Entendo o básico do Processo mas estou com muitas dúvidas à respeito dos Detalhes.

Vou tentar dividir essa discussão entre os fatos, os documentos que eu sei que são necessários, o processo e as minhas dúvidas ao final.

Tentei encontrar uma consultoria para me auxiliar com o processo, mas os valores cobrados era um pouco exorbitantes (em torno de 7mil reais a 11 mil reais )

1 - Fatos

Minha Bisavó nasceu em Portugal em 1914 na cidade de Mira. Ela casou no Brasil em uma data que não tenho conhecimento (ainda) e teve filhos aqui. Meu avô, ainda vivo, também se casou, minha mãe também eu sou solteiro. Possuo a certidão de nascimento de minha bisavó.

2 - Documentos

Os documentos que eu sei que são necessários estão abaixo. Caso vejam que falta algo por favor comentar:

Certidão de nascimento de minha Bisavó

Certidão de Casamento de minha Bisavó

Certidão de Nascimento do meu Avô

Certidão de casamento do meu Avô

Certidão de Nascimento de minha mãe

Certidão de Casamento de minha mãe.

Minha certidão de nascimento.

Obs: todas certidões de inteiro teor.

3 - O Processo

Devo apostilar todos os documentos e junta-los à um formulário especifico, no site do Consulado de São Paulo.

Primeiro fazendo o processo de minha Bisavó para meu Avô, depois do meu Avô para minha mãe e por último, da minha mãe para mim. Estimo que isso tudo posso levar em torno de 5 anos para a conclusão.

4 - Dúvidas

a) Todos que forem solicitar a cidadania devem ter passaporte Brasileiro ? Precisaria fazer um passaporte para meu avô ?

b) O que é a transcrição do casamento ? Onde devo faze-la ?

c) Em pesquisas, muitos disseram que preciso atualizar as certidões de nascimento com o estado civil de minha Bisavó, isso é feito com a transcrição da certidão de casamento ?

d) Também li a respeito de problemas caso o registro do nascimento tenha sido feito por outra pessoa que não o Português.