Experiência com envio pela DHL

Essa semana eu enviei os documentos para iniciar o processo para atribuição 1-C. Enviei os documentos para o Arquivo Central do Porto - ACP, através da DHL. Farei um breve relato da minha experiência e colocando algumas informações que não encontrei quando tiver dúvidas.

Entrei no site da DHL (https://www.dhl.com/br-pt/home.html) criei uma conta e fiz uma cotação para o ACP. O preenchimento, no início, não foi tão simples, mas depois foi tranquilo. Agora vou tentar explicar o que fiz para a contratação do serviço.

Depois de clicar em "Enviar", aparece a seguinte tela:

Abra a opções em "Fazer um novo pedido" e indique "Documentos". Depois clique em "Próximo".

Indo para a próxima página, aparecerá uma tela para preenchimento de dados do remetente e do destinatário. Preencha, de acordo com os seus dados e para onde você irá enviar.

Aqui, tem vários itens abaixo para preencher... Só coloquei o início para se ter uma ideia.

Passando para a próxima página, preencha os itens, mais ou menos dessa forma:

Por fim, contrate ou não o seguro. Perceba que já vem selecionado o seguro, caso não queria, o que não recomendo, basta desmarcar.

Depois, escolha a embalagem, geralmente o de 500 gramas já serve. Eu optei por uma embalagem da própria DHL (DHL Flyer) e coloquei o meu envelope fechado dentro. Se tiver até umas 30 folhas, tranquilo caber nesse envelope. Talvez até mais. A minha escolha ficou assim:

Depois de efetuar o pagamento, você receberá dois documentos que deverão ser impressos quando o coletador for buscar a sua correspondência. Isso eu achei muito importante saber, ainda bem que deu tempo para eu imprimir, considerando que não tenho impressora em casa e tive que imprimir na rua.

Você ainda escolherá o momento em que o coletador buscará a correspondência. Fique atento a esse espaço para poder imprimir a tempo.

Depois que o tópico estiver disponível, vou colocando a minha experiência com o rastreamento da DHL.

Comentários

  • Vamos agora ao rastreamento. Isso foi uma aventura...

    Primeiro foi o seguinte (coleta):


    Logo em seguida, enviado para SP:


    E de SP foi para... Frankfurt? Frankfurt! Pensei.. Ah, é uma empresa alemã, óbvio... Mas na verdade, não tem nada a ver, foi por questão logística mesmo. Cada dia pode ser de uma forma.


    O problema é que chegou em Frankfurt às 17h12 e ficou até 23h do dia seguinte sem qualquer movimentação. Foi quando entrei em contato com eles cobrando o que estava acontecendo, considerando que no dia seguinte deveria ocorrer a entrega. O atendente, apesar de solícito, tentou me enrolar dizendo que alguém deve ter esquecido de escanear a minha correspondência e ela deve já estar seguindo viagem... Pois bem, pedi para registrar uma reclamação e que achava estranho tanto tempo parada no sistema. Surtiu efeito. E houve prosseguimento do envio...


    Porém, ao contrário do que eu imaginava, ela foi para Leipzig. hahahaha Olhando no mapa, você nota que é o caminho oposto... rsrs Muito nervoso e tal, mas tudo deu certo e essa madrugada, a correspondência tomou o caminho correto. Indo para Vitoria, na Espanha, e logo depois, OPORTO. Aliás, não está errado se vier OPORTO, esse é o nome como é escrito Porto em inglês.

    Agora é aguardar a tramitação do processo. Espero ter ajudado de alguma forma.

  • Uma observação importante:

    Logo depois do seu nome, tem um campo chamado de nome da empresa. Ainda que você não selecione "contato comercial", o site irá pedir o "Nome da Empresa". Simplesmente coloque o nome do remetente novamente ou as iniciais do nome ou apenas o primeiro nome. Eu coloquei o nome todo, mas eu colocaria apenas o primeiro nome em próximo envio.

  • @Destefano , entregaram em 4 dias. Bem menos que os 11 dias úteis que os Correios dão de prazo.

