Informação sobre registros

Através das dicas do amigo @guimoss consegui muitas informações relevantes que me levaram aos registros de desembarque no Rio de de Janeiro de meus bisavós João d`Assunção (enfim consegui confirmar o sobrenome) e Maria Emilia da Conceição em 1905. Alguém saberia informar se estes passaportes eram emitidos em Portugal com muita antecedência?

Obrigado pela ajuda

Comentários

  • @aafmelo geralmente, não mais que 6 meses antes da viagem...

  • Grato

  • @aafmelo

    já tinha achado o registro da Maria Emília?

    nº28 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1059047 ...m0037.tif freguesia de Várzea de Tavares concelho Mangualde

  • Prezado. Não. Concenttei-me no registro de João. Fui informado que com o registro materno não consigo dar entrada na naturalização.

    Consegui a ceridao de óbito no Brasil e consegui uma suposta data entre março e abril de 1878.

    Obrigado pela ajuda.

  • @aafmelo

    Obde você conseguiu essa informação de que nao é possível?

    E acho que vc está se referindo a atribuição e nai naturalização.

    Abraços

  • Um escritório especializado informou-me que como o declarante do meu avô foi o João da Assunção, não poderia atribuir a naturalização do meu pai somente com o vínculo materno.

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2021

    @aafmelo

    Acredito que você está se confundindo.

    O seu processo seria de ATRIBUIÇÃO (=nacionalidade originária) DE NACIONALIDADE DE NETO DE UM CIDADÃO PORTUGUÊS. Nesse caso a nacionalidade retroage a data de nasvimento do requerente e pode ser transmitida aos descendentes.

    Aquisição ou Naturalização de nacionalidade não é feita mais, desde 2015 (somente a convolação da Aquisição para atribuição). Neste caso, a nacionalidade partia da data do registro e não era transmitida.

  • @aafmelo , os avós eram casados em Portugal? Caso positivo, não há impedimento algum em fazer o processo de atribuição como neto apenas com o assento certificado da avó.

    Se o casamento não estiver averbado, terá que mandar uma cópia da certidão de casamento, certificada.

  • @aafmelo

    Como o @Kleber Silva Aguiar lhe falou, acredito que vc poderia pedir pela sua bisavó, mencionada acima.

    Nesse caso, vc precisaria transcrever o casamento ocorrido no Brasil, o que é um problema, pois vc n tem o assento do bisavô.

    E como @Leticialele nos ensinou, a transcrição pode ser dispensada quando o registro do nascimento do filho se deu com menos de 1 ano.

    E para fixar a maternidade, vc teria que enviar documentos suplementares que comprovem a participação da mãe portuguesa na criação do filho, como documentos médicos ou escolares.

    E também há um relato (tem um tópico fixo a respeito) de uma pessoa que fez a transcrição sem o nascimento do nubente (por supressão). No caso era estrangeiro, mas pq não poderia se o nubente fosse português?

    Resumindo, há duas hipóteses mais trabalhosas, mas não acredito ser impossível.

    @Leticialele , vc poderia confirmar, por favor?

    Abraços a todos

  • @aafmelo

    Outros possíveis parentes. Mesmo sobrenome do bisavô + sobrenome do trisavô:

    IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil

    95096José Assunção AndradeSanto TirsoSanto TirsoAntónio de Freitas AndradeRosa de Sousa AssunçãoPedreiro28SantosSolteiro

    141812Cristina Da Assunção AndradeFunchalPortoAntónio de AndradeSabina AugustaDoméstica51Rio de JaneiroSolteiro

    142190Maria Da AssunçãoMoimenta da BeiraMoimenta da BeiraJosé Manuel de AndradeSem IndicaçãoNão Indica32Rio de JaneiroSolteiro

    240496Agostinho De Assunção Marques De AndradeSanto TirsoSanto TirsoManuel Machado de AndradeMaria de Sousa MarquesEmpregado Comercial18Rio de JaneiroSolteiro

    Outra possibilidade. Mesmo sobrenome do bisavô + sobrenome da trisavó:

    427540José Albuquerque Da Assunção AlmeidaS. MartinhoSeiaJoão de Deus AlmeidaEduarda de Albuquerque AragãoSem Indicação31BrasilCasado

    Boa sorte!

  • editado August 2021

    @guimoss , a transcrição pode ser dispensada apenas quando foi o(a) português(a) o declarante do nascimento do filho até 1 ano de idade.

    Não sei que Conservatória faz a transcrição de casamento com supressão da certidão de um dos nubentes!

    Encontrei esse artigo: https://portupedia.com/wiki/Processo_de_Suprimento_de_Certid%C3%A3o_de_Registo

    É possível, mas não sei se Ponta Delgada faz!

  • Muito obrigado a todos pelas informações. De verdade, muito obrigado.

  • @Leticialele li com atenção o artigo. Mandei um e-mail para a Conservatória com a dúvida. Mandei um e-mail para o INR e responderam com enorme presteza solicitando que direcionasse á supracitada. Obrigado pela ajuda. Se obtiver resposta, coloco aqui. Será uma informação de grande valia.

  • @aafmelo , sim, por favor!! Este Fórum é sobre solidariedade!! Toda ajuda é importantíssima!!

    Obrigada!

  • aafmeloaafmelo Member
    editado August 2021

    @Leticialele recebi a resposta da Conservatória de Ponta Delgada. Somente dos dois.

    O mais viável é conseguir o assento de João e começar o processo a partir dele. Ele foi o declarante do nascimento de meu avô. Já tenho o inteiro teor dela.

    Obrigado.

  • @guimoss com suas informações infelizmente não achei nada. Mesmo assim muito obrigado. @Kleber Silva Aguiar da mesma forma que me ajudou com o assento de minha Bisavó, teria alguma pista que eu possa seguir?

    Obrigado a todos pela grande ajuda.

  • Prezados boa noite.

    Ainda não consegui nenhuma informação sobre Bisavô.

    Vasculhei todos os passaporte do Distrito de Viseu.

    Existe alguma listagem de embarque do Porto de Lisboa?

    Consegui a certidão dadata de entrada no porto Rio. O Navio foi Victória em Agosto de 1905.

    Creio se conseguir a listagem de embarque consiga obter informações sobre meu Bisavô.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.