Buscas falhas para uma certidão de nascimento brasileira

Boa noite! Estou pesquisando o registro de nascimento do meu bisavô. Consta que nasceu na capital de são paulo, em 1901. Consegui a interio teor de óbito e de casamento. Nenhuma contas onde encontra-se o registro de nascimento.

Já paguei busca e negativa nos cartorios mais antigos de SP e nada foi encontrado. Já pesquisei nos registro de batismo da igreja onde os pais dele se casaram em 1887, e também nada. Já pedi ao cartorio onde ele se casou, se há documentos na habilitação de casamento e também nada.

Acham que nesse caso, o registro realmente não existe? Será que devo me dar como derrotado e fazer o registro tardio?

Comentários

  • Há outros filhos entre o casamento dos pais em 1887 e 1901? Aonde foram registrados e/ou batizados? Isso pode dar pistas onde há registro de seu bisavô.

    De onde vem a data de 1901? Se for da certidão de óbito, pode estar errada. Tem algo mais concreto?

    Já tentou jogar os nomes dele, dos pais etc na Hemeroteca? Já achei muitas pistas sobre antepassados através de alguma publicação em jornais antigos; já vi de tudo: notas de felicitação pelo aniversário (o que me deu o dia de nascimento); anúncio de proclamas. No link abaixo, escolha só busca por Local - SP e coloque entre aspas os vários possíveis nomes: "fulano sicrano de beltrano". Se for um sobrenome menos comum, entre também só o(s) sobrenome(s); seja criativo na busca e não desista na primeira busca, vá fazendo várias, alterando os nomes etc:

    http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/

    Imagino já ter usado o Family Search - mas colocando o máximo de parentes possíveis que souber (irmãos do seu avô, do seu pai etc). Isso porque o sistema vai automaticamente tentando achar certidões e elos com essas pessoas. Numa certidão de casamento, nascimento etc de um desses pode aparecer algo.

  • a data de 1901 vem da certidão de casamento e da certidão de óbito. Ambos indicaram a mesma data. Há uma filha, que encontrei o registro de batismo em uma igreja de sp, mas procurei e não encontrei batismo do meu avô. Posso olhar novamente, mas não sei se terei sucesso.

    No family search: https://www.familysearch.org/tree/person/details/GZZC-D2H ; já explorei bastante a plataforma, que inclusive me ajudou com muitas informações. Mas, falta apenas esse registro para minha pesquisa ser completa.

  • O pai da minha espôsa, nasceu no ano de 1913, porem por morar no interior do Estado do Espirito Santo, na època os cartorios de regitros de nascimento eram no centro da cidade, não existia veiculos para transportar as pessoas tudo eram através de burros ou cavalos. A locomoção das pessoas eram muito dificeis.

    No ano de 1966 quando mudou-se para um distrito perto do centro da cidade é que fez o seu registro de nascimento, sendo que na época estava com 47 anos. Citando na certidão de nascimento o nome dos pais, mas não colocou os avós eis que ele não conheceu.

    Encontramos na arquidiocese de Colatina - ES, a certidão de batismo, mas cheia de incorreções, porem o chanceler da Curia da Arquidiocese diz não poder alterar o livro de batismo para fazer retificação. será que com a certidão de nascimento feita tardia é aceita para requerer a cidadania portuguesa. Segue o meu muito obrigado a quem puder dar-me uma orientação. Jaime dos Passos.

  • @A1920

    Dei uma olhada rápida no link do FS. Parece que precisa dar uma "limpada" ali ainda.

    Por exemplo, Martha nasceu em abril de1891 (conforme o batismo anexado). Então, a não ser que seja gêmea, altamente improvável que a Clara listada ali também tenha nascido em 1891.

    Além disso, na certidão de nascimento dessa Clara Caetano diz que ela nasceu no Rio em 21.03.1891 - filha de pais portugueses. Enquanto os pais de Martha aparecem os 2 como italianos. Seriam homônimas? Há registros para uma Clara que seja realmente irmã de Martha?

    Nascimento desta Clara no Rio:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-64K7-23G?i=114&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGVX-JRTG

    Alguma coisa não está batendo. Gastaria algum tempo lendo com calma todas as certidões e elos disponíveis lá, acertando o que está errado. Isso pode simplificar a busca.

    Outra coisa que não entendi. Se o bisavô (é José de Caetano, certo?) nasceu no Brasil, filho de pais italianos, e casou com uma brasileira (Maria Pereira de Carvalho), aonde está a conexão com nacionalidade portuguesa?

  • @A1920

    casamento, 2ª pag. 2º registro, de Francisco e Maria Vincensia https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-K2HV-R?i=429&cc=2177299

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:XNPT-4H1 Nossa Senhora Da Assunção Centro, São Paulo, São Paulo, Brazil

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.