Existe algum Pesquisador que pode me ajudar a encontrar certidões portuguesas?

Oi Gente,

Comecei agora a tentar tirar a minha cidadania portuguesas, mas percebi o quanto é complexa a parte da pesquisa.


Preciso encontrar a cidade que meu bisavô nasceu (pois vou tentar tirar primeiro para a minha mãe e puxar dela) e é super difícil, já que ele veio super novo para o Brasil e não consigo encontrar vestígios disso.


Alguém consegue me ajudar?



Dados do meu bisavô :

Nome: Carlos da Costa Rodrigues

Nascimento no ID do Brasil: 31/01/1905

Parece que ele veio para o Brasil com a idade entre 3-15 anos.


Dados do pai do meu bisavô:

Nome: João da Costa Rodrigues

Dados da mãe do meu bisavô

Nome: Arlinda Barroso da Costa

Comentários

  • O meu maior problema atual é que por mais que a minha família fale que meu bisavó é portugues (Estou tentando tirar a cidadania para a minha mãe primeiro, e depois vou tirar a minha), toda a documentação que encontro dele diz que ele é brasileiro, já que houve um período no Brasil em que foi institucionalizado a nacionalização de todos os estrangeiros (Época de Getúlio Vargas, se não me engano). 

  • @natalialou

    Sugiro que você mesma faça a busca de João nos registos dos Flamengos, nos Açores. Você aprenderá. É tedioso, tem que olhar documento por documento, começando em 1874 e voltando 2 anos atras, 2 anos pra frente, mais 2 pra trás, e pra frente. (1916 - 42 anos = 1874, mas pode ser uma data estimada, ou um registo tardio, por isso tem que expandir a busca).

    Pode também buscar pela mãe Arlinda, também nos Flamengos. (1916 - 34 anos = 1885)

    comece aqui: http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/FAL-HT-FLAMENGOS-B-1870-1879/FAL-HT-FLAMENGOS-B-1870-1879_item1/P86.html

    Por exemplo, na página seguinte tem um João, filho de Maria Rita d'Andrade, mãe solteira. Não bateu, passe pra frente, até achar algum "Costa Rodrigues"

    Buscar pela Arlinda Barroso pode ser mais fácil, por ser um nome menos comum.

  • natalialounatalialou Member
    editado May 2021

    @gandalf

    Hey! Obirgada pela ajuda!

    Mas pq vc acha que devemos começar buscando isso em Flamengos, nos Açores?

    Acredito que o documento que adicionei aqui se refere a praia do flamengo no RJ. Não achei nenhuma relação desse documento com nenhuma região de portugal. Esse é o problema! : (

  • @natalialou

    Me enganei. Li Praia do Flamengo e pensei Praia dos Flamengos, Fayal.

    Você tera que juntar mais informações de quando vieram no navio, e coisas assim, para estreitar a busca.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas

  • @gandalf


    Muito obrigada pelas mensagens!

  • @natalialou

    A habilitação do casamento dos seus trisavós está disponível no Arquivo Nacional:

    Solicite por e-mail ao AN. Poderá encontrar o local de nascimento em Portugal.

    http://consulta.an.gov.br/

  • @Guilherme Moreira

    Wow, vocês tinham que estar no CSI, gente! Vocês acham tudo! Super obrigada! Vou mandar email agora mesmo pra saber se eles tem essas informações! Vamos torcer!

    E a minha torcida maior é de encontrar algum registro do meu bisavô lá em Portugal (que foi registrado no brasil). Sem isso, será impossível, já que meu avô já é morto.


    Muito obrigada!

  • Descobri que o pai do meu bisavô tirou o passaporte em Viseo. Penalva do Castelo é o municipio. E Trancozelos é como se fosse o bairro.


    Não tenho certeza que ele é dali, mas sei que ele saiu de lá, ou pelo menos fez o passaporte lá!


    O que preciso agora é encontrar o documento que comprove que meu bisavô "Carlos da Costa Rodrigues" nasceu lá!

  • editado May 2021

    @Guilherme Moreira eu entrei agora no site do acervo judiciario, coloquei o nome do meu bisavô. Apesar de ele ter se casado duas vezes, nao há registro no sistema nem da habilitação, nem do casamento.


    Você saberia me dizer se isso é "normal"?

  • Pessoal,

    Queria mais uma ajuda de vocês! Desculpa estar sendo chata perguntando um monte de coisas, mas sou nova nessa coisa de pesquisa!

    Consegui descobrir com meu tio-avó que meu bisavô veio da região de "trás-dos-montes".

    Além disso, consegui descobrir que meu trisavô tirou o passaporte no distrito de Viseu, (município) Penalva do Castelo e a Freguesia Trancozelos.

    Porém, no tombo.pt, não encontro nada depois de 1890. E parece que eu bisavô nasceu em 1905. Qual é a melhor alternativa nesse caso?


    Minha árvore genealógica, pra ajudar:

    - José da Costa (tetravó Portugues - MORTO)

    - João da Costa Rodrigues (trisavô Portugues - MORTO)

    - Carlos da Costa Rodrigues (bisavô Portugues - MORTO)

    - Fernando (avô Brasileiro - MORTO)

     - Agnez (Minha mãe)

     - Natália (Eu)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.