Conservatórias - Funcionamento em Portugal

Olá!

Em tempos de pandemia, alguém saberia informar se as conservatórias em Portugal estão todas funcionando normalmente e se seria possível obter a documentação (passaporte e cartão cidadão) presencialmente em Portugal?

Se sim, em quanto tempo mais ou menos a documentação está levando para ficar pronta?

Muito obrigada!

Comentários

  • As conservatorias estão funcionando mediante agendamento, e em relação ao prazo para emissão da documentação depende do valor pago.

    Há diferentes taxas para diferentes prazos. (Sendo a taxa mais alta para que o documento fique pronto no mesmo dia).

    Você pode agendar e ver as taxas na plataforma do IRN.

  • Obrigada!

  • Oi. Mais uma perguntinha: para tirar o cartão de cidadão e o passaporte, ambos com taxa de urgência para o mesmo dia ou para o dia seguinte, precisa de marcação da mesma forma? Conheço pessoas que fizeram sem marcação, mas foi antes da pandemia. Agora, não sei se ainda é possível. Obrigada de novo!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    @mflores não, mas tem de comparecer bem cedo (~6am) ao campus de justiça (lisboa), pois atendem poucas pessoas

  • @gsilvestre , obrigada. Sabe se tem alguma loja do cidadão, fora Lisboa, que faça com taxa de urgência? Já mandei vários emails, mas ninguém responde. Por telefone também não. Sei que estão ocupados. Eu precisava muito dessa informação para fins de planejamento pq realmente não posso demorar em Portugal por motivos de trabalho. Agradeço muito!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    @mflores olha, eu ACHO que você pode pedir em qualquer loja do cidadão, mas, dependendo da urgência (levantamento no mesmo dia/dia seguinte), você só vai poder pegá-lo no Campus de Justiça em Lisboa ou na Loja do Cidadão em Porto.

    você pode tentar obter informações na linha do cartão de cidadão: (+351)210 990 111

  • Obrigada, gsilvestre!

  • Boa tarde!

    Localizei o registro de nascimento de minha avó materna na Conservatória do Registro Civil de Cinfães, contudo não consigo obter o e-mail para pedir a emissão da certidão de nascimento apostilada. Alguém poderia me ajudar com a identificação do e-mail ?

    Grato pela atenção

  • @joaocbhorta pq vc precisa da certidão apostilada? vai retificar algum documento brasileiro?

    a certidão de nascimento vc pode pedir no civilonline https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Oi gsilvestre ! Obrigado pela gentileza da resposta.

    Sim, estou em processo de retificação de nomes dos bisavós de meu avô português na certidão de casamento dos avós maternos portugueses casados aqui no Brasil, para depois poder pedir a transcrição do casamento deles em Portugal, tudo isso para depois entrar com pedido de atribuição de nacionalidade pra mim na qualidade de neto de portugueses.

    Vou requerer o processo de atribuição de nacionalidade através dos documentos de meu avô português, do qual já tenho em mãos a segunda via da certidão narrativa de nascimento devidamente apostilada em Portugal, então creio que preciso também da mesma certidão de nascimento da avó portuguesa apostilada em Portugal para então pedir a transcrição do casamento deles aqui pelo Consulado Geral de Portugal em Santos, você acredita que estou no caminho certo?

  • @joaocbhorta entendi.

    então, você pode pedir o assento de nascimento da sua avó da forma que indiquei acima. Para apostilá-la, siga essas instruçÕes: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/244178/#Comment_244178

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.