  • editado September 2021

    Sim @Leticialele, esse era o prazo que eles prometeram. Geralmente chega no segundo dia útil sem contar o da remessa. Eu curti o serviço. Pegaram na minha porta e entregaram lá. Só o susto de terem "esquecido" a correspondência em Frankfurt é que foi tenso. rsrs

  • Uma coisa que eu gostei da DHL, é que quando consulto o código de rastreio, aparece o nome da pessoa que recebeu e inclusive o recibo assinado dá pra ver online. É muito bacana isso.

  • @Destefano

    Eles não esqueceram. É que quando chega tem que ter a liberação da alfândega pra poder seguir em frente. Essa parte, embora seja feito no próprio galpão deles, depende do fiscal da receita, e não deles.

    Teve também uma liberação da alfândega no Brasil. Você nem percebeu, porque pediu pra recolherem. Às vezes dá uma agarradinha na saída também.

  • @gandalf pode até ser que tenha sido por motivos alfandegários, mas geralmente quando um item está passando pela alfândega, isso é colocado na movimentação (rastreamento), inclusive na DHL. Então continua o "esqueceu", porque eles esqueceram de colocara essa informação relevante no sistema. rsrs

  • @Destefano

    Eles somente escrevem quando retém além de um certo tempo máximo, por razões de seguro.

    Você está pensando no seu, mas imagina se eles vão anotar cada etapa dessas. Eles já têm os checkpoints automatizados, onde o envelope é escaneado automaticamente. Eles só querem saber quando entra nalgum lugar, quando sai daquele lugar, e se atrasou o por que.

    O caso da alfândega exigiria uma intervenção manual, e em geral é feito por amostragem. Retêm todo o lote por algum tempo, e escolhem só alguns para verificar.

  • @gandalf perfeita observação, mas estou falando isso pela conversa que tive com o próprio funcionário da DHL. Eu liguei para lá ontem e ele mesmo falou que deve ter havido algum esquecimento. Eu gravei isso em áudio. Eu estou apenas falando o que eles mesmo disseram. Todavia, eu teria que ter acesso a outros rastreamento para saber se essa parte de alfândega, de fato, só vai em certos casos.

    Mas só esse bate papo aqui já seria suficiente para me tranquilizar ontem, pois ao menos eu teria uma perspectiva sobre o que estava acontecendo. Primeiro, pensei na alfândega, mas se o próprio cara que trabalha lá me falou algo diverso, eu acreditei, entende? Mas é isso. Se alguém tiver essa experiência de achar que a sua correspondência está indo embora (foi para Leipzig), fique tranquilo que ela vai voltar... rsrs

  • @Destefano , eu me divirto com o passeio que os documentos fazem pela Europa! Já rastreei alguns documentos que ficam para lá e para cá. Adoro e morro de inveja!!

  • @Leticialele hahahahhaha

    Assim, quando o documento não é meu, tranquilo. Hhahaha Achei que fosse parar em Moscou!

  • @Destefano , por mim, podem ir onde quiserem, tenho certeza de que vão chegar!!

    Lamentável é ficar rastreando documentos que vêm de lá, que chegam ao Brasil em, no máximo, 2 dias, e se hospedam em Curitiba, sem prazo para sair de lá!!!

  • @Leticialele hahahhahahahahahahhahahahahha

  • Boa noite, estou fazendo a cotação no DHL, saindo de SP até ACP porto.

    Envelope de até 0.5 gramas.

    A cotação ficou torno de R$ 255,00. É isso mesmo o preço médio? Só para saber se não estou contando errado. Rsrs

  • @Danipukaro

    Sim, é esse valor. De SP é mais barato porque as correspondências saem do Brasil por SP.

  • @Danipukaro , veja se o preço é mais baixo se você levar diretamente a uma loja. - https://locator.dhl.com/

  • Obrigada pessoal! :)

  • @Danipukaro

    Sou de SP, e a minha cotação via internet tava dando R$263, para Lisboa. Decidi entregar pessoalmente na agência DHL que fica pertinho da Av. Paulista e me cobraram R$205. Uma baita diferença.

    Fiz a entrega na agência na sexta (01/10) e hoje (04/10) os documentos já foram entregues!

  • Vale mais a pena o envio pela DHL ou pelos Correios?

  • @fernandasantos , a DHL é muito mais rápida e segura que os Correios.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.