Atribuição bisnetos (tenho n° de assento de todos)

Bom dia.

Vou resumir minha dúvida. Meu bisavô era português. Já fiz processo de atribuição para minha avó, (filha de dele), para meu pai (neto) e agora estou juntando os docs para mim. Tenho número de assento de todos.

Estou na dúvida se preciso enviar o formulário 1C ou formulário 1D e qual a diferença entre os 2?

Eu busquei e encontrei esse post :

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p1

Poderiam confirmar se são todos esses docs realmente que preciso?

Muito obrigado pela ajuda de sempre.


Abs.

Comentários

  • editado July 2021

    @Rodrigo Gomesss

    Se seu pai já teve a atribuição e tem o assento, você é filho do português, e portanto vai fazer pelo form-1C, que receberá por e-mail após o pgto https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    A não ser que você seja menor de 18 anos, e nesse caso usaria o form-1C padrão para menores, porque sendo grátis não tem pgto.

  • Muito obrigado!! @gandalf

    Nesse caso, se faz necessário também enviar a certidão de nascimento brasileira dele apostilada?

    Esse link que enviou, é referente ao valor do vale postal? Não é mais pago nos correios?


    Obrigado mais uma vez.

  • @Rodrigo Gomesss , vai mandar a certidão portuguesa de seu pai, depois que o processo dele terminar, com a criação do registo.

    Não terá que mandar a certidão brasileira dele, apenas a sua, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação; e

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade.

    Embora ainda aceitem, não vale a pena pagar com Vale Postal. Use um cartão de crédito virtual, que pode ser de qualquer pessoa, colocando o seu nome como Requerente.

  • Boa noite @Leticialele

    Muito obrigado pela ajuda!

    Não imaginam o quanto sou grato!

    Obrigado.

    Abs!

  • @Rodrigo Gomesss , boa sorte! Se precisar de algo, basta perguntar!!

  • Boa tarde @Leticialele

    Só complementando o que respondeu. Eu já tenho o número de assento do meu pai, nesse caso a certidão portuguesa dele precisa ser autenticada? Ou uma cópia simples com o número do assento é suficiente?

    Obrigado!

    Abs!

  • @Rodrigo Gomesss , basta cópia simples ou mesmo apenas o número do assento colocado no local próprio do Formulário 1C

  • Perfeito! Muito obrigado mais uma vez!!

    Boa noite!

  • Bom dia a todos.

    Finalmente estou com quase tudo certo para envio. Vou fazer o pagamento dos €175 essa semana. Porém minha dúvida é se ao pagar com cartão virtual, eu recebo na hora um número de comprovante? (Tipo o vale postal) para incluir no formulário 1C que estou preenchendo?

    (Busquei esse detalhe em outras discussões, mas não encontrei).


    Obrigado a todos.

  • @Rodrigo Gomesss , confirmado o pagamento, receberá, por email, o formulário com o recibo no cabeçalho. Pode juntar ao que você já tem, se já teve a firma reconhecida por autenticidade

  • Boa tarde a todos , gostaria de ajuda com o pagamento por cartão de credito. Minha prima é neta de portigues, ja esta com todos os documentos prontos para enviar, mas na hora de pagar atraves daquele link ela não consegue, dá erro, ela esta usando cartão online internacional e não dá certo. O que podemos fazer ??

    Seugue a imagem que aparece para nós no compurador.

  • @Sam qual o banco do cartão?

  • @Leticialele

    Perfeito Leticia! Obrigado mais uma vez pelo auxilio e prontidão de resposta!

    Abs!

  • @Sam , tem que usar um cartão virtual, do app do banco ou algum tipo Nubank.

    O sistema de segurança da maioria dos cartões de crédito brasileiros barra o pagamento antes mesmo de chegar ao Banco!

    Se o banco é o Santander, tem que usar o Way ou falar com o setor antifraudes deles. Nem fazendo o procedimento junto com a atendente da Central de Atendimento se consegue!!

    Itaú é outro problemático.

  • Obrigada pela resposta @Leticialele , vou fazer contato com o banco e ver se resolve.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.