Informacao do meu BisAvo Portugues.

Ola Pessoal,


Na certidao de nascimento de meu avo, consta que é filhos de Manoel Dias, Natural de Portugal, e tem os nomes dos pais do Manoel Dias. sem informaçoes adicionais.

Estou com dificuldade de encontrar a certidao de casamento desse Manoel Dias. (Nem sei se foram casados mesmos), Tambem a certidao de nascimento dele ou algo que comprove que seja portugues.

Procurei alguns sites mais famosos de pesquisa genealogica, FamilySearch e o MyHeritage, e ligando nos possíveis cartórios que consegui localizar.

Minha avo conta que ele veio com 14 anos com outra familia para o brasil para trabahar sem os pais originais.

Alguem poderia tentar me ajudar?

Comentários

  • @arondias coloque os dados que você tem dele aqui. nome, filiação, possível data de nascimento, etc

  • Boa Noite Pessoal.

    boa Ideia.

    Nome do meu Bisavo Portugues: Manoel Dias

    Filiacao: Francisco Dias & Maria de Vasconcelos

    Ano do Nasc: 1873

    Local de Nascimento: Ilha Da Madeira/ Funchal (informações obtidas pela minha avó)


    Tenho o certidao de nascimento do meu avo (Antônio Dias), que fala que filho desse Manoel Dias.


    também Nao consegui encontrar ainda a certidão de casamento do Manoel Dias com a Maria Candida (nao sei se foram casados no papel).



    Desde ja Obrigado pelo possivel ajuda.



  • Alguém sera que conseguiria me ajudar?

    Eu ja entrei em contato com todos os cartorios possiveis da regiao onde o Manoel Dias Morou para ver se achava a certidao dele de casamento ou obito. mas nao consegui. :(

  • @arondias

    está certo que o Manuel que procura é de 1873?

    pode ser ele? https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVVM-BW27

  • Ola @Kleber Silva Aguiar


    Cara eu tinha visto esse cartao no Familysearch e vi que faz sentido.


    Mas revisando as informacoes que tenho, nao sei da onde minha tia retirou essa informacao que ele nasceu em 1873.


    Irei verificar de onde ela retirou isso.


    se esse cartao de imigracao estiver correto, com ele consigo pegar a certidao de nasciemnto dele ?

  • o que minha avó fala que esse Manoel Dias Veio para o Brasil com 14 anos (com outra familia) para trabalhar aqui.

    nao era uma coisa incomun criancas virem com outras familias?

  • @arondias

    Minha bisavó diz a história q veio pro Brasil sozinha com uns primos pq no dia q viria com os pais ficou doente. Realmente encontrei a chegada dos pais dela sem ela no navio

  • Entendi.

    em que plataforma voce encontrou o registro dela? @leocarreiro

  • arondiasarondias Member
    editado July 2021

    Hoje de manha tive uma informação muito boa,

    Depois de muitas pesquisas, e infinitos email e telefonema encontrei a certidao de casamento do Manoel Dias. (meu Bisavo), um dos cartorios que nao tinha me respondido faz muito tempo, voltou a fazer contato.

    consegui a data correta que ele nasceu e do casamento.

    Casou em 1931 com uma brasileira

    E ele nasceu em Portugual em 16/08/1894

    e la nao fala a cidade de ele nasceu. apenas que é natural de portugual.

    quando se casou em 1931, ele ja era viuvo.

  • @arondias

    Você é descendente da primeira ou segunda esposa?

    A primeira esposa era portuguesa ou brasileira? Esse 1o casamento ocorreu onde? Você tem esse assento?

    Se era portuguesa e o casamento aconteceu antes de 1911, você pode pedir para o AD anotar o casamento no assento do seu bisavô. Isso é feito de forma gratuita, se ambos os assentos (batismo e casamento) estiverem no mesmo lugar.

    Se ocorreu depois, vc pede um assento no civilonline.

    Na certidão de casamento que você encontrou menciona de quem o português era viúvo?

    Estou fazendo essas perguntas, para não correr o risco de o conservador não perceber o vínculo e cair em exigência.

