Nome errado ao entrar no Brasil

editado September 2021 em Retificação de documentos

Estou fazendo o processo de nacionalidade da minha mãe (filha do português) para depois fazer o meu. Solicitei a certidão de nascimento do meu avô em Portugal e, para minha surpresa, o nome dele era um pouco diferente do que consta nos documentos do Brasil. Por enquanto, só consegui a certidão de casamento e óbito dele e consta Germano Fernando Oliveira. Em Portugal, o nome é Germano Fernando D'Oliveira Nunes. Posso dar entrada assim ou preciso corrigir antes? Caso a correção seja necessária, podem me ajudar em como proceder?

Desde já agradeço muito pela ajuda.

Comentários

  • @DANILO BARRETO , como está o nome do pai na certidão de nascimento da filha? Os nomes dos avós estão corretos?

    Se for o caso, terá que retificar a certidão de nascimento de sua mãe, acrescentando o sobrenome que está faltando. Vá ao cartório em que ela foi registrada e pergunta o que exigem para a retificação administrativa

  • O nome do pai dela está errado na certidão de nascimento. O nome da avó também está errado na certidão dela. Não sei por qual motivo eles omitiram o Nunes da avó dela em todos os locais.


    Consegui aquele documento de imigração dele aqui no Brasil e, desde aquela época, já não tinha o Nunes.

  • @DANILO BARRETO , se você tem como comprovar que ele retirou o Nunes antes do casamento, pode mandar o processo assim mesmo!

  • Sim, eu tenho alguns documentos dele da imigração e todos já estão sem o Nunes. Estou quase contratando uma assessoria, porque estou precisando fazer a cidadania com urgência e tenho medo de cair em exigência e ainda ter que ficar pagando tudo novamente.

  • Muito obrigado pelas respostas!!

  • @DANILO BARRETO , uma assessoria não vai fazer nada além do que você próprio pode fazer!!

    Mande o processo de sua mãe para o Arquivo Central do Porto.

    Se cair em exigência por causa do nome do avô, você resolve com rapidez mandando um documento certificado da imigração!!

    Não gaste dinheiro à toa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.