Dados divergentes

Olá gente, tudo bem?

Na certidão de nascimento do meu bisavô Guilherme vem dizendo o nome do meu trisavô Manoel Francisco Soares dos Santos nascido por volta de 1872/1873 falecido em 1944 . Porém os nomes dos pais dele constam somente Ignacio Francisco e Maria Rosa, tanto no nascimento dos filhos quanto na certidão de óbito dele. Será que omitiram o sobrenome do pai? De onde pode ter saído o resto do sobrenome do meu trisavô?

Fiquei sabendo através das certidões que ele casou com Izaura na 7a pretória cível do Rio de Janeiro (distrito federal), procurei e não achei nada. Porém na certidão do ultimo filho vem falando que ele casou no ESTADO DO RIO, isso em 1924. É possível esta mudança?

Comentários

  • @vinisousa4166 , a 7a Pretoria cível é no Rio de Janeiro e, dependendo do ano, corresponde a um RCPN atual.

    Certamente seu trisavô fixou o nome no casamento. Como estão os nomes dos avós, tanto paternos como maternos, na certidão de nascimento do seu bisavô?

  • @leticia avós paternos: Ignacio Francisco e Maria Rosa (de Jesus).

    Avós maternos: Antonio Augusto Ferreira e Maria da Costa Salles Ferreira.

    Certidão do meu bisavô:


  • editado March 2021

    @vinisousa4166 , a 3a Circunscrição em 1917 é o atual 3 RCPN - Centro, Rio de Janeiro.

    Fica na Av. Graça Aranha, 416 - Sala 601 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20030-903

    Se casaram na 7a pretoria, é o atual 11º RCPN : Rua Sidônio Paes, 38 - Cascadura, Rio de Janeiro - RJ, 21350-031

    Procurou o casamento no Family Search?

    De onde vem o nome, é difícil saber, às vezes! Eles escolhiam o nome que queriam, até onde sei!!

  • editado March 2021

    @Leticialele estou procurando nos índices os nomes mas é complicado pq a 7a pretória se tornou 11a circunscrição e 12a circunscrição, e no FamilySearch é pela circunscrição, eu obtive uma pista que em um dos livros dos nascimentos dos filhos (Mario) onde fala que casaram há 15 anos. Esse documento é de 08/07/1922, isso dá que eles se casaram em 1912/1913/1914. Mas já procurei e não acho, será que ele trocou de sobrenome quando se casaram? Isso é possível?

    edit:


    Esse é o documento que fala que eles se casaram na 7a pretória cível

    Todos extraídos dos nascimentos dos filhos, engraçado que ele é citado em vários documentos nascimento dos filhos/morte e casamento de uma filha mas não informa mais nenhum dado de onde ele veio ou quando chegou.

  • editado March 2021

    @vinisousa4166 , se em 1922 eram casados há 15 anos, casaram em 1907.

    E, em 1907, a 7a pretoria é o 5º RCPN atual

    Vou dar uma olhada no family search. Lá tem muita indexação com engano!

    Já achei uma mãe chamada "Dezeseteannos Deidade"!!

  • editado March 2021

    @Leticialele perdão, eu fiz confusão enquanto escrevia e não reparei.

    O documento que consta que eles foram casados há 15 anos é de 08/07/1928 o que dá 1912/1913.

    Nossa, ele é um site maravilhoso mas as vezes nos engana. Pois é por isso minha preocupação em saber o nome correto pois talvez não esteja "Manoel Francisco Soares dos Santos".

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.