Pai português.

Me pai é português, casou-se em Portugal. Veio para o Brasil com a família portuguesa, só que, no Brasil conheceu minha mãe, e teve um filho, no caso eu. Minha dúvida é: será que consigo pedir a cidadania portuguesa somente com a certidão de batismo e com a certidão de óbito, sendo que eu não sei o nome da esposa e nem a data da realização do casamento em Portugal.

Comentários

  • @Etza

    Deixe mais informações da sua linha familiar portuguesa.

    A esposa do seu pai faleceu e conheceu a sua mãe, se casando com ela OU o seu pai teve um relacionamento extraconjugal com a sua mãe?

    Dê mais detalhes sobre o seu caso (datas, nomes, locais, etc...) e a nacionalidade dos envolvidos.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas

    Se foi o primeiro caso, vc terá que enviar o casamento, transcrever o óbito.

    Se o seu pai ou a mãe - se portuguesa - declarou o seu nascimento antes de vc completar 1 ano, a transcrição é dispendada*.

    * Busque pelo caso da JULBRA. Pode ser que se aplique a vc.

    Se foi o segundo caso e o seu pai declarou o seu nascimento, nos termos ditos acima, vc nao terá que fazer mais nada.

    Mas vc tem que informar a nacionalidade da mãe.

    Marquei a @Leticialele , pois o dar a opiniao dela.

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @Etza , se seu pai português foi o declarante do seu nascimento até que você tenha completado 1 ano, não importa quem era a mãe.

    Do seu pai, precisa apenas da certidão de nascimento, pedida no civil online - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Se ele não foi o declarante, terá que apresentar provas da participação dele na sua menoridade.

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2022

    @Leticialele

    Ela nao teria que fazer a comunicação dos atos do 1° casamento, se houve?

    Abraços.

  • @guimoss , não. Além de não ter parentesco, seria obrigação do português.

  • EtzaEtza Member

    Só mais uma duvida, onde conseguir o documento que comprova que meu pai português foi o declarante? Seria uma certidão de breve relato ou um apostilamento? Obrigada pela atenção.

  • @Etza , a certidão a ser mandada no processo é por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • EtzaEtza Member

    Desculpe minha incompreensão. No caso eu devo enviar a certidão de batismo do meu pai e a minha certidão de nascimento apostilada? É isso. Desculpa mais uma vez o meu não saber.

  • @Etza , a certidão do seu pai é a de nascimento, obtida pelo civil online, ao custo de 10 euros - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    A sua certidão de nascimento, como requerente, tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • EtzaEtza Member

    Boa noite! Eu tenho somente a certidão de batismo, ele nasceu em janeiro de 1.896, será que consigo a certidão de nascimento desta data? Desde já muito muito obrigada pelas orientações.

  • @Etza , se for certidão de batismo em Portugal, terá que pedir cópia certificada no Arquivo Distrital - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Se for no Brasil, terá que encontrar a certidão de nascimento.

  • EtzaEtza Member

    @Leticialele. Gostaria de saber, como seguir após reunir toda a documentação. Para onde devo mandar os documentos, sendo que o pai português é natural da Freguesia de Gouveias, Concelho de Pinhal. Consegui a certidão de batismo no arquivo distrital da Guarda. Outra pergunta: é necessário preencher algum alguma planilha para despachar os documentos? Desde já agradeço pelas informações.

  • @Etza , em que ano seu pai nasceu?

    Para o processo de filho, você vai precisar de

    Assento de batismo certificado pelo Arquivo Distrital se o pai nasceu antes de 1911; cópia simples obtida no civil online se nasceu depois de 1911;

    Certidão do requerente, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado a qualquer cartório de notas para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade.

    Obtenha o formulário após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros, em - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Print do email que encaminhou o formulário, que também serve como recibo.

    Mande tudo, preferencialmente pela DHL, para

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • EtzaEtza Member

    @Leticialele. O pai português nasceu no dia 22/01/1896.

  • @Etza

    Desculpe perguntar, mas você disse ser filha do português, sendo ele nascido há 126 anos atrás?

    Ou você é neta do português, e seu pai/mãe, é filho(a) e vai fazer a nacionalidade? Qual a idade do requerente? Qual a modalidade (filho/neto)?

  • EtzaEtza Member

    Filho tem 67 anos.

  • @Etza

    OK, entendido. Então siga as orientações da @Leticialele que estão corretas para o seu caso.

  • EtzaEtza Member

    Obrigada pela atenção.

  • EtzaEtza Member

    @Leticialele, bom dia! Por gentileza, por favor, me tire mais uma dúvida. Gostaria de saber qual é a opção mais favorável para receber a certidão. Enviei foto anexo. Obrigada pela super atenção.


  • editado April 2022

    @Etza

    Está ao final das instruções que ela te enviou no link:

    "Recomendo fortemente que usem a opção de envio com rastreamento. Custa uns 3 euros a mais, mas a entrega é um pouco mais garantida que o envio comum. Há vários relatos (inclusive meu) de extravio dos documentos, quando chegam no Brasil"

    Rastreio é o aviso de recepção. A última opção, a mais cara. Mas se quiser economizar uns trocados, correr o risco, e se extraviarem você paga tudo de novo, fica a seu critério.

  • EtzaEtza Member

    @gandalf , eu optei em fazer transferência bancária, não se se está certo, mas parece que vai dar um valor de 144,00 reais. Será que está certo?

  • EtzaEtza Member

    @gandalf, aqui o banco pede o motivo do envio. Qual devo colocar? Agradeço a paciência de vocês.

  • @Etza , certamente a taxa de transferência bancária está bem alta...

    O euro hoje está a R$ 5,26

    21 euros x 5,26 = 110,46. mais iof, se você pagar pelo cartão de crédito.

  • @Etza

    Parece razoável. O custo deles é €15 (no canto direito da imagem), mais €8,50 da ultima opção.

    O total fica uns €24, a 6:1 = R$144

    Uma conta feita por alto. Tem que olhar o valor exato que foi enviado em Euros, que é o que realmente importa, e vai determinar que tipo de remessa vão fazer para você.

    E você tem prazo para responder aceitando esse orçamento que lhe enviaram. Na resposta já pode informar os dados do pagamento se tiver.

  • EtzaEtza Member

    @Leticialele e @gandalf , muito obrigada. Estou tentando fazer a transferência.

  • EtzaEtza Member

    @Leticialele, boa noite! Estou aguardando as certidões chegarem para dar seguimento, porém, tenho uma dúvida, gostaria de saber qual é o melhor documento de identidade para apostilar, o RG ou a CNH. Obrigada pela atenção, sempre.

  • @Etza , ACP não está mais aceitando a CNH como documento de identidade. Apenas RG ou passaporte que contenha a fiiação.

  • EtzaEtza Member

    Obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.