Esclarecimento de dúvida

Boa tarde pessoal,


Gostaria de tirar algumas dúvidas que surgiram no meu processo:


Estou finalizando a junta de documentação para o processo de neto.

Meu pai é filho do português (não adquiriu a nacionalidade), e ambos são falecidos.

Na minha certidão informa: ‘FORAM DECLARANTES OS PAIS” e logo após o restante das informações os dois (meu pai e minha mãe) assinam a declaração.

Porém meus pais nunca foram casados no papel nem tiveram união estável formalizada.



Isso pode ser um impeditivo para meu processo? Tendo em vista que os 2 declararam meu nascimento?

Outras dúvidas:

Apostilo meus antecedentes criminais ou só imprimo e valido no verso direto no site da PF?

Devo apostilar comprovantes de domínio da língua ou posso só juntar e enviar?

O requerimento 1D não preciso apostilar né?



Obrigado pela ajuda de todos!

Comentários

  • @VitorA :

    Isso pode ser um impeditivo para meu processo? Tendo em vista que os 2 declararam meu nascimento? Não tem problema. Sua certidão tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada

    Outras dúvidas:

    Apostilo meus antecedentes criminais ou só imprimo e valido no verso direto no site da PF? Não precisa apostilar. Basta imprimir a certidão na frente e a validação atrás

    Devo apostilar comprovantes de domínio da língua ou posso só juntar e enviar? Não precisa mandar comprovante de domínio da língua. Para brasileiros, ele é presumido.

    O requerimento 1D não preciso apostilar né? Não precisa apostilar, é um documento português

    Boa sorte!!

  • VitorAVitorA Member

    Obrigado @Leticialele


    Aproveitando, agora que me mandaram aqui no e-mail a certidão pra conferência.


    A certidão que pedi do meu pai veio digitada e assinada com o selo QR code, a minha de igual forma


    Porém na minha tem 2 folhas na digitada, sendo a segunda com selo de autenticação. E na do meu pai na digitada não veio segunda folha com essa autenticação.


    Devo cobrar o cartório ou quando for apostilar eles farão essa autenticação?

  • @VitorA , alerte o Cartório sobre a falta da autenticação.

  • VitorAVitorA Member

    @Leticialele entendi

    Pena que estou com muito problema com esse cartorio, já emitiram errado 2x.. Acha que se seguir assim e apostilar tem problema? Seria a certidão do meu pai, filho do português.

  • @VitorA , se a certidão for apostilada, não tem problema, pois quem apostila reconhece a firma de quem assina a certidão.

  • VitorAVitorA Member

    @Leticialele


    Sim, pelo que li no fórum preciso apostilar a versão inteiro teor digitada do meu pai, (falecido e filho do português), correto?

    Nesse caso nem preciso então pedir para que o cartório substitua a que eu tenho em mãos mas esta sem o selo colado? Basta apostilar e seguir o envio normalmente?



    A minha certidão reprográfica saiu com o titulo meio desconfigurado tapando um pouco o qr code, mas aparece a numeração do selo digital normalmente, o cartório diz não ter problema, procede?

  • @VitorA , que Cartório tenebroso!!! Pelo visto, eles são péssimos!!

    Sim, apostila a certidão do seu pai. e envia normalmente.

    A sua, pode mandar assim mesmo.

  • VitorAVitorA Member

    Obrigado @Leticialele

    Só mais uma dúvida, desculpa esse cartório me deixou super confuso.


    Quando eu for apostilar o documento que não tem o selo de reconhecimento de firma, preciso pedir ao cartório pra reconhecer firma e apostilar?


    Ou o processo é automático, o que tem reconhecimento só apostila, o que não tem o selo reconhece e apostila?




    Minhas experiências com cartórios estão sendo péssimas e estressantes.

  • @VitorA , vou dar um exemplo:

    a certidão de um de meus sobrinhos é de Bom Jardim de Goiás, onde só tem 1 Cartório e 1 funcionário. Claro que ele não iria reconhecer sua própria firma!

