Tendo as certidões, o que mais falta no caso de neto?

O que mais eu preciso reunir para cidadania de neto de português, depois de ter reunido as certidões de nascimento?


Eu sei que vai precisar provar ligação com portugal (como prova isso no caso de brasileiro que nunca saiu do Brasil?) e documento de identidade (o formulário D1 cita um documento emitido pela EU, mas o Brasil não está na EU...)

Comentários

  • @speeder , precisa

    Formulário 1D impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com assinatura reconhecida em cartório por autenticidade;

    Obtenha o Formulário após a confirmação do pagamento dos emolumentos de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Print do email que encaminhou o formulário

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que tenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Certidão de antecedentes criminais, com validação impressa no verso. Tanto a certidão quanto a validação estão na mesma página da Polícia Federal - https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais

    Atualmente, o vínculo com Portugal é o domínio da língua portuguesa. Esse conhecimento é presumido no caso de brasileiros. Não precisa mandar documento algum.

  • @Leticialele oi! A certidão de antecedentes criminais também vale por um ano ou precisa ser emitida logo antes da solicitação?

  • @martinsthayssa , a certidão de antecedentes criminais só tem 90 dias de validade. Emita logo antes do envio a Portugal.

  • @Leticialele boa noite.

    Estou com uma dúvida, o print em pdf do e-mail que enviou o formulário devo reenviar para o IRN ?

    obrigado.

  • @ALEX2312 , sim, envie um print do email. Alguns processos caíram em exigência e pediram uma cópia desse email.

  • Boa noite @Leticialele e @gandalf

    Primeiramente quero agradecer a todos pelos esclarecimentos.

    Gostaria de uma orientação, fiz uma solicitação da certidão de casamento de minha avó no CRC Matosinhos.

    Paguei o valor solicitado e enviei o print (pdf - via e-mail) conforme foi orientado pela CRC.

    O documento foi encaminhado para expedição dia 29/10/2021, contudo esta foi a última resposta do CRC Matosinhos. Peço informações sobre o documento e o numero do código para rastrear, entretanto, não há resposta por parte deles.

    Peço uma orientação para vocês de como fazer para que eu possa ter certeza que o documento está chegando?

    Obrigado mais uma vez.

  • @ALEX2312

    Você pediu em Matosinhos com AR (rastreio)?

    Se sim, eles devem ter lhe enviado o código de rastreio. Nessa época do ano começa a ficar muito congestionado, e muita correspondência se extravia.

    Não é incomum ter que fazer tudo novamente.

  • @gandalf Eita.... caramba!!!

    Realmente não pedi o envio da certidão com AR (rastreio).

    Vou fazer nova solicitação a CRC Matosinhos.

    Obrigado outra vez.

  • @ALEX2312

    Se não me engano, pedir com AR custa uns €4 a mais, mas pelo menos você tem como saber onde anda.

    Quando eu pedi do meu avô também não pedi com AR, mas havia pedido 2 cópias, em endereços diferentes, porque queria guardar um original. A extra chegou em 1 semana. A principal demorou 2 meses. Eu já tinha dado por extraviada. O processo de minha mãe já estava pronto concluído, porque em 2018 os processos de filhos concluíam em 28 dias entre receberem os docs e sair o assento. Bons tempos...

  • @gandalf

     O processo de minha mãe já estava pronto concluído, porque em 2018 os processos de filhos concluíam em 28 dias entre receberem os docs e sair o assento. Bons tempos...Sim, gandalf kkkk bons tempos.

    Eu vacilei mesmo. Quando solicitei a certidão de casamento dos meus avós a CRC Matosinhos, fiz tudo por e-mail, totalmente diferente dos Arquivos Distritais do Porto e de Aveiro. Pois nos Arquivos Distritais temos que preencher um formulário e incluindo diversos dados e escolher a forma de enviar, e na CRC não tem isso, eu esqueci deste "pequeno" detalhe!

    Eu já enviei todos os documentos e acrescentei uma cópia da certidão de casamento que solicitei no civilonline ( paguei 10 euros) da CRC Matosinhos e na cópia diz que já está informatizado.

    O meu processo já chegou na CRC de Lisboa (dia 16/11), fiz conforme orientação de todos do fórum, agora @gandalf vou aguardar para receber uma comunicação deles para cumprir as exigências que aparecerem. E pedir para você colocar o processo na lista!

    Muito obrigado por tudo! Abraços.

  • @ALEX2312

    Provavelmente por e-mail vai funcionar bem. Vamos torcer para não ter nenhuma exigência. A maioria não tem. Sejamos otimistas. :-)

  • @gandalf

    obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.