Cartão cidadão e passaporte

1568101131

Comentários

  • JonasJonas Member

    Oi pessoal...alguém está sabendo alguma coisa sobre o Consulado de SP? Não há datas a um bom tempo. Quando consegui agendar, eles cancelaram por conta da pandemia e depois não consegui mais marcar um novo dia.

  • @gabiguarachi , não é necessário que sua avó faça o cartão cidadão!!!

    Relaxe, mande apenas os documentos pedidos.

  • Bom dia. 

    @guimatos28g

    o meu está marcado para a semana q vem. 

    eles pedem para levar um envelope de plástico é aquele de Sedex q compramos no correio ?

    Qual envelope Você Levou?

    Obrigado

  • @Marcelo Magalhães

    Verifiquei e seu processo ainda estava em aberto na planilha (linha 117). Faltam vários dados, como número do processo, e datas.

    Se importaria de atualizar/corrigir as datas ali? https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/

    Como diria Spock, LL&P

  • @Leticialele Obrigada pela resposta!

  • @ThiagoFreitas Sim, foi no SP.

    Eu pedi os dois com urgência e o rapaz que me atendeu, informou que vai chegar tudo na minha casa.

    Inclusive ele tirou a foto do documento e pegou as impressões digitais duas vezes.

    Pelo que entendi por uma pessoa que entrou na sala, é um procedimento novo que começou no exato dia que eu fui kkkkkk


    @Waldirlima Então, eu levei o de papel normal, e acabei errando na hora de escrever kkkkkk

    Ai eles me deram outro Totalmente branco de papel mesmo. (Eu havia levado um normal mesmo também de Kraft).

  • @guimatos28g


    Muito bacana isso! Vai facilitar o lado de muita gente que não mora perto da capital. Como minha primeira ida no consulado foi alguns dias antes da sua então terei que retornar la em Julho para solicitar o passaporte.

  • ThiagoFreitasThiagoFreitas Member
    editado June 2021

    @Waldirlima


    Leva um envelope de plástico que pode ser comprado nas agências dos correios e em várias papelarias.

  • Pessoal,

    vi uma pergunta no fórum, mas não sei se era nesse post, mas talvez possa ajudar.. sobre o agendamento do passaporte depois do cartão cidadão:

    fiz meu processo por Tondela (6meses) e transcrição por Santos ( 4 dias ) mas demorei 4 meses para conseguir o primeiro agendamento, qua aconteceu por sorte, pois a primeira data que agendei era para setembro… depois fiquei entrando todos os dias, em vários horários e surgiu uma data para junho. Acredito que alguém tenha desistido no exato momento que eu entrei, pois só tinha uma data em um horário.


    hoje fiz todo o processo do cartão cidadão e me foi informado que leva 25 dias úteis, mas que só teriam agenda para agosto para a segunda visita, logo deixei agendado, mas caso haja vaga depois de 25 dias úteis eu posso reagendar para uma vaga mais próxima.


    me foi informado também que o passaporte leva de 7 a 10 dias para chegar no endereço.

    já tentei hoje uma nova data, mas só há data disponível posteriormente ao que já tenho de agendamento.


    paguei todo o processo com urgência.

  • Olá pessoal, 

    alguém que já tenha tirado o cartão cidadão no consulado de Santos, sabe me dizer se no dia agendado você recebe o seu numero de iD já? Caso não, dá pra ver no Civil Online depois?


    Obrigado!!

  • editado June 2021

    @Rafadiass

    O CC é enviado diretamente da embaixada para o consulado, pelo correio, depois de um mês. Só quando receber (chamam de "levantar"), e ativar o cartão, o ID fica válido.

    Mais ou menos uns 2 meses depois que fizer a biometria e pedir o CC. A menos que faça diretamente em PT, com urgência, e receba no mesmo dia á tarde.

    O civilonline somente lida com registos e assentos (casamento, nascimento, etc).

    https://www.autenticacao.gov.pt/cartao-cidadao/pedir-renovar-cancelar

  • Boa tarde pessoal...alguém está sabendo alguma coisa sobre o Consulado de SP? Não consigo encontrar datas para agendar o CC e passaporte. Não estão atendendo? Ou se estão, como faço para agendar???

  • @SergioLCosta estão atendendo sim! Sugiro entrar várias vezes ao dia.. eu demorei cerca de 15 dias para conseguir o primeiro agendamento, (setembro) depois continuei entrando para tentar adiantar e consegui para junho…. (Primeira visita para tirar o Cc…. No mesmo dia eles agendam para pegar o CC e tirar o passaporte )

  • SergioLCostaSergioLCosta Member
    editado June 2021

    @HelenaGiese Muitíssimo obrigado pelas dicas!

  • JonasJonas Member
    editado June 2021


  • DenFDenF Member

    Bom dia a todos!

    Eu solicitei a transcrição do casamento + cartão cidadão + passaporte no consulado de SP em fev/2021. O processo foi encaminhado para o setor e, desde então, nada mais aconteceu.

    Alguém tem alguma estimativa de quanto tempo está demorando esse tipo de processo?

    Obrigado!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado June 2021

    @DenF o mais demorado é a transcrição de casamento. Não temos muitos relatos aqui no fórum, mas, pelo que me lembro, a última informação era de que estava demorando 8 meses (aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/246986/#Comment_246986)

  • Boa tarde pessoal,

    paguei já a transcrição de casamento , CC com urgência e o passaporte em outra cidade, que no caso seria em Campinas.