    Levei a certidão para ser apostilada em um Cartório de Notas aqui no Rio. A atendente não achava a assinatura, para reconhecer a firma dele. Liguei para lá e ele esclareceu - seu sobrenome era d'Angelo e estava cadastrado apenas como Angelo. Isso resolveu o problema. A firma foi reconhecida e a certidão apostilada.

  • @VitorA

    Já que o cartório é assim ruim, verifique a validade do QRcode antes de enviar. Veja se está valido, e se corresponde a certidão em que foi afixado. Principalmente se fez apostilamento, verifique o QRcode da apostila.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/206300/#Comment_206300

  • PTL30PTL30 Member

    Boa noite

    Quero tirar a nacionalidade do meu pai e gostaria de saber quais documentos dele preciso para enviar para Portugal. Ele é neto de português, com a mudança na lei estou na dúvida quais documentos necessários.

  • @PTL30

    Sabe aquela barra verde no topo da página, onde está escrito: Discussões ?

    Clique ali, e verá no primeiro link: "Guias e Informações Úteis (comece aqui)"

  • VitorAVitorA Member

    @Leticialele @gandalf



    Obrigado pessoal!



    Surgiu mais 2 dúvidas aqui:


    Aquele termo que acompanha a certidão reprográfica informando que foi emitido de acordo com a lei e tal, deve ser apostilado também? Ou só encaminha ele junto e apostila só a certidão mesmo?


    Na parte do pagamento, nome próprio é só o primeiro nome e todo o restante (sobrenomes) são apelidos?

  • @VitorA

    Acabei de responder aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/244646/#Comment_244646

    É a certidão reprográfica, com a folha que vem colada a ela (o apostilamento com o QR code)

  • VitorAVitorA Member

    @gandalf


    Obrigado!

    @Leticialele @gandalf


    Mais uma dúvida pessoal:


    Se eu apostilar meus docs em um cartório eu preciso, obrigatoriamente, assinar meu requerimento 1D nesse mesmo cartório ou posso assinar em outro cartório pra reconhecer firma por autenticidade?


    Ainda não paguei os emolumentos e queria adiantar apostilamentos em um outro cartório enquanto isso.

  • @VitorA

    Tanto o apostilamento como a certificação podem ser feitos em qualquer cartório. Podem ser cartórios diferentes.

    Há pessoas que fazem o apostilamento em outro estado, mandando pelo correio, para ficar mais barato. Não tem problema.

    Se pagar com cartão, não tem prazo definido. Pode pagar agora, e mandar 3 ou 6 meses depois. (mas também não exagere, embora tenha casos relatados que mandaram mais de 1 ano depois do pagamento. Em algum momento pode caducar)

  • VitorAVitorA Member

    Pessoal, boa tarde!


    Mais dúvidas, agora referente ao preenchimento do formulário:

    Vi que a  @Leticialele  fez um tópico sobre, mas ainda assim fiquei confuso.


    Poderiam me ajudar?


    Quadro 1: Identificação do interessado

    Residente em:

    Coloca o endereço completo junto com o complemento logo na primeira linha de espaços? Ex: Rua 1 bloco 2 apto 3

    Aí na segunda linha só o CEP e o restante da linha ficará em branco mesmo?

    Campo do RG, meu RG é XXXXXX-X, devo colocar dessa forma com o hífen? Ou apenas coloco XXXXXX pulo um quadradinho e coloco X?

    Países onde residiu anteriormente, se não saiu do Brasil só escreve Brasil ou deixa em branco?

    Quadro 2: Declarações

    Tenho a cópia da certidão do meu avô, mesmo assim devo preenche-lo normalmente?

    Em assento de nº do ano de... Preencho com o assento original, correto? Não com o digitalizado do civil online.

    Antes de Conservatório do Registro Civil existem 3 espaços e logo em seguida uma linha inteira de espaços. O que devo colocar ali?

