Cartão cidadão e passaporte

145791031

Comentários

  • @Guto Barros

    Recebi em 11/02 um e-mail avisando que o CC estava disponível. Consegui agendar para buscar em 26/02. Em Curitiba.

  • @m_ferreira

    obg pela informação!

  • o Vice-Consulado de Curitiba me informou por e-mail não haver agenda para os próximos 90 dias.. Imagino que em SP deve estar na mesma situação.. se alguém souber e puder informar, agradeço.

  • editado March 2021

    @HelenaGiese os dias que têm horário disponível aparecem em azul e os que não têm aparecem em cinza. O melhor horário para procurar é às 7h da manhã, quando liberam novas datas ou desistências. Mas no final do ano passado eu tentei agendar em Santos e me informaram que não estavam liberando novas datas, acabei agendando em SP. Hoje em SP a próxima data é para Julho.


  • @Eomine muito obrigada! Hoje eu consegui as 7h agendar para São Paulo mas agora surgiu uma vaga em Campo Grande...

    vc enviou a documentação para Santos e conseguiu fazer em São Paulo?!

  • @HelenaGiese Eu fiz o pacote transcrição de casamento+CC+Passaporte. Mandei tudo pelo correio pra Santos (sou da região). Depois da transcrição me mandaram toda documentação de volta pelo correio e como não havia previsão de liberação de data (eu liguei pra me informar), acabei agendando pra SP (liguei pra SP antes pra confirmar se podia). A única restrição é que os dois (CC e o passaporte) teriam que ser em SP, pois o CC vai pro Consulado e pegamos quando vamos fazer o passaporte. Na visita para colher dados biométricos do CC eles já deixaram agendado o retorno pro passaporte.

    Mas cada consulado trabalha de uma forma, então é importante se certificar antes de agendar ou pagar.

  • Boa noite ! Preciso de ajuda em relação ao agendamento no consulado. Não consigo agendar no consulado aqui do RJ e nem de SP. Alguém sabe me dizer se consigo agendamento em algum outro consulado ?

  • ZanacZanac Member

    "*** Suspensão temporária dos atendimentos ***

     No seguimento das medidas extraordinárias de contenção da pandemia que foram anunciadas pelas autoridades locais, limitando os serviços públicos a atendimentos essenciais, o CG será forçado a encerrar o atendimento ao público pelo período do chamado ?super feriado?, de 26 de março a 4 de abril. Mantém-se naturalmente o atendimento de qualquer urgência comprovada mediante contacto prévio pela ouvidoria.

    Os atendimentos agendados para o período de suspensão de serviços serão reagendadas logo após o reinício de atendimento presencial

    Se não for contactado para reagendamento da sua marcação procure-nos por mail da ouvidoria APÓS dia 12 de abril. Fique atento ao seu e-mail, incluindo lixeira"

  • Boa noite a todos do grupo!

    Consegui a nacionalidade portuguesa através das valiosas informações desse fórum e das pessoas que aqui se dispõem a ajudar ao próximo!

    E olha que as certidões da família estavam com problemas cabeludos, para o caso de alguém desanimar com as divergências... Pensem numa família para mudar de nome... :)

    Nesse fórum tem um tesouro de informações e de pessoas!

    Muito obrigada ao @Vlad Pen, @Liane Alegria, @Nilton Hessel, @gandalf, @Marcia e a todos os que aqui postaram sua jornada!

    Agora estou em dúvida sobre os documentos portugueses e agradeço se puderem me ajudar mais uma vez...

    O cartão de cidadão e o PEP vêm pelo correio agora? Não é necessário voltar ao Consulado para validar o cartão de cidadão?

    Por causa do Covid, os Consulados não emitem mais nenhum dos dois docs com `pedido de urgência`?

    Se os dados biométricos não forem colhidos quando do cartão cidadão tem algum problema? Ouvi que em Santos houve algum problema com o equipamento e não estão colhendo mais a biometria... O que isso acarretaria para quem fizer o cartão cidadão lá?

