Certidão de minha bisavó veio apenas com nome

Boa tarde pessoal,


Estou nesta busca de obter a cidadania portuguesa, mas o tempo está contra mim. A minha avó, que é a neta de português, e a mesma está com 93 anos. Então estamos tentando fazer as coisas de forma mais rápida possível, não que ela esteja doente, mas pela idade, inspira atenção.

Dos documentos necessários eu já consegui:

1 - Certidão do meu tribisavô português (Ilha da Madeira)

2 - Certidão de Casamento do trisavô português c/ brasileira (Vassouras/RJ)

3- Certidão de Nascimento de minha avó (Eugenópolis-MG)


O meu problema está na obtenção da certidão de minha bisavó (a filha do português). Ela nasceu na cidade de Carangola-MG . O cartório é muito abarrotado de serviço pelo que observei. Foi o lugar que tive de ficar mais em cima.

Ao realizarem a busca, Não consta o sobrenome dela, apenas o nome e a filiação. Segundo consulta, parece que teve uma época que era normal fazer isso.

A minha dúvida é.... Ele me passaram uma requisição das certidões de inteiro teor e a reprográfica, e disseram-me que provavelmente deverá ser enviada para o juiz para que seja autorizada a emissão.

Devido a essa falta do sobrenome, qual seria o momento, para solicitar a ratificação da certidão de nascimento dela? Provavelmente imagino que terei problemas quando der entrada no consulado com essa documentação.


Espero que me ajudem.

É uma corrida. Preciso naturalizar minha avó, depois minha mãe, para só depois eu poder pegar a cidadania.

Comentários

  • editado April 2021

    @Danilocgoncalves , era normal as crianças, até determinada época, serem registradas apenas com o primeiro nome. Se os nomes dos pais e avós maternos estiverem corretos, nenhum problema.

    Peça a certidão inteiro teor, apostilada.

    Não precisa retificar nada

  • Nossa. Muito obrigado. Eu achei que teria que pedir a certidão de casamento da minha bisavó, pois acredito que lá deve estar declarado, além dos pais, o nome dela completo.

    Mas eu vou deixar assim.

    Segunda agora precisarei fazer um requerimento para o cartório (exigência deles), da certidão da minha bisavó, para obter a certidão de inteiro teor.

    Só que ao invés de eu requerer, vou solicitar no nome da minha avó, pois é preciso provar legitimidade. É mais fácil juntar a identidade dela do que os documentos até chegar a minha para provar o meu vínculo.

    Os cartórios aqui em Minas Gerais é muiiiiiiiito muiiiiito burocrático.


    Consegui a certidão de casamento do meu trisavô (o português), sem precisar de nada disso. Só que foi no estado do Rio de Janeiro né.


    Pensei em fazer uma procuração da minha avó para eu poder falar em nome dela, caso seja necessário. Alguém sabe se posso fazer isso ou tenha um modelo para isso?

    Ela está com 93 anos então é meio complicado e ela não mora na minha cidade.

  • @Danilocgoncalves , leve uma autorização, assinada por ela, com cópia da identidade, dizendo que está impossibilitada de se deslocar até o cartório, pois tem 93 anos e que autoriza você (nome completo, identidade) a solicitar a certidão inteiro teor.

    Se, ainda assim, eles implicarem, fale com o tabelião ou recorra à Corregedoria. Os registros são públicos.

    Cite a Lei de Registros Públicos:

    Lei 6.015, de 31 de dezembro de 1973:

    Art. 17. Qualquer pessoa pode requerer certidão do registro sem informar ao oficial ou ao funcionário o motivo ou interesse do pedido.

  • Preciso achar a certidão de nascimento do meu bisavô em melgaço, talvez em igrejas pois não estaomem

    conservatórias


  • @talitaduraes eu estou organizando a atribuição de nacionalidade da minha avó. Minha bisavó nasceu em Minas Gerais.

    Quanto a certidão de batismo do meu trisavô tá ok. Eu já consegui. O problema é a burocracia do nosso país, mais especificamente do estado de Minas Gerais, que põe uma série de situações que só serve para atrasar o processo.

    Teve uma pessoa aqui no forum que me disse para não esquentar a cabeça quanto a certidão da minha bisavó estar apenas com o primeiro nome, desde que o nome dos pais estejam ok.

    A única diferença que vejo nos documentos brasileiros referente ao meu trisavô português é que ao invés de Manuel está Manoel. Consegui até a certidão de casamento dele aqui no Brasil. Tudo certinho. Tudo de inteiro teor.

  • @Danilocgoncalves , Manoel = Manuel. Não há retificação a fazer.

    Não tem mesmo problema algum o nome da bisavó estar apenas com o primeiro nome, era normal naquela época.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.