Certidão de Nascimento 1955

gigijadegigijade Member

Gente, busco a certidão de nascimento do meu pai. Ele não tem NENHUMA cópia de documento RG ( o de teriam os dados do livro) de antes do casamento. Carteira de trabalho também não tem cópia da primeira via.

No cartório onde se casaram, informaram que as certidões de casamento dos noivos são incinerados após 10 anos.

Na igreja católica em que se casaram não consta a certidão, só consta a cópia do carteira de motorista ( não sei de vai me ajudar). Pelo detran só mostra os dados do casamento.

Alguém tem outra dica?


Gratidão.


Obs: os dados do meu pai são:

Gerson Alberto da Silva

Data de nascimento: 04/06/1055

Nasceu em Bonsucesso, Rio de Janeiro.

Filiação: José Alberto da Silva Irmão

              Terezinha Machado da Silva

   

Comentários

  • Errata: 1955

  • Deve ter uma cópia no Arquivo Nacional.

    As imagens das cópias das certidões de nascimento de quase todo o município do Rio para este ano estão digitalizadas.

    Se ele foi registrado perto de onde nasceu e numa data próxima ao nascimento, nao é tão difícil achar. Mas tem que olhar uma a uma as certidões.

    Se não tem ainda, faça um cadastro no SIAN, depois olhe no alto "Favoritos" e depois " Registros Civis", Se foi registrado em Bonsucesso, depois escolha:

    BR RJANRIO 16 - circunscrição de registro civil de pessoas naturais do rio de janeiro, 11 - Fundo

    Vai aparecer a lista dos vários livros em ordem cronológica; começe a olhar os a partir de junho de 1955. Cada livro é um PDF com a imagem de umas 200 certidões sequencialmente. Melhor fazer isso em computador e não celular. O site do AN às vezes demora para carregar esses PDFs.

    https://sian.an.gov.br/sianex/Consulta/pagina_inicial.asp

  • @CarlosASP te falar, procurar qualquer coisa no Sian é procurar agulha no palheiro. busca um ano especifico e retorna 500 arquivos com 200 páginas, são 100 mil registros. A solução seria entregar tudo ao familysearch para que o grupo de indexadores resolverem isso, mas mesmo assim teria que arrumar muitos voluntários...

    e olha que uso ordem cronológica, sei que cada símbolo do início corresponde a um RCPN específico, tipo OW é 3º RCPN, mas mesmo assim ... agulha no palheiro ... se pelo menos pudesse buscar por circunscrição e mês, ja resolveria e muito.

  • Aconteceu isso comigo na busca da certidão da minha mãe. Atualmente existem muitos cartórios de registro onde ela nasceu, mas no primeiro em que liguei, quando informei o ano de nascimento, já me direcionaram para o único cartório que existia na época. Solicitei a certidão apenas com os dados que vc possui e em uma semana me retornaram com a certidão.

    Vale a pena tentar.

  • editado October 2021

    @lucas21

    A busca no SIAN funciona bem se o registro foi feito perto da data do nascimento e se sabe o local. Já achei muito nascimento lá assim. Em geral se acha no primeiro livro próximo àquela data; folhear 200 registros vai bem rápido; não leva nem uma hora.

    Mas se o registro é feito com atraso, realmente é uma tarefa bem árdua, pois aí pode estar em qualquer lugar. Outro dia apareceu um registro aqui que a família tinha feito 10 anos depois do nascimento.

    Vale notar que uma parte do SIAN está indexada através do DocJud; quando se acha no DocJud, já diz exatamente em que livro e folha está o registro. Escolha Pesquisa Simples e só preencha os campos de nome e sobrenome.

    http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php

    Se não aparecer de primeira, vale a pena tentar diferentes combinações, incluindo só alguns dos prenomes, só alguns dos sobrenomes etc. E repetir o mesmo para os pais, pois às vezes se acha indexado o de um irmão ou irmã e isso dá uma pista de onde a pessoa pode ter sido registrada. Óbvio que quando o sobrenome é Silva, Souza, Santos etc e o prenome José ou Joao, a coisa vai ficar mais complicada. Quanto mais "incomum" for um deles, menor a chance de aparecer "pistas falsas".

    Muito de genealogia realmente é achar agulha no palheiro. Nem todo mundo tem as informações completas que fazem a busca ser fácil; aí sobram 3 opções principais: investir o tempo necessário; pagar alguém para fazer isso; desistir. E a quarta: por aqui no forum e ver se alguém consegue achar - às vezes acham; às vezes não.

    Noto que o Family Search é ótimo sim, mas nem tudo lá está indexado tampouco. Tem muita coisa que só se acha folheando página por página dos livros. Muita gente nem sabe que existe esse lado do FS. Na função Pesquisar, escolher Imagens (ao invés de Registro) e depois digitar o nome do local. Vão aparecer todos os livros de lá que o FS microfilmou, indexados ou não.

  • Só para não zoar com o post do colega, porque acabamos mudando o foco, os dados para quem conseguir ajudar são:

    Obs: os dados do pai de @gigijade :

    Gerson Alberto da Silva

    Data de nascimento: 04/06/1955

    Nasceu em Bonsucesso, Rio de Janeiro.

    Filiação: José Alberto da Silva Irmão

                  Terezinha Machado da Silva

  • Oi, gente! Pelo familysearch não achei nada. Por lá já desisti. Seguirei as dicas preciosas de vocês. O que der certo primeiro, aviso aqui! Gratidão!

  • @gigijade

    talvez o registro da irmã Elisete ajude


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.