procuro certidãos dos meus bisavós

Boa tarde,

Recentemente descobri a certidão de nascimento da minha bisavó Etelvina, na certidão dela vem averbado o casamento dela com o meu bisavô e a freguesia do meu bisavô. Acontece que no site do arquivo distrital de Viseu só aparece o livro de registro dessa paróquia até 1900 e eles se casaram em 1910, a freguesia do meu bisavô está bem difícil de ler, em um grupo do facebook uma garota disse que parecia ser freguesia Trezó, mas não achei nada lá.

Já estou meio perdida, então decidi colocar aqui as informações que eu tenho caso alguém consiga me ajuda.

Minha bisavó foi Etelvia do Espírito Santo Ferreira, nascida no dia 09/06/1889 e batizada no dia 15/07/1889 na igreja paroquial São Martinho D'Ovoa, Concelho de Santa Comba Dão e na freguesia de Porto da Foz Dão em Viseu. Filha de Antonio de Mattos e Maria da Encarnação. Na averbação diz que o casamento com Joaquim Henriques Simões ocorreu nesta freguesia no dia 08 de Janeiro de 1910.

Meu bisavô foi Joaquim Henriques Simões, filho de José Henriques e Thereza de Jesus. Não sabemos o dia do seu nascimento mas na certidão de óbito dele diz que ele morreu em 1932 aos 46 anos, então ele nasceu por volta de 1886.

Isso é tudo que eu tenho, vou deixar aqui o link da certidão da Etelvina caso alguém consiga ler a freguesia.

Obrigada!

Comentários

  • editado May 2021

    @giovannamunt

    Ao que parece o livro de casamentos da freguesia de Ovoa, do ano de 1910, ainda se encontra na conservatória de Santa Comba Dão.

    No seu lugar, solicitaria a certidão de casamento dos seus bisavós no civilonline.

    Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa

    Nela vai ter a certeza que seu bisavô é da freguesia de Trezói, concelho de Mortágua. Vai poder verificar também a idade do seu bisavô, podendo então pesquisar com certeza nos livros de batismo da referida freguesia.

    Finalmente, solicitaria as certidões certificadas de batismo de ambos no ADViseu.

    Roteiro para solicitar certidões nos Arquivos Distritais — Fórum Cidadania Portuguesa

    Em tempo: Porto da Foz Dão é o nome do lugar (localidade) de nascimento de sua avó. Não é a freguesia.

  • Boa tarde Giovana

    Com relação a informação da Sra Etelvina, se atente a uma informação, a Freguesia dela é Ovoa e não Porta da Foz Dao, esse lugar pode ser uma vila, quinta, mas não é freguesia.

    Se vc colocar lá no site do Tombo, Distrito de Viseu, Conselho de Santa Comba Dao, freguesia de Ovoa (no qual a paroquia é São Martinho), chega exatamente neste registro dela.

    Pode ser que antigamente se chamava da forma que disse, mas pelo menos agora, esta assim.


    No site do Family Search diz que tem arquivos mistos no período de 1910 para a Freguesia de Ovoa, do matrimonio, porem esta disponível se vc for fazer a pesquisa em uma das igrejas que tem o Centro de HIstória da Família, tem acesso restrito.

  • Obrigada Guilherme! Fiz exatamente isso que você me aconselhou, tomara que o livro esteja na conservatória mesmo.

  • Ferpirj Isso mesmo, agora é freguesia de Ovoa mas na certidão dela estava escrito Porto do Foz Dão. Eu já dei uma olhada nesses documentos mas só vai até 1900 e o casamento foi em 1910, então acredito que esteja na conservatória de Santa Comba Dão mesmo, como o Guilherme sugeriu. Já solicitei a certidão no civil online, vamos ver se dá certo! Mas obrigada pela ajuda!

  • Guilherme Moreira Fiz como você me aconselhou, e realmente deu certo. O civil online achou a certidão de casamento deles e lá consta que ele na verdade é da freguesia de Sobral, concelho de Mortágua em Viseu. Mas, já revirei os livros de 1882 até 1892 e não encontrei nada! Pela as nossas contas ele deve ter nascido entre 1886 e 1888, mas não encontramos nada nos livros. Você consegue me ajudar? Estou um pouco perdida, não sei onde mais procurar

  • @giovannamunt

    Voce pode procurar no familysearch, seção imagens. Lá costuma ter dados que nao se encontram no tombo.

    E para marcar alguem, use "@" + apelido, como fiz acima.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.