Como descobrir um documento português?

Minha avó nasceu, no Porto, em 1886.

Quando criança, ela veio para o Brasil com os pais

Obtive a certidão de nascimento dela, no ADP, com o nome Laura, simplesmente.

Na certidão de casamento com meu avô brasileiro, em 1904, no Brasil, consta o nome Laura Augusta.

As autoridades portuguesas exigem que eu apresente algum documento português no qual conste Laura Augusta ou que retifique o nome dela no cartório brasileiro que registrou o casamento, o que suponho ser muito complicado.

Algum forista saberia me informar se existem cadastros portugueses de emigrantes de Portugal para o Brasil além dos cadastros do CEPESE. Já os consultei em vão, suponho que pela antiguidade da emigração.

Muitíssimo obrigado

Comentários

  • Boa tarde, alguém tem informações sobre a viabilidade de se conseguir que o próprio ADP retifique o nome dela de Laura para Laura Augusta no registro do batismo dela?

    Muito obrigado

  • Boa tarde, preciso de ajuda para encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô. Única coisa q consta dele é na certidão de casamento do meu avô q ele nasceu em Minho.15 de setembro 1884

    Manoel Alves


    Desde já agradeco

  • @Ronaldocorreasalek , não vão retificar o assento de batismo!!

    Terá que retificar os documentos brasileiros, usando o assento de batismo certificado e apostilado em Portugal

  • @Leticialele Grato pela sua ajuda costumeira.

    Recebi do ADP, a poucos meses, a Certidão narrativa de nascimento (anexada), na qual há uma menção à certificação (pelo menos isso foi cobrado). O documento do assento de batismo certificado que permitirá que o registro do casamento dela seja retificado no Brasil é esse, mesmo? Como já estou de posse da certidão aqui no Brasil, é necessário que o ADP emita outra para ser apostilada pela PGR? Ou posso enviar o documento que já tenho para a PGR? Quem envia a certidão para o apostilamento da PGR, eu ou o ADP? A PGR me enviará a certidão depois de apostilada? Muito obrigado


  • @Ronaldocorreasalek , sim, pode aproveitar a mesma certidão para ser apostilada.

    Veja este exemplo - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/267506/#Comment_267506

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @Ronaldocorreasalek @Leticialele

    Vc pode enviar esse documento de volta para Portugal.

    Mas seria mais barato, vc pedir um novo assento pelo ADP e enviar a PGR do Porto.

    O envio por DHL do assento que está no Brasil (240 Reais) + apostila (60 Reais) = em torno de 300 Reais.

    Emissão de novo assento (com o envio mais barato - quase 100 Reais; com o mais caro - quase 115 Reais) + apostila (60 Reais) = entre 160 e 175 Reais.

    Obs: Considerei o cambio de hoje, de 6 Reais = 1 euro.

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @Ronaldocorreasalek

    E sim, o valor da apostila já inclui o envio para o Brasil.

    Valores em euro:

    1) Assento - 15 euros

    2) Envios para a PGR - 1,5 euros (correio comum), 3 euros (correio registado), 4 euros (registado com aviso de receção).

    3) Apostila - 10,20 euros.

    Obs: no assento menciona um valor de 13 euros por "transcrição".

    Nao sei o que é isso, mas esses 13 euros a mais podem afetar o que disse acima.

    Aí cabe a você ponderar.

    Espero ter ajudado.

  • @guimoss

    Muitíssimo obrigado. Utilíssimas suas informações.

  • @guimoss Bom dia, uma pergunta a mais: o assento a que vc se refere é a Certidão narrativa de nascimento (anexa abaixo). É ela que será usada para retificação do registro de casamento, no Brasil?

    Obrigado


  • @Ronaldocorreasalek , sim. Essa certidão tem que ser apostilada para fazer a retificação da certidão de casamento.

  • @Ronaldocorreasalek

    De nada!!!

    É sempre bom ajudar.

    ---

    É essa mesmo.

    Você tem que envia-la a Portugal pelos correios ou DHL com o comprovante + o formulario para uma das PGRs de Portugal.

    Ou

    Você pede um novo assento pelo ADP e envia para a PGR da sua escolha.

    No seu caso, Porto é o mais perto.

    O formulário é um pouco diferente do disponibilizado online.

    Mande o email que eles respondem para você com todas as informações.

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @Ronaldocorreasalek

    É a certidão portuguesa que contém os dados corretos e que estão com divergencia no Brasil, para ficar claro.

    Abraços

  • @Ronaldocorreasalek

    O formulário da PGR do Porto:

    Confira se ainda está em vigor, mas acredito que sim.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.