Certidão de nascimento do meu bisavô

Meu bisavô se chamava Manoel Augusto Athayde, nasceu em 18/05/1866 em Portugal e faleceu no Brasil na cidade de Salvador em 22/01/1937. Conversando com alguns familiares, existe a possibilidade que ele era da região de Santa Cruz Graciosa nos Açores mas até o momento, não encontrei nenhum registro no entanto, em registros de navios encontrados, ele sempre saía de Lisboa.

Alguém poderia me ajudar a encontrar essa certidão de batismo?

Desde já, agradeço por qualquer ajuda. Caso alguém queira, eu tenho a certidão de óbito e os registros dos navios.

Obrigada.

Comentários

  • @CristianeAthayde , como eram os nomes dos pais?

  • @Leticialele não tenho... E na certidão de óbito também não consta o nome dos pais dele. :(

  • @CristianeAthayde

    A ilha de Graciosa só tem 4 freguesias. Pode olhar os livros de batismos de todas elas a partir de 1866.

    https://tombo.pt/m/scg

    Como não tem certeza da filiação, tem que olhar todos os batismos de "Manoel" para ver se consegue bater com essa data de nascimento.

    No Family search tem uma árvore em que consta nomes de pais. É o Manoel certo? Mas na árvore não tem documentos anexados que mencionem a filiação.

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/LHNT-RTN

  • @CarlosASP olá!

    Então, eu não sei, pois no familysearch eu achei vários com o mesmo o nome do meu bisavô... É como falei, eu não tenho certeza se ele era de Graciosa, foi uma tia que falou que lembrou de meu avô mencionar ele e esse lugar. Eu achei vários registros de entrada dele no Brasil, porém todos tinha Lisboa na procedência. Meu bisavô também era casado em Portugal, com Maria Tereza da Costa Athayde, mas dela é ainda pior, pois dela tenho somente nome completo e o ano da morte.

  • @CristianeAthayde

    Graciosa é uma ilha com população minúscula, não tem nem 5 mil habitantes. Não haveria navios saindo de lá para o Brasil. Ele poderia sair de Angra do Heroísmo (também nos Açores), ou podia até fazer mais sentido, dependendo das datas etc, ir até Lisboa para vir para o Brasil.

    Acho que a menção à Graciosa é relevante como possível origem, justamente por ser tão pequena a população. Só quem era de lá provavelmente mencionaria isso. Na falta de outras pistas, é a que tem para explorar. E se começar a aparecer pessoas com o mesmo sobrenome nos batismos ou casamentos na ilha, é sinal que pode estar no caminho certo.

    A vantagem é que não tem tantos batismos (ou casamentos) assim para procurar. Fogo é quando tem que se procurar em "Porto", "Lisboa" etc.

    Só para comparar com o resto dos Açores, a ilha de São Miguel tem 137.000 habitantes e a Terceira 55.000. Seria muito mais difícil achar um batismo nesses lugares sem saber a freguesia. Com só 4 freguesias em Graciosa, bem mais tranquilo.

  • @CarlosASP muito obrigada pela dica.

    Hoje achei algo interessante sobre a esposa de meu bisavô. Achei uma possível data de nascimento, 18 de março de 1882, em Santa Cruz da Graciosa.

    Também achei um registro no Family Search, nos livros de imigrantes da Bahia. Data de 7 de novembro de 1932, consta que ela tinha 50 anos e também confirma que ela nasceu em Portugal.

  • editado January 2022

    @CristianeAthayde

    Olha esse assento (número 34).

    É de uma Maria, nascida na freguesia de Santa Cruz de Graciosa em 17/03/1882.

    E esse aqui (número 32), da mesma freguesia, é de um Manoel, nascido em 18/05/1866:

    Mas não vejo Athayde nos sobrenomes dos pais ou avós.

  • editado January 2022

    @CarlosASP cara, bateu as informações! Muito obrigada mesmo! Creio que preciso agora de uma certidão de casamento e certidão de óbito dela, correto?

    Eu gostaria de tirar uma outra dúvida, com as informações dos barcos que achei nos livros da Bahia, eu tentei pesquisar no Arquivo Nacional e simplesmente não encontrei nada lá. Coloquei nome dos barcos, procedência... E nada. Será que realmente não tem nada lá?


    vi agora a do Manoel, mas como não sei o nome dos pais, fica complicado. Mas a data de nascimento tá certa!

  • @CristianeAthayde

    Eles casaram no Brasil ou Portugal? Se foi em Graciosa, acho que agora você acha fácil. Só folhear os livros a partir da data que Maria teria uns 16 anos (ou então 1-2 anos antes do nascimento do primeiro filho). Como dito, Graciosa é um lugar bem fácil de procurar.

    Depois tem que ver a coisa de onde surgiu esse "Athayde" como sobrenome. Pois se esse for o Manoel certo, não vi nenhum dos pais ou 4 avós tendo esse sobrenome. Se aparecer na certidão de casamento "Athayde" com a mesma filiação, acho que já ajudaria muito. Mas melhor perguntar para @Leticialele depois que achar o casamento.

    Sobre a Maria: sim, tem que achar o casamento onde consta a filiação para estabelecer que é a Maria certa. Ou você já tem o nascimento de algum filho de Manoel e Maria onde conste o nome dos avôs? Para ter certeza que esses são o Manoel e Maria certos

  • editado January 2022

    @CarlosASP casaram em Portugal. Familiares me contaram que meu avô tinha muitas propriedades no bairro de Santo Antônio, em Salvador, e que ele ia e vinha de Portugal. De fato, achei vários registros nos livros da Bahia dele, mas dela achei somente um. Também me relataram que ela morreu em Salvador. No jazigo de seu Manoel também tem os restos mortais dela.

    Seu Manoel teve dois filhos, Rosa (não se lembram de seu sobrenome, porém achei no My Heritage uma Rosa Athayde de Lacerda, que tava marcada como filha de Manoel e Maria Tereza) e o meu avô, Ildefonso Augusto Athayde. Se ele nasceu em Portugal ou no Brasil ninguém sabe, porém achei registros de entrada nele na Bahia marcado como Brasileiro, e também achei registros dele na Universidade de Coimbra, então certeza eu realmente não tenho se era Brasileiro ou Português.

    Ildefonso nasceu 20/04/1904 e faleceu em 19/01/71.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.