, contam a mesma história, que a bisa nasceu em Portugal e veio novinha pra ca. Por isso estamos insistindo nas buscas.

  • Que dificuldade!

    @Guilherme Moreira coloquei a informação errada.

    O pai da Emília temos certeza ter vindo de Portugal e todos afirmam ser da Madeira.

    BISAVÓ EMILIA ( 28/03/1867) - filiação: MANOEL de ARAUJO NEPOMUCENO ( na certidão óbito menciona ser PORTUGUÊS - de 1821 - morreu em 1917 aos 96 anos) e THOMASIA PEREIRA DA SILVA,

    ANTONIO PEREIRA DA SILVA ( que achamos ser irmão de Thomasia, foi o Padrinho da Emília aqui no BR. Ele veio da FREGUESIA DE SÃO SEBASTIÃO DA CÂMARA DE LOBOS - filho de Manoel Pereira da Silva e Vicencia Quitéria de Jesus.


    Se você conseguir qualquer coisa já vai nos ajudar muitoo.

    MUito Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.