Documentos/Certidões de Bisavô Português

Boa noite!

Já faz algum tempo, estou buscando informações/documentos/certidões sobre meu bisavô, que foi português, para entrar com pedido de cidadania para minha mãe e, consequentemente, para mim em seguida.

A questão é as informações que tenho sobre ele são bastante escassas. Na verdade, tenho somente os dados constantes na certidão de nascimento do meu avô:

Nome avô (brasileiro - ainda vivo): Waldemar Gomes da Silva

Local de Nascimento: Pindobassú - BA (hoje se escreve Pindobaçu)

Data de Nascimento: 09/06/1928.

Filho Legítimo de:

Bisavô (Português): Salustiano Gomes da Silva

Bisavó (Brasileiro): Constança Maria de Jesus.

Localizamos a certidão do meu avô no Cartório Sede de Pindobaçú, mas não conseguimos localizar mais nada em relação ao meu bisavô e minha bisavó. Em alguns documentos menos antigos do meu avô aparecem outras grafias do nome do pai dele, como Salustino e Sebastião.


Desta forma, só temos uma ideia do período de nascimento de meu bisavô, talvez algo entre 1870-1910, mas nada relativo a cidade/região onde nasceu em Portugal.


Alguém tem alguma ideia de como posso localizar mais informações?

Comentários

  • @ivanlss , na certidão de seu avô constam os nomes dos avós paternos?

    Seriam os pais do Salustiano

  • ivanlssivanlss Member

    Oi @Leticialele! Muito Obrigado por responder!


    A certidão que temos aqui é de 1939 (foto anexa) e está bem deteriorada onde o papel foi dobrado. Conseguimos ver facilmente o nomes dos avós maternos do meu avô. Contudo, bem onde está os nomes dos pais do Salustiano, não é possível fazer identificação.

    Tenho trocado mensagens pelo whatsapp com o pessoal do cartório de Pindobaçu, mas pararam de me responder faz uns dias. Sei que eles já localizaram o registro de nascimento de meu avô nos livros deles. Mas não me respondem mais.

    Pedi uma segunda via pelo https://registrocivil.org.br/, e se conseguir essa informação lá, encaminho aqui logo que receber.






  • @ivanlss , o nome parece Salustino, e não Salustiano!

  • ivanlssivanlss Member


    Sim @Leticialele! Também me parece. Conversando hoje com meu avô, ele me diz que o nome era Salustiano. Mas como já está bem idoso, não consigo certeza.

    Todavia, a maior parte dos documentos mais "recentes", como certidão de casamento dele e alistamento militar, é grafado como "Salustino Gomes da Silva".

    Ainda, o pai dele (Salustino ou Salustiano) morreu antes de ele vir para São Paulo, antes de 1940. Meu avô tinha menos de 12 anos na época.

    O que ele me falou como novidade hoje, é a possibilidade de o registro de óbito ter sido realizado em Campo Formoso/BA.

  • ivanlssivanlss Member

    Oi @Leticialele! Consegui os dados dos avós na certidão atualizada:

    CERTIDÃO DE NASCIMENTO - NOME: VALDEMAR GOMES DA SILVA

    FILIAÇÃO: SALUSTIANO GOMES DA SILVA E CONSTANÇA MARIA DE JESUS

    AVÓS:

    PATERNOS (PORTUGUESES): ANTÔNIO GOMES DA SILVA E MARIA LUIZA DE JESUS;

    METERNOS (BRASILEIROS): AGOSTINHO BAPTISTA DOS SANTOS E CAROLINA MARIA DE JESUS;

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.