Não consigo encontrar o registro de nascimento (batismo) da minha Bisavó!! (Deolinda de Jesus)

Oi pessoal, eu estou procurando o registro de batismo da minha Bisavó, mas não consigo encontrar. Em 2014, eu lembro que fui no Consulado aqui de Santos/SP (Brasil), eu só sabia o nome completo do meu Bisavô e a data de nascimento sendo que ele havia nascido em 1893, não sabia concelho, distrito e nem freguesia, e quando fui lá em cinco minutos eles acharam os dados dele, inclusive tinha uma foto dele onde provavelmente ele deve ter ido posteriormente no consulado atualizar os dados. Só que agora eu quero ver da minha Bisavó, e eu não consigo mais ver com o Consulado, porque eles atualmente não verificam mais, tem que entrar em contato com a Conservatória, então mandei um e-mail para o Arquivo Distrital de Guarda, e eles me orientaram a fazer um pedido de pesquisa lá no site Arquivo Distrital da Guarda - DigitArq (arquivos.pt) , fiz o pedido, porém eu não sei o concelho e a freguesia, apesar que eu sei o nome completo dela, e os nomes dos pais, inclusive a data de nascimento e o distrito (Guarda), dei detalhes da situação, e eles responderam escrito "Fim do Fluxo do Pedido de Pesquisa" e escrito "Concluído", pelo que eu entendi nem sequer iniciaram o processo, eles nem pesquisaram então não sei porque. Aí eu não sei o que eu faço, eu não sei se tem outro site pra ver isso. Só sei que com o consulado parando de verificar os dados deixou as coisas mais difíceis, achei bem estranho isso parece que ficou mais burocrático e que retrocedeu em vez de progredir. Em vez de facilitar, dificultou. Não sei se todos os consulados estão assim agora.


Vou deixar os dados dela aqui pra caso alguém puder me ajudar, agradeço de coração porque realmente está difícil de achar:


Nome: Deolinda de Jesus

Nome do pai: Antonio Maria Fernandes

Nome da mãe: Maria de Jesus

Data de Nascimento: 27/01/1900

Distrito de Guarda


Desconfiamos (a família) que ela possa ser do Concelho de Guarda, porque no Certidão de Óbito, está falando que ela é Natural de Guarda (Portugal), sem especificar que é um Distrito. E realmente eu não sei como eu faço para descobrir a freguesia que ela nasceu. Vou deixar a foto aqui do pedido que eu havia feito no site e que pelo visto nem verificaram:


Comentários

  • @rodrigocravo

    Achei três óbitos em que aparecem dados de possíveis Trisavôs:

    "https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1164849"

    "https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1164221"

    "https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1163631"

    Eu também sugeriria uma busca nas duas freguesias homônimas ao Distrito: São Vicente e Sé.

    São Vicente:

    "https://tombo.pt/f/grd41"

    Sé:

    "https://tombo.pt/f/grd42"

    Se não encontrar, aí vc terá que conferir todas as freguesias do concelho de Guarda.

    Boa busca!

  • rodrigocravorodrigocravo Member
    editado July 2021

    @guimoss , hoje eu peguei o certidão de casamento dos meus bisavôs, e lá só tá dizendo que ela é do Distrito de Guarda, não especifica Concelho e nem Freguesia. O que eu descobri é que o meu trisavô Antonio Maria Fernandes, faleceu em 11 de Fevereiro de 1902, e que a minha trisavó Maria de Jesus nasceu em 12 de Dezembro de 1874, tá bem difícil de achar, consegui ver apenas 29 freguesias do Distrito de Guarda, o resto não tá disponível na internet, o mais próximo que achei foi uma Deolinda que fica na freguesia de Santa Comba, concelho de Seia, mas a filiação tem outros nomes, e não aparece em detalhe o registro, é apenas o nome da pessoa que nasceu e a filiação, isso no início de 1900, mesma época da minha Bisavó.

    Como vou fazer um pedido para o Arquivo Distrital de Guarda, se eles responderam que foi concluído e aparece escrito "Fim do Fluxo do pedido de Pesquisa"? Será que eles estão pesquisando mesmo, ou coloquei alguma informação errada?