    Logo abaixo em Conservatória dos Registros Centrais existe 1 espaço antes, devo marcar com X?

    Quadro 3: não usarei, pois sou maior e eu mesmo estou fazendo meu processo. Correto?

    Quadro 4: Documentos

    Assinalo as 4 caixinhas, coloco Brasil no Registro Criminal

    Ali em Outros Documentos, devo marcar e relacionar o RG, por exemplo?

    Quadro 5: Assinaturas

    Cidade onde foi assinado o formulário, data e assinatura no cartório, correto?

  • VitorAVitorA Member

    @gandalf Obrigado pela ajuda

  • @VitorA :

    Quadro 1: Identificação do interessado

    Residente em:

    Coloca o endereço completo junto com o complemento logo na primeira linha de espaços? Ex: Rua 1 bloco 2 apto 3 Sim

    Aí na segunda linha só o CEP e o restante da linha ficará em branco mesmo? Sim

    Campo do RG, meu RG é XXXXXX-X, devo colocar dessa forma com o hífen? Ou apenas coloco XXXXXX pulo um quadradinho e coloco X? Pode colocar o primeiro dígito antes do primeiro quadradinho

    Países onde residiu anteriormente, se não saiu do Brasil só escreve Brasil ou deixa em branco? Coloca BRASIL

    Quadro 2: Declarações

    Tenho a cópia da certidão do meu avô, mesmo assim devo preenche-lo normalmente? Não precisa, pode deixar em branco

    Em assento de nº do ano de... Preencho com o assento original, correto? Não com o digitalizado do civil online. Se preencher, é com o número digitalizado do civil online

    Antes de Conservatório do Registro Civil existem 3 espaços e logo em seguida uma linha inteira de espaços. O que devo colocar ali? Nada

    Logo abaixo em Conservatória dos Registros Centrais existe 1 espaço antes, devo marcar com X? Não. Deixe em branco

    Quadro 3: não usarei, pois sou maior e eu mesmo estou fazendo meu processo. Correto? Sim

    Quadro 4: Documentos

    Assinalo as 4 caixinhas, coloco Brasil no Registro Criminal Sim

    Ali em Outros Documentos, devo marcar e relacionar o RG, por exemplo? Sim

    Quadro 5: Assinaturas

    Cidade onde foi assinado o formulário, data e assinatura no cartório, correto? Sim. Uma vez só. Há duas linhas se o processo for de menores ou tiver 2 procuradores.

  • VitorAVitorA Member
    editado May 2021

    @Leticialele


    Obrigado!


    Posso levar direto a uma agência dhl na minha cidade e lá eles tem o envelope correto pra isso? Existe alguma cor especifica? Escrevo A/C Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa somente? Preciso colocar processo de netos e tal

  • @VitorA Sim, eles têm um envelope próprio para documentos

    Eles fazem a etiqueta, você dá o endereço

    Conservatória dos Registos Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

  • VitorAVitorA Member

    @Leticialele


    Obrigado


    Em emitida por (no documento de identificação) o meu é Secretaria de Estado e Segurança Pública do Paraná- (SESP-PR). Porém não cabe.. O que dá pra fazer?

  • @VitorA , coloque SESP-PR

  • VitorAVitorA Member

    @Leticialele


    Obrigado!



    No telefone, somente código de área? Meu caso 41xxxxxxxxx ou 5541xxxxxxxx (não caberia)

  • editado May 2021

    @VitorA , Sim, coloque apenas o DDD 41

    Escreva o email de forma bem clara! É para onde vão mandar ao número e a chave de acesso ao site de acompanhamento!

  • VitorAVitorA Member

    @Leticialele


    Obrigado


    No local e data, coloco a cidade e data ou estado e data?

  • @VitorA , cidade e data!

  • VitorAVitorA Member

    @Leticialele



    Muito obrigado pela ajuda todas as vezes!


    Qualquer duvida volto a perguntar!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.