    Eu li posts dizendo que é necessário procurar datas para reagendamento no site do Consulado, mas no próprio site diz que quando o pedido é urgente o Consulado é quem marcará a data de retorno para o PEP... mas se não há mais pedido urgente dos documentos então não tem como o Consulado agendar a data para a pessoa voltar depois de fazer o CC... seria isso?

    Obrigada e abraços

  • sandrasandra Member

    Bom Dia! Alguém pode me ajudar se possível. Minha filha vai tirar o passaporte na Alemanha. Vocês acham melhor pagar a emissão dele com urgência ou pagar a normal que demora 10 dias para chegar na residência dela? Será que esse prazo é cumprido realmente?

  • @sandra paguei sem urgência chegou no Brasil em 7 dias corridos.

  • Boa tarde pessoal,

    No site do consulado do RJ há a seguinte informação:

    "Os atendimentos de Passaporte e Cartão de Cidadão deste Consulado Geral já foram retomados, ainda que com algumas alterações. Para saber quais acesse a página do pedido desejado em "Assuntos Consulares". Relembramos que existem, no entanto, alternativas para os poderem fazer sem ser presencialmente no Consulado, também descritas em nosso site.

    Porém o link não abre. Alguém saberia me informar como é feita essa solicitação sem ser presencialmente?

  • @Biamayra

    Pedidos online somente para renovação. O primeiro cartão do cidadão somente presencialmente, para a biometria e fotos.

    O link é esse:

    https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/atendimento/no-estrangeiro/cartao-de-cidadao

  • ninadelninadel Member

    Boa noite a todos do fórum!

    Segue breve relato da experiência com o Consulado de Santos.

    Fiz o cartão cidadão em Santos e não foi colhida biometria mesmo - disseram que "a máquina estava quebrada", agora não sei em que isso vai dificultar minha vida depois nem como resolver essa questão... :/

    Não usaram a foto para a inscrição consular - até agora não sei o porquê, levei para cumprir a lista requisitada, mas só foi tempo e dinheiro jogados fora.

    Disseram não haver no momento a modalidade de "pedido urgente", por causa da pandemia, ou seja, paguei o pedido normal mesmo...

    Alguém que tenha feito recentemente obteve essa mesma informação?

    O status não foi nem atualizado, ainda consta como "Convocado"...

    Alguém que já passou pela experiência de fazer os documentos portugueses poderia por favor me dizer se isso é normal?

    Não gostei da experiência, acho que o Consulado de São Paulo deve ser muito melhor e eficiente, ao menos é a impressão que se tem pelos relatos daqui do fórum...

  • diogomgdiogomg Member

    Boa tarde pessoal,

    Fui ao consulado em São Paulo semana passada e solicitei o cartão cidadão com urgência para entrega em minha casa via Correios. O prazo informado para chegar na minha casa foi de 25 dias úteis.

    Não agendei o passaporte pois fui informado de que só haveria vaga em Agosto para o retorno (pegar o cartão cidadão e dar entrada no passaporte) e estou precisando pegar logo o meu Cartão.

    Só estão deixando entrar no consulado a 20 minutos do horário do agendamento.

    Efetuei o pagamento lá (aceitam apenas cartão de débito)

    Dúvida:

    Nunca tirei o meu NIF. No meu cartão cidadão vai vir o campo NIF em branco ou eles vão gerar o NIF e sairá impresso no meu cartão cidadão?obs: é o primeira emissão do meu cartão cidadão

  • diogomgdiogomg Member

    alguém saberia responder?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado May 2021

    @diogomg o NIF não é gerado, a não ser que você tenha solicitado expressamente, indicado representante fiscal etc (nem sei se é possível fazer isso no consulado)

  • Referente ao consulado de Curitiba deixo minha experiência, agendei a uns 3 meses a emissão do meu primeiro cartão de cidadão, no último dia 18 cheguei 10 min antes do horário e tive que aguardar 1h a mais, pois estavam sem sistema. Sistema restabelecido fui o primeiro a ser chamado.

