Ajuda com certidão - Trevões

Boa noite amigos!


Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a ajuda do pessoal deste fórum, graças a vocês decidi tirar a minha cidadania portuguesa. Sou bisneto e vou fazer primeiro a atribuição da cidadania a minha mãe (viva). Porém não estou conseguindo localizar a certidão de batismo de meus bisavós portugueses.


Tenho uma cópia da "Certidão Narrativa de Registro de Casamento" deles (casaram em Portugal) da Conservatória de São João da Pesqueira, onde consta:

ANTONIO DA SILVA COELHO, natural de Trevões deste concelho, filho de Francisco Manuel Penela dos Santos e Arminda dos Prazeres.

e

INOCÊNCIA DE JESUS CATARINA, natural de Trevões deste concelho, filha de Antonio Lino Catarino e Maria Adelaide

Data do casamento: 14/09/1912, não consta a data de nascimento deles, porém seu que meu bisavô nasceu entre 1888 e 1890 e minha bisavó em 25/05/1894.


Nos arquivos digitais, consegui achar o registro de batismo de dois irmãos do meu bisavô:

Celestino dos Anjos 01/01/1886 (neste o nome do pai consta apenas Francisco Manuel dos Santos) - fls. 128

e

Manuel dos Santos - 04/03/1884 (neste o nome do pai consta como Francisco Manuel dos Santos Penella) - Fls. 91/92.


O problema é que os registros digitais só vão até 1888 do que eu consegui achar, parece que há um buraco justamente neste período onde eles nasceram (entre 1888 a 1900), alguém pode me ajudar ou apontar alguma direção?


muito obrigado a todos

Comentários

  • @LeoSantos , faça um pedido ao Arquivo Distrital do Viseu, com as informações de sua avó, colocando todos os dados de que dispõe. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Se eles eram casados em Portugal, pode mandar, no processo de sua mãe, qualquer uma das certidões -da avó ou do avô.

    Junte cópia da certidão de casamento certificada.

  • @LeoSantos @Leticialele

    Ao que parece os livros de batismo da freguesia de Trevões ainda estão na conservatória de São João da Pesqueira. Acho que pode solicitar a certidão de batismo de ambos, além do casamento, no civilonline.

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado June 2021

    @Leticialele @Guilherme Moreira


    Fiz o pedido pelo civil online na conservatória de São João da Pesqueira, indicando os dados que eu tenho no campo de observações. Essa opção parece mais fácil, porque a certidão sairia online e pode ser usada no processo pelo que andei lendo aqui no fórum. Paguei 10 Euros com o cartão de crédito.


    Aproveitando que não paga na hora, fiz também o pedido no Arquivo Distrital de Viseu, você solicita e eles fazem a busca, só te cobram caso encontrem realmente a certidão, achei top demais. :D


    Espero que não tenha atrapalhado ao fazer os dois pedidos ao mesmo tempo, como tenho pressa nisso estou meio que atirando para todos os lados. kkkk


    Obrigado pela ajuda amigos, vocês são sensacionais.

  • Acabei de receber um email de retorno da CRCPCom São João da Pesqueira, eles pedem para eu ligar lá para resolver o assunto.


    alguém tem alguma dica de como ligar para portugal barato?

  • @LeoSantos Skype pré-pago

  • Bom dia amigos, o pedido de pesquisa no Arquivo Distrital de Viseu foi concluído assim:


    "Exmo/a Sr/a

    Os documentos necessários à localização do registo pretendido ainda são detidos pela Conservatória do Registo Civil de São João da Pesqueira à qual deve apresentar pedido de localização/emissão de certidão."

    Hoje vou tentar falar com a conservatória de SJP ao telefone.

  • Bom dia a todos

    Update da minha situação:

    Conversei ontem e hoje com a sra. Teresa da Conservatória de São João da Pesqueira (Obrigado ao amigo que indicou o skype). Ela disse que não está localizando o registro da minha bisavó, já procuraram alguns anos para a frente e nada.

    Falei que tinha a certidão de casamento deles naquela conservatória (Ela pensou que eles tivessem casado no Brasil), com isso abriu a possibilidade de levantar o processo de habilitação de casamento, pra ver se a certidão consta lá. Mandei o documento que eu tenho para ela por email, ela pediu até semana que vem para dar uma resposta pois amanhã é feriado em Portugal.

    Ela também falou que jamais devemos fazer o pedido pelo civil online antes de fazer uma busca para confirmar se o registro está lá, porque a procuradoria fica em cima deles perguntando porque o pedido está aberto por tanto tempo, e para devolver o dinheiro dá muito trabalho.

    Aproveitei o gancho e falei para ela que a certidão do meu bisavô também serviria (já estais a dar uma esticadinha), falei que qualquer coisa eu pagaria esta busca também (ela falou que não precisa).

    Enfim, deu um gelo na barriga agora, vou aguardar rezando até semana que vem, mas achei impressionante a boa vontade do pessoal da Conservatória em ajudar.

  • Amigos, mais um update do meu caso:

    (mods se eu estiver quebrando alguma regra, desculpem)

    Saiu a certidão da minha avó pelo Civil Online. porém veio assim:

    Nome: Inocencia de Jesus

    Nascimento: 25/05/1896

    Pai: Antonio Lino Catharino


    Já li aqui no fórum, que esses diferenças de grafia que não muda a sonoridade, não trazem nenhum problema para o processo de cidadania, correto?


    Agora vou esperar chegarem as certidões do meu avô e da minha mãe apostiladas, para ver se está tudo certinho com nomes, datas, etc.

  • @LeoSantos , se você está preocupado com o Catarino e Catharino, não há problema

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.