    Mas Campinas não tem nenhuma data para agendar e já olhei até em 2024.

    Alguém sabe sobre este processo ou alguma dica?

    Obrigada.

  • Boa tarde pessoal


    minha mãe conseguiu fazer o cartão cidadão no consulado de Santos Sp. No entanto, não foi preciso colher biometria, apenas a foto e altura naquela máquina, e assinatura no painel. A mulher pediu para levar um envelope plástico para o envio do cartão.

    Fiquei na dúvida se não será preciso ir lá pessoalmente ativar? Não informaram nada a respeito

  • @Rafadiass se o envio do CC for feito pelos Correios direto para a residência, ele não irá ativado.

    No site da Embaixada em Brasília tem o seguinte texto, que não sei se é aplicável a Santos:

    "Esta Secção Consular passará a proceder ao envio do Cartão de Cidadão para a residência do titular, a pedido deste, via correio (SEDEX). A morada de entrega será a mesma que for informada no ato de emissão do Cartão. Os custos de envio serão suportados pelo titular.

    Nesta modalidade, as funcionalidades de assinatura digital e autenticação do Cartão estarão desativadas. Para serem ativadas, o titular deverá efetuar o respetivo pedido de forma presencial junto do posto consular da sua área de residência ou de outro serviço de administração pública em Portugal, como sejam conservatórias do registo civil, lojas do cidadão ou espaço cidadão."

  • Olá,

    Hoje eu e meus filhos (menores) estivemos no Consulado de SP.

    Fomos atendidos na hora marcada, muito bom !

    Moro no interior de SP e tudo o que era preciso para o CC e passaporte já foi feito hoje, foto, biometria, assinatura.

    O CC será enviado para o meu endereço e optei por buscar os passaportes no Consulado (data a ser marcada depois que o CC chegar). Meus filhos não precisarão voltar lá, o que é ótimo, assim não perderão aula.

  • @Rafadiass tudo bem?


    Sua mãe teve que ir até Santos?


    No caso, eu mandei fazer a transcrição de casamento da minha mãe e óbito do meu pai - enviei para Santos e receberam lá hoje, mas andei vendo pessoas que escreveram que estão recebendo e liberando agendamento, eu achei que seria tudo por correio, sabe me informar como funciona?


    Obrigada!!!

  • @patimartin Olá Pati, minha mãe teve que ir presencialmente sim. Lá tiraram a foto, fez o recolhimento da assinatura e outras coisas, e eles informaram que ela receberia o CC em casa. Não informaram nada sobre retornar para fazer levantamento ou ativação, talvez tenham mudado o tramite.

    Agora se voces deram entrada apenas na transcrição de casamento, será tudo pelo correio.

  • Muito obrigada Rafa.


    Estou surpresa com Santos, foi muito rápido. Em menos de 1 semana eles fizeram a transcrição e no dia 07/07 estava como documentos devolvidos e no dia 08/07 recebi o assento e averbação em casa, impressionante!!!!

  • Pessoal, hoje encontrei uma informação que me chamou a atenção. Uma pessoa comentou que há a possibilidade de incluir o nome do conjugue(a) no passaporte. No caso dessa pessoa ele comentou do passaporte de Luxemburgo. Eu não sabia dessa opção. Alguém que está fazendo ou fez recentemente o passaporte português sabe informar se isso é possível? Ele alegou que na imigração quando apenas um é o Europeu e constando o nome do cônjuge no passaporte pode facilitar em muito a entrada no país. Se alguém souber ou saiba sobre esse procedimento e quiser colaborar com sua informação ou experiência de ter conseguido incluir isso em seu passaporte português seria bem interessante de se saber. Obrigado!

  • @glcossalter , pergunte a um Consulado português. Ninguém melhor que eles para darem a informação correta.

  • Pessoal, boa tarde, tudo bem?

    Alguém sabe me dizer se está podendo pedir o passaporte no campus de justiça (ficando na fila para ser atendido) com a taxa de extremo urgente para retirar no aeroporto?

    No site do passaporte (pep.pt) está dizendo que só estão fazendo com agendamento prévio via e-mail...fiquei com essa dúvida...

  • @botafogui a @SandraP postou em algum tópico que o sobrinho dela conseguiu pedir comparecendo no campus... e creio que foi recentemente, pois, se não me falha a memória e não esteja confundindo, ela tinha postado há algumas semanas falando que ele estava indo para PT com o passaporte vencido rsrs

  • @Leticialele Bom dia, vou tentar descobrir no Consulado aqui em Porto Alegre, só que eles são muito ruins de resposta a emails e ainda mais no telefone, ou seja, quase impossível receber deles essa informação, infelizmente o serviço consular deles aqui no RS é péssimo...

  • Pessoal, vou deixar essa questão aqui nesse post, não sei se é o correto, mas trata-se de uma dúvida e que pode ajudar muitos sobre o assunto registros portugueses em outros idiomas, as vezes a pessoa decide morar em outro país da UE e pedem esse assento e ou casamento no idioma do país, sei que na Itália isso é possível. Será que fazem em Portugal?

    Bom dia pessoal,

    Alguém já ouviu falar ou conseguir solicitar os assentos de nascimento em alguma Conservatória no modelo "plurilingui"?

    Ou seja, além dela emitida em português claro, fariam também em inglês, francês, alemão, etc...?! Sei que na Itália os Comunes emitem por solicitação do requerente, será que em Portugal existe essa opção?

    Se alguém solicitou como foi a experiência?! Agradeço qualquer informação!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.