    Levei comigo meu assento de nascimento e casamento (transcrição feita em Ponta Delgada, concluído em 28 dias), foto 3x4, comprovante de residência foi minha conta de internet, no meu nome, do último mês, além dos 160 reais em espécie para pagamento do CC.

    A pessoa que me atendeu foi mega atenciosa tirando várias dúvidas, primeira coisa a fazer foi a inscrição consular, quando ela concluiu, assinei e logo iniciou a solicitação do Cartão de Cidadão. Fez algumas perguntas, altura, profissão... Coisas básicas. Depois que ela colocou meus dados solicitou colocar os dedos indicadores no leitor de biometria e logo foi a foto. Ela explicou que não está tendo a solicitação do CC urgente pois está levando o mesmo prazo, por isso tiraram. Fiz o pagamento e logo ela informou o prazo de 50 a 60 dias para chegar o CC mais a carta pim.

    Assim que chegar fui informado que vão enviar um email para fazer o agendamento do passaporte. Questionei se já podia fazer o agendamento para daqui 60 dias e ela falou que sim. Quanto ao valor do passaporte informado é de 700 reais, ela ressaltou que pode ter uma variação daqui 3 meses quando eu for solicitar, mas que eles avisam por email.

  • Referente ao consulado de Curitiba deixo minha experiência, agendei a uns 3 meses a emissão do meu primeiro cartão de cidadão, no último dia 18 cheguei 10 min antes do horário e tive que aguardar 1h a mais, pois estavam sem sistema. Sistema restabelecido fui o primeiro a ser chamado.

    Levei comigo meu assento de nascimento e casamento (transcrição feita em Ponta Delgada, concluído em 28 dias), foto 3x4, comprovante de residência foi minha conta de internet, no meu nome, do último mês, além dos 160 reais em espécie para pagamento do CC.

    A pessoa que me atendeu foi mega atenciosa tirando várias dúvidas, primeira coisa a fazer foi a inscrição consular, quando ela concluiu, assinei e logo iniciou a solicitação do Cartão de Cidadão. Fez algumas perguntas, altura, profissão... Coisas básicas. Depois que ela colocou meus dados solicitou colocar os dedos indicadores no leitor de biometria e logo foi a foto. Ela explicou que não está tendo a solicitação do CC urgente pois está levando o mesmo prazo, por isso tiraram. Fiz o pagamento e logo ela informou o prazo de 50 a 60 dias para chegar o CC mais a carta pim.

    Assim que chegar fui informado que vão enviar um email para fazer o agendamento do passaporte. Questionei se já podia fazer o agendamento para daqui 60 dias e ela falou que sim. Quanto ao valor do passaporte informado é de 700 reais, ela ressaltou que pode ter uma variação daqui 3 meses quando eu for solicitar, mas que eles avisam por email.

  • LuckLuck Member

    Vejo várias pessoas perguntando pelo fórum e todos estão perdidos sem resposta, inclusive eu:

    As datas pra agendamento do cartão do cidadão e passaporte estão tãoe scassas assim mesmo?

    Eu que moro em São Paulo estou a três dias procurando datas e só tem em janeiro pra frente, e o estranho é que depois de meia hora se atualizo uma data já some! Vi alguém falando sobre tentar as 7 da manhã quando liberam datas, mas eles liberam datas novas pra meses próximos com frequência ou só a partir de janeiro?

    Tenho certa urgência pra tirar esses documentos e esperar até janeiro vai me complicar muito as coisas, alguém pode dar uma esclarecida por favor?

  • editado May 2021

    @Luck,

    É assim mesmo. Eu tinha conseguido agendar em SP para 22/setembro, mas todos os dias (sem falhar) eu entrava pra ver se conseguia outra data mais próxima. As datas já estavam em Dezembro/21 quando abriram novas vagas e consegui reagendar para uma data perfeita para mim (julho) e olha que eu precisava de 3 horários próximos no mesmo dia.

