Datas conflitantes nas certidões de nascimento/casamento

Pessoal, uma ajuda por favor:

A data de nascimento do meu bisavô é uma no assento de nascimento e outra na certidão de casamento. Isso pode me trazer problemas?

No assento de nascimento consta a data de 30/07/1890 e na certidão de casamento (no Brasil) consta como sua data de nascimento 30/04/1892.

Ele não informa a sua data de nascimento na certidão de nascimento do meu avô (nascido a 29/08/1925). Mas diz ter 34 anos, o que já denota uma outra data (1891).

Apesar dos conflitos nas datas, os nomes dos seus pais estão corretos tanto na sua certidão de casamento, quanto na certidão de nascimento do meu avô.

Outra dúvida:

Ele foi o declarante do nascimento do meu avô. Preciso transcrever o casamento dele mesmo assim?

Muito obrigado! :)

Comentários

  • editado June 2021

    @isgak

    Somente essas divergências de datas não devem causar problemas. Mas devia tentar corrigir no cartório antes da transcrição de casamento. Procure o cartório, mostre o assento de nascimento, e pergunte o que precisaria para fazer a retificação da data. Aí vc decide se faz.

    Se for fazer no consulado, mande como está, e só corrija se eles pedirem. No máximo devolvem todos os documentos e terá perdido duas semanas e o valor pago no correio. Se for fazer em Ponta Delgada, não passaria. No consulado talvez passe.

    Para a nacionalidade, não afeta. Constará como está no assento português, que tem precedência.

    Se seu bisavô, o português foi o declarante antes de um ano de idade, a sua bisavó for brasileira, e eles se casaram no Brasil, a critério do conservador a dispensa da transcrição pode ser possível desde que não haja divergências graves nos apelidos e datas.

    Se ambos avô e avó forem portugueses, ou se o registro do filho foi feito por terceiros, ou após 1 ano, a transcrição é obrigatória.

    Terá que mandar a certidão de casamento para fixar o nome e apelido do bisavô adotado na vida adulta. Há poucos relatos de dispensa, porque quem tem a certidão prefere fazer a transcrição antes. Em 2 semanas estabelece uma base muitíssimo mais sólida para a nacionalidade que se segue.

    Você até pode economizar os €120 da transcrição, mas geralmente cria uma incerteza e ansiedade por 2 anos ou mais.

  • @gandalf

    Muito obrigado pela sua resposta!

    O bisavô era português, a bisavó brasileira, e se casaram no Brasil. Três dias após o meu avô nascer, ele foi o declarante do nascimento.

    Vou seguir as suas orientações. Já solicitei a certidão de nascimento da minha bisavó e vou verificar no cartório se é possível retificar a data de nascimento do meu bisavô na sua certidão de casamento.

    Valeu mesmo! Abraços

  • Mais uma dúvida:

    devo solicitar o assento de batismo do meu bisavô ao Arquivo Distrital como "cópia certificada digital", sendo possível fazer o download por internet, ou devo solicitá-la impressa e enviada pelo correio?

    Muito obrigado mais uma vez!

  • @isgak

    Peça a opção para mandarem impressa pelo correio. Ela vem com um carimbo em relevo. Você tem que mandar essa certidão original.

    Se for fazer a transcrição do casamento e a nacionalidade, pode ser que precise de duas. O consulado do Rio devolve os originais enviados, e poderia reaproveitar para a nacionalidade. Outros consulados e conservatórias geralmente não devolvem, e precisa pedir 2 originais em papel. Verifique se seu consulado devolve, e economize €22 aí.

    Se quiser guardar a certidão manuscrita, peça agora. Possivelmente ao fazer a transcrição eles marcarão no microfilme com um pingo de tinta e você nunca mais terá como conseguí-la. Ficará somente a versão informatizada.

  • @gandalf

    Muito obrigado pela resposta! Eu vou pedir logo dois originais em papel e evitar qualquer transtorno.

    Valeu mesmo!

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.