O que fazer quando não existe certidão de casamento?

Boa dia,

Encontrei certidão de nascimento de meus avôs portugueses, que vieram pro Brasil qdo crianças, se conheceram aqui e tiveram filhos, mas tudo indica que não casaram legalmente minhas pesquisas indicam que tenho que averbar em Portugal o casamento deles... Qual o caminho nesse caso? Como vou averbar em Portugal um casamento que não foi registrado aqui no Brasil?

Desde já agradeço.

Comentários

  • @AdalbertoMendes , como consta o estado civil deles na certidão de nascimento dos filhos?

    Se não há casamento, não há o que averbar!

  • Olá Leticia,

    Eles vieram pro Brasil crianças, na certidão de nascimento deles só consta que emigraram pro Brasil.

    Acho que é lógico pensar que se não ouve casamento formal não tem nada a averbar.

    Obrigado

  • @AdalbertoMendes , tem que ver, na certidão de nascimento dos filhos, como consta o estado civil deles. Nesse caso, para a nacionalidade, a lógica não funciona - tem que estar documentado.

  • @Leticialele, tenho a certidão de nascimento do filho dos portugueses e consta o nomes dos avôs, mas não fala nada se são casados ou não.

    No momento estou vendo nas igrejas de Campinas (local onde residiram quando chegaram no Brasil) se existe o registro do casamento deles, mas se não existir estou realmente na dúvida se isso será um impedimento!

  • @AdalbertoMendes , vão pedir a atribuição como filhos, pelo Art. 1C ou como netos, pelo Art. 1D?

    Quem foi o declarante do nascimento dos filhos?

  • @Leticialele Foi o pai português. Foi ele quem declarou na certidão de nascimento do filho.

    Colei uma parte da certidão de nascimento do filho do português para vc ver:


  • @AdalbertoMendes , na certidão inteiro teor, certamente vai constar o estado civil dos pais. Como foi o pai o declarante, facilita muito sua vida. Mas, se os dois constarem como casados, Lisboa normalmente pede a transcrição do casamento.

    O ideal seria ver a cópia reprográfica, porque, atualmente, é proibido mencionar se o filho é natural (pais não casados) ou legítimo (pais casados).

  • @Leticialele estou anotando tudo aqui... Amanha já vou começar a pedir no cartórios esses documentos (cópia reprográfica e de inteiro teor).

    Muito obrigado mesmo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.