Apostilar documentos em Portugal

Pessoal,

No site do Arquivo Distrital de Bragança não encontrei o item "apostilamento" quando peço um documento.

Tem a opção "Multilingue; (internacional, só registro civil). É isso?

Obrigado!

Comentários

  • Obrigado pelo resposta, esclareceu.

    Abraços

  • @Leticialele

    Obrigado pelo comentário, passei a tarde lendo sobre o assunto aqui no fórum, estou realmente admirado como o pessoal se ajuda. É realmente um processo complicado.

    Não senti muita segurança na questão da troca de papeis entre o Arquivo Distrital de Bragança e a Procuradoria Geral da República, fiquei pensando nas dores de cabeça que já tive com cartórios aqui no Brasil. Mas parece ser mesmo a melhor opção.

    Obrigado.

  • @AdalbertoMendes , nem pense nos Cartórios do Rio!!!

    Fiz, mês passado, o pedido de certidão narrativa ao AD de Viana do castelo e pedi que mandassem uma via para a PGR de Lisboa. Escolhi a entrega registada. Paguei a certidão com o cartão de crédito do app do banco.

    Mandei um email para o AD de Viana do Castelo, com o requerimento assinado e escaneado, cópia do meu cartão cidadão e cópia do vale postal, em nome da PGR e solicitei que enviassem, junto com a certidão, para a PGR.

    O processo levou quase 30 dias (muito por causa dos Correios). Recebi a certidão apostilada junto com o recibo. Excelente serviço!

    Eles estão acostumados com esse procedimento!

  • @Leticialele

    Legal, vou iniciar o processo hoje, Obrigado!

  • @Leticialele Bom dia, tudo bem com vc?

    Fiz o procedimento, paguei pra apostilar e até agora nenhuma surpresa.

    A PGR enviam algum número de rastreamento ou tenho que pedir?

    Obrigado.

  • @AdalbertoMendes , a certidão que pedi apostilada levou 35 dias para chegar.

    As outras vias (2) que pedi, estou aguardando há 60 dias!! Ahhh, os Correios...

  • editado August 2021

    @AdalbertoMendes eu fiz um pouquinho diferente, mas funciona também. foi assim:

    Fiz o pedido no Arquivo distrital normalmente, na hora do pagamento coloquei o endereço da PGR, o frete caiu de 3,5 EUROS PARA 1,5 EUROS. Escrevi no campo de observação: Senhores enviar para apostilamento na PGR, favor mencionar meu nome.

    Depois enviei um email para PGR com o formulario preenchido e assinado + comprovante de transferência e informei que o documento a apostilar chegaria no meu nome enviado pelo Arquivo Distrital. 2 dias depois no mesmo email, perguntei se o documento tinha chegado pois escolhi frete comum sem rastreio, eles me informaram que tinha chegado, então pedi para apostilarem outra certidao, desta vez do civil online e enviarem junto, pois era o mesmo destino. Me responderam avisando que os dois documentos foram apostilados e me deram o número de rastreio.

    Vc pode pedir o número de rastreio em: apostilasgeral@pgr.pt

    o pedido do apostilamento você pede em: correiopgr@pgr.pt

    Um outro documento que apostilei saiu pra entrega agora: vou receber em apenas 8 dias uteis.

    OBS:. SE ENVIAR O EMAIL A NOITE OU NA MADRUGADA, 6:00 da manha ja terá resposta, e se tiver que enviar alguma exigência, faz até as 8h e 11 da manhã terá a resposta. Eles costumam sempre pedi novamente dados da transferência e número do civil online(mesmo estando no email anterior), por isso adotei esses horários.

    @Leticialele FAÇA CADASTRO NOS CORREIOS E FAZ O LINK DO SEU CPF AO NUMERO DE RASTREIO FORNECIDO PELA PGR, AJUDA A RECEITA LIBERAR SEU DOCUMENTO MAIS RÁPIDO.

