Sou nova no fórum, li vários tópicos, mas ainda estou com dúvidas,

FlaviahFlaviah Member

Olá!

Sou nova no fórum, mas já li vários tópicos e surgiu algumas dúvidas. A princípio li as exigências no site do consulado, sou neta e achei que tinha todas documentações para iniciar o processo.

Meu pai já faleceu, mas tenho a certidão de casamento e já entrei em contato com o cartório para solicitar a certidão de nascimento.

Meu avô nasceu em 1878 e eu já encontrei neste site https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1103826 o registro de batismo, devo solicitar uma cópia arquivo distrital ou não é mesmo necessário?

Achei que tinha tudo ( rs), mas surgiram as seguintes dúvidas..

Meu avô casou no Brasil com uma brasileira, vou precisar transcrever a certidão de casamento e óbito dele?

Vou precisar de mais algum documento?

Tudo deve ser apostilado?

Pela experiência de vocês, vale a pena enviar para Portugal? Minha sobrinha vai em setembro e pensei em ela dar entrada lá.

Desde já muito obrigado!

Comentários

  • @Flaviah


    [...] devo solicitar uma cópia arquivo distrital ou não é mesmo necessário? Isso, peça uma certidão narrativa certificada em papel.

    Meu avô casou no Brasil com uma brasileira, vou precisar transcrever a certidão de casamento e óbito dele? Provavelmente vai ter que transcrever o casamento dele (já se prepare pra isso).

    Vou precisar de mais algum documento? Vai precisar do assento de nascimento certificado do avô, certidão de nascimento do pai digitada e apostilada, sua certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada, cópia do seu RG autenticada e apostilada, certidao de antecedentes criminais (pega pela internet), formulário 1-D reconhecido por autenticidade, pagamento da taxa e talvez alguma certidão de casamento caso precise fixar nome.

    Tudo deve ser apostilado? Só as certidões brasileiras e o RG.

    Pela experiência de vocês, vale a pena enviar para Portugal? Minha sobrinha vai em setembro e pensei em ela dar entrada lá. Manda por DHL, muito mais prático e rápido.

  • @LeoSantos Obrigado Leo!

    Você acha que dar entrada pelo consulado daqui, demora mais?

  • @Flaviah o processo de nacionalidade de neto é somente em Lisboa.

    A transcrição de casamento, dependendo do estado em que você mora, compensa fazer pelo consulado.

  • @Flaviah Pedido de neto somente é processado pela conservatória central de Lisboa, a única coisa que o consulado aqui poderá fazer é te cobrar alguma taxa e mandar o processo pra lá quando juntar um tanto.

    Já a transcrição do casamento, como o gsilvestre disse, compensa fazer pelo consulado de santos, porque sai bem rápido.

  • @gsilvestre @LeoSantos

    Eu moro em Santos rs Infelizmente o consulado não está aberto para atendimento ao público e o telefone ninguém atende. Tentei contato para saber se a entrada é individual ou se podia ser junto com minha irmã, mas não consegui falar.

  • @Flaviah que entrada? Santos é ótimo para fazer a transcrição de casamento e pode ser feita pelos correios!

  • @gsilvestre "entrar" com o pedido de cidadania para mim e minha irmã. Vou pedir as transcrições no consulado, só quis dizer que mesmo estando a 15 minutos de distância vou ter que enviar a documentação pelo correio.

  • @Flaviah A transcrição somente precisa ser feita uma vez, e vale para todos os descendentes.


    Já o pedido de cidadania tem que ser individual, para cada uma pretendente vai ter que juntar todos os documentos, apostilar, preencher um formulário, pagar uma taxa, etc.


    O que pode ser feito é fazer dois envelopes e mandar em um envelope maior via DHL, assim você economiza um frete para Portugal.

  • @LeoSantos Muito obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.