Preciso Ajuda Localizar Assento Batismo Avó

Prezados,

Estou precisando localizar a freguesia e o concelho do local de nascimento da avó do meu marido para finalizar o requerimento para transcrição de casamento do avô dele. Pois os documentos dele eu já consegui localizar. Objetivo é fazer o pedido de nacionalidade para neto.

Vou disponibilizar aqui os dados dela.

Nome: MARIA DAS DORES MORAES

Nasc.: 23/12/1894

Filiação: Pai: ANTONIO ALVES GOMES

Mãe: MARIA DE MORAES

Segundo ele, ela nasceu em Trás-os-Montes.

Eles se conheceram e se casaram aqui no Brasil. Aqui eu já localizei a certidão de casamento deles, e não consta nenhuma informação que eu preciso.

No momento estou aguardando resposta da cúria metropolitana do Rio de Janeiro para saber se na documentação para habilitação de casamento no religioso pode conter alguma informação que me ajude na busca. Porém, eles estão demorando muito para responder por conta do acúmulo durante a pandemia.

Já solicitei também, informação junto ao Arquivo Nacional, já que eles possuíam Carteira de Identidade de Estrangeiro. Estou também aguardando resposta.

Já estou com toda documentação necessária para o requerimento da transcrição, porém me faltam estas 2 informações, que segundo o consulado são imprescindíveis (freguesia e concelho nascimento da noiva).

Se alguém com mais experiência puder me ajudar, serei muito grata.

Aline

Comentários

  • Você conseguiu ver a imagem do livro de casamento religioso no Family Search? Tem mais livro de batismo, mas tem uns de casamento do Rio de Janeiro. Às vezes fala algo sobre o lugar de origem; varia muito.

    Já faz quanto tempo que pediu à Cúria? Também estou aguardando uma resposta há meses. E eu até enviei a imagem do batismo que achei no Family Search, dizendo que está no livro tal e tal data.

  • @CarlosASP , pedi uma certidão à Cúria em setembro.

    Só esta semana mandaram um email perguntando se eu concordaria em pagar 250 reais pela certidão...

    Mesmo tendo respondido rápido, ainda não mandaram as instruções de pagamento!!

  • Cacetada, 250 reais uma certidão?

  • @LeoSantos , sim. Revoltante!!

  • @Leticialele

    Obrigado pelo feedback. Mandei email para a Cúria do Rio em dezembro, Pelo jeito, vai levar mais uns 2-3 meses para ter alguma resposta.

    É uma "medida preventiva" caso peçam a transcrição do casamento do avô português da minha mãe. A avó brasileira só foi batizada, pois nasceu antes de 1888; não há registro civil. Pelo menos o casamento deles já foi no civil. Acabamos de mandar o 1D para Lisboa, sem ter feito transcrição.

    Como já desconfiávamos que conseguir certidão de batismo no Rio poderia ser demorado, pedimos logo. Mas já são mais de 6 meses esperando. Não esperava esse tempo todo.

    Caso realmente precise fazer essa transcrição, esses 250 reais são para a certidão de batismo já com firma reconhecida? E pronta para apostilar? Ou tem algum passo intermediário entre receber da Cúria e antes de apostilar?

    Obrigado por toda a ajuda aqui,

  • @CarlosASP , apenas pela certidão... O apostilamento é por nossa conta!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.