Transcricao e Assento de nascimento

Tenho em maos Averbamento numero 1 de 29/09/04 -casamento de minha mae numero tal de 1940 em sao paulo - e Averbamento numero 2 de Obito do marido de 2009/09/04 em 1950 , e nesta mesma folha tem o assento de nascimento de minha mae numero tal , Todos eles na Conservatoria dos Registos Centrais de Lisboa / para preencher o requerimento 1C no quadro 2 e no quadro 4 posso colocar o numero do assento de nascimento, ou tenho que pedir certidao pelo civilonline Este documento e do Consulado Geral de Portugal em Sao Paulo quando feita nacionalidade de minha mae que se tornou Portuguesa Obrigado e desculpe me estender no assunto

Comentários

  • @w7_ , se a certidão está informatizada, pode apenas colocar o número no Formulário 1C.

  • @w7_

    Essa folha a que você se refere parece ser o assento de nascimento.

    Mande uma cópia xerox simples do assento com as averbações junto com o processo, porque tem os dados que precisam para localizar o original no sistema. Ele se parece com isso...


  • w7_w7_
    editado November 2021

    Para Gandalf, @w7_

    A primeira folha e parecida com que voce me mandou,Nome:Virginia de Jesus, assento de nascimento n. 1XXX/2008,Naturalidade: Brasil, e logo abaixo nome do pai da mae ,Naturaldaide: freguesia de Maçainhas,concelho de Guarda.

    Data do assento: 03/06/2008, e abaixo tem numero tal, maço num.tal, lançado na receita num.

    No final desta folha 1, esta escrito Averbamentos .Na folha 2 em branco, e na folha 3 tem os seguintes ; Assento de Nascimento num.73XXX20009,Conservatoria dos Registos Centrais de Lisboa ,duvida: e este novo num. de assento?

    Averbamento num. 1, de 2009 -09-04 casou civilmente com Antonio Machado dia 04/01/1940,sp Brasil,alterou nome para Virginia de Jesus Machado por efeito de casamento,assento num. 7XXX/2009 da consrvatoria de registos centrais de lisboa.

    Averbamento num. 2, de 2009-09-04 O casamento averbado sob num. 1 foi dissolvido por obito do, marido em 21/10/1950, processo num. 84XXX/2009 da conservatoria dos registos centrais de lisboa

    Wilson j

    [números citados editados pela moderação, para segurança do forista]

  • @w7_ , é mais prático você mandar uma cópia simples dessa certidão.

    Marque "mãe portuguesa" e deixe o restante do quadro em branco.

  • Leticialele, desculpe minha ingenuidade em colocar os numeros, e nao ter muita intimidade com a tecnologia. Em relacao a enviar copia, como faço pra enviar copia a voces?ou voce esta se referindo a alguma conservatoria? na realidade eu quero saber quais dos assentos de nascimento e valido da mae portugueesa?

  • editado November 2021

    @w7_

    Você não vai enviar cópia pra ninguém aqui no grupo.

    Você vai fazer um xerox dessa folha que possui do assento, com os dois averbamentos, e anexar ao seu processo, mandando para a Conservatória. Faz parte da lista de documentos a ser enviados.

    Juntar o xerox do assento, a sua certidão de nascimento recente por cópia reprográfica do livro e apostilada, copia autenticada e apostilada de seu RG, ou Passaporte, ou CNH (válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação), o formulário 1C que lhe enviam após o pagamento da taxa preenchido sem rasuras, e assinado no cartório diante do tabelião e reconhecido por autenticidade, e uma cópia impressa daquele e-mail como recibo. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    fazer uma cópia de tudo o que vai no envelope, grampeie e guarde com você como referência. Mande por DHL-express para

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

  • @w7_ , Não há do que se desculpar!! Nunca sabemos quem lê as postagens, é por extrema cautela que editamos os números e as informações sensíveis.

    Você não precisa enviar cópia para nós!

    Você vai enviar seu processo com pedido de nacionalidade pelo Artigo 1C para Portugal.

    Primeiro, pague os emolumentos (175 euros) com cartão de crédito (use um virtual, do app do seu banco ou algum tipo Nubank. Pode ser seu ou de qualquer outra pessoa) - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C Coloque seu nome completo como Requerente.

    Confirmado o pagamento, receberá, no email cadastrado, o Formulário 1C , em pdf. Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve a qualquer Cartório de Notas para assinar na frente do funcionário e reconhecer sua firma por autenticidade .

    Junte ao Formulário:

    Print do e-mail que encaminhou o Formulário (também serve como recibo).

    Cópia simples da certidão portuguesa de sua mãe (com a averbação do casamento);

    Sua certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do seu RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação.

    Coloque em um envelope, leve a uma loja da DHL - https://locator.dhl.com/ O custo do envio é em torno de 250 reais;

    Mande para

     Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Mais ou menos em uns 15 dias após a entrega do envelope no Porto, vai receber o número do processo e a chave de acesso ao site da nacionalidade.

    Estando tudo certo, em 6 meses você "nascerá" em Portugal e poderá passar a cidadania portuguesa para seus filhos e netos e toda a geração futura!!

    Boa sorte! Se tiver dúvidas, basta perguntar.

  • Leticialele. Sera que entendi? no quadro 2 do requerimento 1C assinalo em mae portuguesa envio junto com minha identidade apostilada,certidao de nascimento digitada e reprografica apostiladas, esta correto ou tem algo mais? qual conservatoria e indicada, e como faço pagto. e requerimento? 1C retiro no site da irn.

    Obriigado

  • editado November 2021

    @w7_

    Leia com atenção: certidao de nascimento digitada e por cópia reprografica do livro, apostilada

    Em nenhum momento se falou em digitada.

    Clique no link e faça o pagamento com seu cartão de crédito virtual, pelo celular. Se tiver dificuldade, peça ajuda. Como foi dito, o cartão pode ser de qualquer pessoa, desde que preencha seu nome como Requerente

  • Leticialele, sou casado e quero saber se tenho que fazer primeiro? a cidadania , depois a transcricao ou os dois simultaneamente?

  • @w7_ , primeiro a cidadania. Concluído o processo, faça a transcrição de casamento.

    Quanto às suas dúvidas, coloquei tudo explicado no passo a passo acima, inclusive o endereço do Arquivo Central do Porto, que é para onde você vai mandar seu processo. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/267251/#Comment_267251

  • obrigado a todos, e esta sendo importantissimo as orientacoes que voces passam a alguem como eu que fica patinando em um assunto, e a didatica de voces e excelente. Grato

    Wilson B, de Jesus

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.