  • @rodrigocravo os arquivos não costumam fazer pesquisas “grandes”. Então acho que sem a freguesia eles não fazem. Mas não entendo muito desse sistema dos sites dos arquivos, então não sei o que pode ter acontecido. Geralmente, pelo que já vi, eles ao menos respondem sobre a impossibilidade de pesquisa. Não tem nada escrito?

  • @rodrigocravo

    A cidade de guarda foi formada pelas freguesias acima + a FREGUESIA DE SÃO MIGUEL, ou seja, mais um local para você buscar:

    "https://tombo.pt/f/grd64"

    Outra hipótese é você buscar freguesias com o mesmo orago do município de Guarda: Nossa Senhora da Assunção.

    Como os documentos brasileiros só mencionam "Guarda", de forma genérica, acredito que as buscas nessas três freguesias seja a sua melhor opção.

    Se os nomes repetiam, geralmente só um era mencionado, sendo esta a razão das minhas sugestões de busca.

    Coloque também uma margem de erro nas buscas pelo ano de nascimento, pois, muitas vezes, há divergências até entre certidões brasileiras.

    Com isso, vc só terá certeza com relação a data de nascimento quando você ter um doc português confirmando.

    Você já tem 6 possíveis freguesias do seu antepassado ou de parentes dele.

    Boa sorte e boa busca!

  • rodrigocravorodrigocravo Member
    editado July 2021

    @gsilvestre e @guimoss , eu pesquisei os links que o @guimoss passou, mas não achei o nome dela, na verdade eu já havia pesquisado antes, mas averiguei novamente e realmente não está o nome dela. Já o certidão de óbito, provavelmente não deve ser esses links, porquê o meu trisavô faleceu em 1902.

    Eu tive a ideia de pesquisar os registros de passaportes neste link: Guarda | tombo.pt , será uma boa ideia? talvez eu encontre algo dela, já que minha Tia acredita que ela veio aqui pra Santos ainda criança, e como ela casou aqui no Brasil em 1917, e ela nasceu em 1900, provavelmente pode estar em alguma página desses documentos o nome dela com o concelho e freguesia. Acredito que ela não deve ter vindo aqui pra Santos por um outro Distrito, deve ter vindo pelo Distrito de Guarda mesmo.

    @gsilvestre , eu tinha feito um novo pedido, e eles me responderam isso, só que já averiguei e não achei:


  • @rodrigocravo

    sabe se Deolinda tinha irmãos e os nomes?

    qual o nome do cônjuge, filiação, naturalidade e data de nascimento?

  • rodrigocravorodrigocravo Member
    editado July 2021

    @Kleber Silva Aguiar Olá!! Então, ela tinha irmãos, mas não sabemos os nomes. O esposo dela, meu bisavô, se chamava João Augusto Cravo Michael, nasceu em 25/08/1893, Distrito de Aveiro, Concelho de Vagos, Freguesia de Covão do Lobo. Quando ele nasceu ele estava registrado como João Augusto Domingues Cravo, mas no final de década de 20 (senão me engano, aqui no Brasil), foi retificado para João Augusto Cravo Michael. No caso dele a minha família já tem a cópia do registro de batismo. O nome do pai dele era Manuel Domingues Cravo (nasceu em 10/04/1865) e a mãe era Maria de Nazareth (nasceu em 03/01/1859).


    Já a Deolinda, que é o que precisamos do registro de batismo, o que temos é isso:

    Nome: Deolinda de Jesus; Nome do pai: Antonio Maria Fernandes; Nome da mãe: Maria de Jesus; Data de Nascimento: 27/01/1900; Distrito de Guarda.  Meu trisavô Antonio Maria Fernandes, faleceu em 11 de Fevereiro de 1902, e a minha trisavó Maria de Jesus nasceu em 12 de Dezembro de 1874.

    Se tiver algo em registro de passaportes, pode ser que a Deolinda veio com a mãe dela Maria de Jesus, ou com o padrasto Manoel da Cruz Michael, ou simplesmente o nome inteiro dela Deolinda de Jesus.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.