  • @lucas21 , já fiz isso, nem chegaram a responder!!!

    Foi postado em Viana do Castelo dia 1 de julho!!

  • @lucas21 Obrigado amigo,

    Vou mandar perguntando se já receberam os documentos e fizeram o apostilamento para apostilasgeral@pgr.pt.

    Nunca enviei para correiopgr@pgr.pt.

    Ansiedade tá batendo aqui... hehhe

    @Leticialele O ideal era ser tudo em meio digital. Esse transporte de papel intercontinental é horrível, antiquado e demorado! Mas vai dar certo... hehe


    Obrigado pessoal

  • @AdalbertoMendes vai dar certo, a única diferença que mantive o fluxo de conversas direto com a PGR, não passei nenhuma responsabilidade pro arquivo distrital, salvo envio para o local por mim indicado, no caso coloquei: à Procuradoria-Geral da República, Rua da Escola Politécnica, nº 140, 1269-269 Lisboa.

    as duvidas eles pedem para falar com: apostilasgeral@pgr.pt, mas o formulário preenchido e assinado, cópia do RG, mande para:  correiopgr@pgr.pt.

    @Leticialele pelo rastreio seu documento está preso no sul para desembaraço aduaneiro? Ou ja saiu de lá? Porque ta muito demorado, não está fazendo menor sentido. Os correios orientam usar esse site para facilitar o desembaraço : https://apps.correios.com.br/cas/login, e dentro é só “linkar” o numero de rastreio ao cpf do destinatário e atualizar o endereço do destinatário. Caso tenha efetuado esse procedimento, é melhor tentar entrar em contato com o local que está retendo o documento, pra saber o motivo da demora. Os documento que pedi na PGR demoraram em media 12 dias corridos e 8 dias uteis, e ficaram apenas 4 dias com a receita.

    OBS: para rastrear o documento saindo da PGR até o BRASIL eu uso: https://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/objectSearch.jspx?request_locale=pt

    aqui no Brasil o melhor é o app Muambator.

  • @lucas21 , pedi ao AD que enviassem para Lisboa uma via para apostilar. Essa, já recebi, Será usada em um processo de retificação.

    Pedi duas vias para usar nos processos dos netos, essas ainda estão esquecidas em Curitiba!!

  • editado September 2021

    @Leticialele realmente tem algo errado, pedi as certidões certificadas pelo arquivo distrital Viseu e chegaram em 6 dias na minha casa.(depois que entrou no Brasil) foi muito rápido, essas não foram pra Curitiba, ficaram presas em Pinhas, mas depois que linkei meu cpf ao rastreio delas liberaram no dia seguinte. Já até enviei o processo pra Lisboa via DHL.

    talvez seja o caso de reclamar na ouvidoria, vou ser sincero depois que foi extinto o ministério da fazenda não faço ideia de qual ouvidoria deveria reclamar, mas sei que pendências de ouvidoria diminui o bônus, então a turma gosta de resolver essas pendências...

  • @lucas21 , já reclamei. Estou aguardando!!

  • Boa tarde,

    Hoje recebi um e-mail da PRG:

    "Exmo. Sr. Adalberto, estamos a aguardar os documentos originais, porque o que nos enviou foram cópias."

    Já bateu o desespero.... Hehehehe... Respondi pedindo mais informações, pois os documentos foram enviado diretamente da ADB... 1 hora depois responderam:

    "Exmo. Sr. os seus documentos só chegaram hoje e vão ser enviados sexta feira com o N. de registo : RH 1833 XXXX 5 PT"

    Acho que vale a pena ser um pouco chato.

    E vida que segue!

  • Só passando pra agradecer a ajuda, as certidões de nascimento de meus avós chegaram hoje, apostiladas tudo certinho.

    Tempo de correio foram 9 dias.

    Tempo total desde o pedido no ADB foram exatos 25 dias.

    Achei muito rápido.

    Obrigado a todos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.