    Tecnicamente, se vc descende da segunda esposa, voce teria que anotar ou transcrever o casamento, depois o obito da primeira esposa e depois transcrever o segundo casamento.

    Tem o caso da @julbra que não precisou fazer e foi aprovado,mas queria avisar para te evitar uma dor de cabeça futura.

    Abraços

  • @arondias ,

    A chegada deles achei no museu da imigração: http://www.inci.org.br/acervodigital/livros.php

  • @leocarreiro esse link que me passou nao mostra.


    ele abre na pagina inicial, poderia mandar denovo pf?

  • @guimoss nessa certidão que achei hoje, falando com a pessoa do cartório que foi super simpatico, no registro fala que ele casou com maria candida e era viuvo e nasceu em 16/08/1894 se casando com 36 anos.

    eu sou linhagem do segundo casamento.

    E nao tenho registro essa informação quem era a primeira esposa dele.

    Bom concelho.



    o que seria AD?

  • Tambem dei uma olhada la no musei, o unico que achei que faria sentido seria um rapaz que chegou com 22 anos, mas ele chegou em 1886.

    Como eu consegui a certidao de casamento dele hoje cedo. que estava na busca meio insana para conseguir. conseguir as informacoes que mencionei acima

    Casou em 1931 com uma brasileira com Maria Candida.

    E ele nasceu em Portugual em 16/08/1894

    e la nao fala a cidade de ele nasceu. apenas que é natural de portugual.

    quando se casou em 1931, ele ja era viuvo com 36 anos.

    e tambem nao fala quem era a antiga esposa ou quando ela morreu.


    @leocarreiro

  • @arondias

    Então, nesse site vc precisa buscar pela pessoa principal q veio e seu nome completo.

    Exemplo: Achei Cesare e Zelinda Scote. O nome certo deles é Cesar Scotti, mas digitaram errado. A Zelinda não aparece sobrenome pq estava acompanhando o Cesar, ai sobrenome vem em branco.

    Então pra achar nesse site ou vc digita o nome dela, sem sobrenome, e vai vendo um por um quem bateria mais proximo a idade, ou vc descobre qual o sobrenome da familia q veio, provavelmente o pai, ja q em 90% dos casos, os homem vem como chefes de familia (eu por exemplo, não descobri, então não localizei a vinda dela, apenas dos pais)

  • Entedi.

    Irei dar uma busca novamente.

    O que fiz minha outra avó que ele veio com 14 anos de portugual, que ele era de funchal-ilha da madeira, que ele veio com outras pessoas para vim trabalhar sem os pais.(o me falaram). no acervo da madeira nao consegui encontrar nada.


    tambem nao sei se naquela epoca criancas podia entrar no navio sem os pais.

  • Voces acham que consigo encontrar por mim mesmo essas informacoes?

  • @Kleber Silva Aguiar voce estava certo, consegui encontrar o cartorio onde ele foi registrado o casamento deles. e conta que ele nasceu em agosto de 1894.

    eu vi que tinha mandado um cartao de imigracao.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9DR-8JG7?i=242&cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQVVM-BW27

    ja que na certidao de casamento da essa consta essa data de nascimento do manoel. voce que talvez colocaram essa nessa carta de imigracao?


    Desde que coloquei o nome desse Manoel em minha arvore, o familysearch deu como sugestao essa tambem

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9DR-8JCQ?i=320&cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQVVM-YBXG


    por ser datas parecidas e noome dos pais fazer sentido tambem.


    o que voce acha quais dessas 2 poderia estar mais proxima?

  • Alguem teria mais alguma sugestao de onde poderia procurar esse meu bisavo?

  • @Kleber Silva Aguiar Como tinha dito voce estava certo, a data de nascimento dele estava errado.

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSV8-59KP-W

    Encontrei a certidao de casamento dele. no family search com as datas corretas.

    esse cartao de imigracao eu acredito que seja dele mesmo. Mas a data de nascimento esta incorreto, sera existe a possibilidade terem anotado essa data errada nesse documento?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.