gente alguém tem como me ajudar por favor????

eu estou desesperado atras da certidão de nascimento do meu avô e não encontro de jeito nenhum. ja achei a certidão de batismo, casamento e óbito, mas nenhuma serve porque eu realmente preciso a do cartório e eles não acham. ele se batizou na bairro santo cristo no Rio de janeiro e não sei onde procurar mais. so falta isso pra eu dar entrada no processo. alguém consegue me ajudar a encontrar essa certidão?

o nome dele seria

Nelson Barbosa nascido no dia 01/04/1946 e foi batizado dia 21/04/1946 na paroquia santo cristo dos milagres.

filiação: Laurinda Couto Barbosa e Manoel Barbosa ( ambos são portugueses e possuo toda a documentação)

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @carlosdanielambrosio

    Bom dia,

    Acho que encontrei a HABILITAÇÃO DO CASAMENTO dos seus bisavós:

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 2 (Freguesia de Sacramento) - Z8 (antigo código MZ) 

    Barbosa Manuel (Contratante)

    Couto Laurinda Brito do (Contratante) 

    Habilitação para casamento; 1931

    Numero: 6.636

    Maço: 256

    Gal (imagino ser galeria): A

    A pretória em questão se tornou a 6a CIRCUNSCRIÇÃO, que engloba o bairro de Santo Cristo.

    Dessa forma, o nascimento do filho deve estar nela, que é atualmente o 3° rcpn rj, localizado na Avenida Graça Aranha.

    Com isso, há 4 caminhos:

    1) Você pode pedir de forma online essa habilitação (se forem seus antepassados) pelo arquivo nacional ("http://consulta.an.gov.br/"). Se ja tiver cadastro no sian, use esse. Esses pedidos demoram uns 3 meses em média.

    2) vc pode buscar o casamento dos bisavós, no sian ou no Familysearch, confirmando se os citados acima são seus antepassados e a localização do nascimento do filho.

    3) vc pode olhar o livro de nascimento no sian do arquivo nacional, que contenha a data em questão.

    4) Ligar para o 3o Rcpn e fazer uma busca informal no arquivo di cartório ou uma formal no cartorio.

    Essa é a capa do livro (numero 35). Tentei anexar o arquivo, mas não funcionou.

    A capa do livro:

    Boa sorte na busca!

  • oi, bom dia!!

    muito obrigado!!

    eu fiquei um pouco perdido agora. eu tenho todos os documentos dos meus bisavós. eu ja fui no cartório e eles falaram que não acharam a certidão de nascimento do meu avo la. através da habilitação de casamento dos meus bisavós eu consigo achar a certidão do meu avô?

  • será que você consegue ter acesso a habilitação de casamento do meu avô nelson Barbosa com Áurea Martins Barbosa?

    eles se casaram na segunda RCPN entre 1967-1970.

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @carlosdanielambrosio

    Boa noite,

    Primeiro, marque a pessoa com quem vc quer falar como fiz nessa mensagem para vc, com um @+apelido do fórum. Dessa forma, o sistema avisa que tem uma msg para vc.

    O seu processo é de filho ou neto? Dê mais detalhes para uma ajuda mais completa.

    A habilitação que mencionei é do seus bisavós?

    Com a habilitação dos seus bisavós não dá para achar a do seu avo, mas da pra estimar onde ele foi registrado, isto é, no mesmo local de casamento dos pais (seus bisavós).

    Vc olhou o livros do Familysearch e sian? Busque pelo casamento dos seus bisávos no sian e fs e o nascimento do seu avô no livro do sian que nencionei.

    Quando vc mencionou "segunda rcpn", vc quis dizer 2a pretoria, 2a Circunscrição ou 2o rcpn? Como te disse antes, a habilitação acima era da 2a pretoria, que virou 6a circunscrição e, por fim, 3o rcpn, localizado na graça aranha.

    O casamento dos avós é muito recente e n está online. A pesquisa se dá apenas no cartório, como te disse antes.

    Habilitações desse periodo (década de 50 e 60), geralmente, só em cartório, mas no rio, geralmente registros antigos sao incinerados.

    De resto, é so seguir o que te disse anteriormente.

    Boa sorte!

  • @guimoss


    entao, o meu processo seria de neto. Primeiro pro meu pai e depois pra mim. Eu encontrei o casamento dos meus bisavós na 2 RCPN no Rio de Janeiro. Eu fui na 3 RCPN e solicitei a pesquisa de Nelson Barbosa e eles não encontraram. Já olhei em todas os arquivos que você me mostrou e não achei.