    Não desista, tente todos os dias mais de uma vez, às 7h, 8h, 9h.... vá monitorando. Sempre que a quinzena de datas estiver quase acabando, é sinal que vão liberar mais datas. E eventualmente podem liberar um lote grande de datas mais próximas ou algum horário avulso. Se for um horário só, é mais fácil. E de fato, as datas disponíveis somem num piscar de olhos.

  • LuckLuck Member

    Consegui galera!!!!!!

    Tava marcado no consulado pro final de Outubro só meu cartão e passaporte, hoje (segunda-feira) as 10 da manhã EM PONTO apareceram 3 datas diferentes em Junho, algumas em julho e agosto também! ♥

    To feliz demaaaais

  • Boa tarde a todos. Meu processo de cidadania portuguesa terminou e recebi por e-mail a documentação (certidão e comprovativo de emissão da certidão). Estou agora tentando agendar no consulado do Rio de Janeiro a emissão do CC, contudo a dias que não há datas disponíveis. Alguém sabe me informar se eles estão atendendo presencialmente? E qual melhor horário para acessar o sistema para agendar?

    Live long and prosper,

    Marcelo Magalhães

  • @Marcelo Magalhães , tem que entrar, diariamente, pela manhã.

  • Boa tarde!

    meu fui no consulado de sp dia 29/04 para fazer meu CC e depois passaporte. Tirei foto, digital, paguei com urgencia os dois (passaporte e CC). Me mandaram voltar dia 02/08 (mais de 90 dias depois) para buscar o Cc e fazer o passaporte. Achei isso muito ruim e depois de alguns dias mandei um e-mail questionando esse tempo e se tinha algo que eu pudesse fazer. Me informaram que eu poderia tentar reagendar essa data, mas respeitando 25 dias úteis pro documento chegar. Achei uma data dia 15/06 (mais de 30 dias úteis desde o dia que eu fui) mas estou com medo de ir lá a toa.

    Voces acham que meu CC vai estar lá? Melhor achar outra data?

    Quando fiz meu CC a mulher imprimiu um papel do IRN e escreveu em cima que eu deveria voltar dia 02/08.

  • Boa tarde Pessoal.

    Realmente está muito difícil marcar só tem datas para final de Janeiro de 2021.

    Todos os dias entro e não aparece datas.

  • Fala Pessoal, tudo bem?

    Hoje fui no consulado fiz o CC + PEP e me informaram que vai chegar tudo em casa, os dois em 40 ou 50 dias.

    Alguém por acaso tem relato de que chega antes? Foi solicitado ambos com urgência!

    Obrigado

  • Bom dia.

    o meu está marcado para a semana q vem.

    eles pedem para levar um envelope de plástico é aquele de Sedex q compramos no correio ?

  • @guimatos28g


    Foi no consulado de SP? Pq no meu caso tenho que retornar no dia marcado para retirar o CC e solicitar o passaporte.

  • Pessoal, boa tarde,

    Já finalizei o processo de Nacionalidade da minha avó e agora estou iniciando o da minha mãe, estou fazendo com uma Advogada que mora em Portugal, ou seja, ela dá entrada direto pela conservatória.

    Minha dúvida é, ela informou que não é necessário tirar cartão cidadão para minha avó para conseguir seguir com o processo da minha mãe, já que ela não vai usar, não pretende morar ou visitar Portugal, porem no consulado a informação que recebi é que todos os cidadãos portugueses independente de morar ou não em Portugal devem ter cartão cidadão válido.

    Conseguem me ajudar pela experiência de vocês? Fico com receio de tirar o cartão dela (tem 92 anos) e ter qualquer obrigatoriedade de declarar impostos, etc, além de ter que levá-la com essa idade no Consulado se não é realmente necessário.

    Obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.