Certidão de Nascimento de inteiro teor / copia reprográfica do livro

editado May 2021 em Dúvidas básicas

Olá.

Sou neto de portugueses e desejo juntar toda a documentação necessária da minha cidadania direto pela minha avó.

Na relação de documentos necessários, estão minha certidão de nascimento de inteiro teor com firma reconhecida e apostila de haia e cópia reprográfica do livro e o mesmo da minha mãe também, pois ela é a filha de portugueses.

Preciso ir pessoalmente até o cartório em que fui registrado para requerer essa documentação, ou consigo de forma online?

Desde já obrigado.

Comentários

  • @Raul Domingues , você vai precisar da sua certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada e da certidão de nascimento inteuiro teor de sua mãe.

    Conseguir online depende do cartório.

    Não use aqueles serviços de cartorionline, cobram o dobro do que realmente custa.

    Verifique, no google, se o Cartório do RCPN tem site. Se não tiver, telefone para lá e pergunte se pode receber à distância. Você pode transferir o custo da certidão e do envio para a conta do cartório (podem até ter pix!). Com essa pandemia, fazer as coisas de casa ficou muito mais fácil.

  • Como bem explicou a @Leticialele depende muito do cartório.

    Eu precisava de certidões em diversos lugares.

    nos cartórios do Rio de Janeiro e de Porto Alegre consegui tudo por e-mail.

    em um cartório no interior de MG consegui por atendimento via WhatsApp

    em outro, no interior de MG também, não consegui nenhum contato. Nem e-mail. Nem telefone. Tive que contratar um despachante local para conseguir a certidão.

    e por fim em BH, onde resido, somente presencial.

  • Obrigado pelo retorno.

    Mandei um e-mail para o cartório, me enviaram um requerimento no qual deve ser preenchido e assinado com reconhecimento de firma.

    Após isso isso devo enviar para eles por correio junto com o comprovante de pagamento do valor do serviço através de deposito bancário.

    CERTIDÃO R$ 70,97

    DESPESA DE CORREIO CARTA REGISTRADA R$ 15,55

    TOTAL R$ 86,52

  • Já peça com o apostilamento de Haia pago. Para não perder mais tempo ou ter que fazer em um cartório de notas

  • Verdade, obrigado pela observação!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.