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @carlosdanielambrosio

    Se você já fez tudo o que indiquei, só te resta olhar TODOS os livros de nascimento do ano de 1946, de todas as circunscrições (veja a tabela de correspondência entre freguesias/pretorias, circunscrições e RCPNs) existentes.

    Geralmente, uma pessoa era regjstrada em um desses três locais:

    1) No cartório do bairro onde o hospital do nascimento se localiza;

    2) No cartório do local de trabalho do pai, se você tem informações deste ter sido o declarante;

    3) No cartório mais perto da residência da entidade familiar.

    Você ainda tem que passar (se quiser, claro) as informações que mencionei acima, bem como, responder às minhas indagações.

    Caso contrário a ajuda fica difícil.

    Boa sorte!

  • Vou fazer isso agora...

    muito obrigado pela ajuda!!!! @guimoss

  • Conseguir achar a certidão @guimoss!!

    muito obrigado!!

  • Ajuda!


    Preciso de uma orientação, ano passado recebi da Conservatória dos Registros centrais Lisboa o acento de nascimento da minha mãe (brasileira filha de português), estou procurando a certidão de nascimento do meu pai para fazer a transcrição do casamento e não obtive sucesso nas buscas.


    Meu pai nasceu em 02/07/1935, ele afirma que foi registrado em Nova Iguaçu/RJ, fiz contato com o cartório de Mesquita que realizou o casamento em 17/11/1956 e infelizmente o documento que consta no cartório é um certificado de reservista feito de forma transcrita.


    Já fiz varias buscas em alguns cartórios de Nova Iguaçu sem sucesso. Sera que eu posso que eu posso fazer uma Certidão de Nascimento obtida judicialmente e anexar ao processo para o pedido de transcrição do casamento?


    Essas são as informações que eu uso para fazer a busca da certidão:


    Nome: Alceu Góes


    Data: 02 de julho de 1935


    Filiação: Ary Góes e Dulcelina Martins


    Avós Paterno: Abílio Góes e Amália de Souza Góes


    Avós materno: Teodoro Martins e Camila Martins


    Desde já agradeço a atenção de todos!

  • @carlosdanielambrosio

    Achou? Meus parabéns!!!

    Estava em que livro?

    Divulgue o método, se puder, para ajudar os demais membros do grupo, por favor...

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @Agnaldo Góes

    Casamento de Ary e Dulcelina (residentes em mesquita e com livro em uma circunscrição de nova iguaçu).

    "https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89SV-TVWC?i=176&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQR5F-HLZM"

    Se vc achou o certificado de reservista, tentou entrar em contato com as forças armadas? Quem save pode haver outro documento, wue te ajude na localização.

    Você tera que olhar TODOS os livros de nova iguaçu (que englobava mesquita) e de mesquita em datas proximas,usando uma margem de erro razoavel (+ou- 1 ano).

    Boa sorte!

  • @Agnaldo Góes

    Obito de Ary. Menciona que deixou 5 filhos maiores. Se vc localizar a certidoes dos demais 4 filhos.

    "https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6X4Q-9DF?i=181&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7747-LG6Z"

    Obito de um tio (arthur): 1a Circunscricao de n.iguaçu. Menciona a data de nascimento dele.

    "https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G93M-CZMV?i=439&cc=1582573"

    Outro obito. Mesmo lugar

    "https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G93T-CK5?i=589&cc=1582573"

    Um terceiro:

    "https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G93M-CZKD?i=68&cc=1582573"

    Boa sorte

  • Não tinha informação do casamento dos meus avós paternos

    Agradeço todas as dicas!

    O cartório de Mesquita me respondeu que não tem informação a respeito do registro do Sr. Alceu, pois o documento apresentado foi uma Pública forma transcrita de um certificado de reservista, onde consta que ele era natural de Nova Iguaçu, nascido em 02/06/1935.

    Eu já fiz o pedido de busca, infelizmente esta foi a resposta do RCPN da 1ª Circunscrição de Nova Iguaçu: Informo que após buscas realizadas entre Julho de 1935 até Julho de 1950, não localizamos o registro de nascimento em nome de Alceu Góes em nossa Serventia.

  • @Agnaldo Góes , verificou o certificado de reservista?

    Mande um email para o CML, é possível que, pelo número do certificado, eles tenham os dados.

    As certidões de nascimento de Nova Iguaçu não estão online, só tem os óbitos.

  •  @Leticialele,vou tentar conseguir o e-mail do comando da Aeronáutica, vou pesquisar na internet, obrigado!

  • @Agnaldo Góes , mandei mensagem inbox. Envelope no canto superior direito

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.