Ajuda com certidão de nascimento de avô

Olá, boa tarde a todos desde já! Meu nome é Natália e estou na procura da certidão de nascimento do meu avô materno com a dificuldade de não saber o nome da região exata que ele veio. Existem "histórias de família" que indicam VISEU, mas nada que comprove isso...

Nome: Alvaro Rodrigues

Nome da mãe: Maria das Dores Ventura

Nome do pai: Alvaro Rodrigues

Data de nascimento(?): Possivelmente 1921(já que no óbito consta 67 anos em 1988)

Local de nascimento: Possivelmente Viseu(não sabemos se é distrito, concelho ou etc) ou se realmente é Viseu.

Data do Registro de Estrangeiro 10/07/1941

Tenho a certidão de óbito que indica Portugal como nacionalidade e na certidão da minha mãe, diz "Portugal-57"

Sei das limitações pela falta de informação, mas vendo os tópicos daqui vocês fazem milagre!

Desde já, agradeço demais a atenção de todos.

Comentários

  • @nasales

    a mãe, Maria das Dores, é da freguesia de Canas de Senhorim / Nelas / Viseu

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKDR-JVLX

    registro nº74 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1256528 ...m0122.tif

  • @nasales

    Assento no. 7, de 1897, do Álvaro, pai do Álvaro e da Olinda: (tif 197):

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1256527

  • Vocês são incríveis! Vou pesquisar esses documentos e depois retorno pra vocês o resultado

  • Não consegui ainda solicitar no civilonline, porque quando coloco 1921 na data de nascimento fala que não pode ter mais de 100 anos

  • @nasales . coloque o ano de nascimento 1924 e, em Informações Adicionais, coloque a data correta. Eles já estão acostumados com isso.

  • @Leticialele segui seu conselho e solicitei lá. Vamos ver o que encontram! Muito obrigada, gente

  • @Guilherme Moreira me tira uma dúvida. Eu quero continuar fazendo parte da comunidade e ajudando as pessoas, como vocês me ajudaram. Então to tentando entender como funcionam essas buscas rs

    Quando você comentou, você disse que o Alvaro é pai da Olinda e realmente está certo, achei registro dela no navio que o Alvaro filho chegou também, junto da Maria das Dores. Como você encontrou essa info da Olinda? No arquivo que você mostrou por exemplo, não consegui encontrar

  • Olá comunidade, meus cumprimentos! Retorno para verificar se houve atualização de livro de assento que possa nos auxiliar nas buscas do assento de batismo da avó do um parente. Nas buscas anteriores obtivemos, com a ajuda dos membros deste grupo, o Concelho de Nascimento da lusitana seria Santo Tirso.

    Nome: LAURA CORREIA DA SILVA

    Nome da mãe: MARIA LUIZA CORREIA DA SILVA MILHAO

    Nome do pai: MIGUEL DE SÁ PEIXOTO

    Data de nascimento(?): Possivelmente 1876

    Local de nascimento: O irmão que viajou como acompanhante declarou: Freguesia ( ? ), Concelho: Santo Tirso; Distrito: Porto.

    Data de chegada no Brasil: 16-11-1881 (com 4 anos de idade)

    Portanto não temos o nome da Freguesia, apesar de já ter pesquisado em todas as freguesias do citado concelho.


    Desde já, agradeço demais a atenção de todos.

  • @Virgilio

    já chegou a solicitar alguma dessas informações?...


    https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/copy_of_acervos-mais-consultados/registro-civil-da-cidade-do-rio-de-janeiro

    Ficha: 31022 / Fundo/Coleção: 3ª Pretoria do Rio de Janeiro, (Freguesia de Sacramento) - EV

    Assunto: Habilitação para casamento de Serafim Peleteiro Garcia e Laura Correia da Silva

    Ano Inicial: 1896 / Número: 1579 / Caixa: 3007

    Ficha: 122952 / Fundo/Coleção: 3ª Pretoria do Rio de Janeiro, (Freguesia de Sacramento) - EV

    Assunto: Habilitação para casamento de Serafim Peleturo Garcia e Laura Correia da Silva

    Ano Inicial: 1896 / Número: 1579 / Maço: 22


    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

    ID 27768 / Laura / ID Titular 78853 / Luís Corria da Silva Milhão / Filha / 4 / Feminino / Solteiro

    ID Titular 78853 / Luís Corria da Silva Milhão / Santo Tirso / Santo Tirso / &bnsp; / Luísa Corria da Silva Milhão / &bnsp; / 7 / Rio de Janeiro / Solteiro

  • @Virgilio

    Que anos folheou? O ano provável de nascimento é 1877.

    Procurou o batismo do irmão?

  • @Kleber e @Guilherme Moreira obrigado pelas dicas. Pesquisei, em todas as freguesias do concelho de Santo Tirso, de 1870 a 1880. Acredito que o assento de batismo ainda não foi digitalizado, por isso, a cada período de ano retorno a pesquisa.

    Achei o assento do avô da minha esposa após uma atualização no Arquivo Nacional que revelou o desembarque do lusitano no RJ em 1912 e também o Porto de embarque em Portugal. Mediante essas informações busquei os passaportes emitidos nos Distritos da região do Porto de Leixões (norte de Portugal), logrando encontrar o passaporte no Distrito de Viana do Castelo. Por fim, no registro de pedido do passaporte constava a freguesia e concelho do ancestral. Minha sequencia foi: Arquivo nacional (registro de desembarque do português); Porto de embarque em Portugal (conhecer a região do lusitano); Pesquisar os passaportes emitidos pelos Arquivos Distritais da região do porto de embarque - geralmente no pedido de passaporte consta o nome da freguesia ou concelho do português. OBS.: Os passaportes eram emitidos próximos a data de embarque, sendo disponibilizados na página inicial dos arquivos distritais, além de ser em número infinitamente menor que os registros de batismo.

    Porém, no caso em tela, os passaportes emitidos pelo Arquivo Distrital do Porto estão em péssimas condições de conservação e grafados de forma quase ininteligível.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.