Ajuda pra busca de certidão de nascimento/baptismo de bisavô e bisavó portugueses que nasceu em 1888

Pessoal, estou precisando de ajuda para encontrar a certidão de batismo do meu bisavô, por favor :)

Estamos tentando solicitar a nacionalidade portuguesa para meu pai, pois meu avô, filho do meu bisavô já faleceu.

Para isso, estou tentando localizar a certidão de nascimento do meu bisavô primeiramente, pois consegui mais informações sobre ele, inclusive a cópia da Registro de Estrangeiro ( RE, acho que modelo 19), mas não consigo avançar nas buscas. Me cadastrei no sistema online do arquivo Distrital de Viseu, mas me sinto perdida. Vi que algumas pessoas conseguem inclusive ser as certidões, mas eu não sei nem como chega a esse ponto.

Entrei no site do tombo.pt (https://tombo.pt/f/srn04#MARR) e na cidade que eu acredito que meu bisavô tenha nascido, não encontrei os registro de 1888 em diante. Tenho medo desses arquivos terem se perdidos. Bem, mas seriam muitos registros paroquiais nesse caso, referente a Tabosa da Cunha ou Tabosa, como estava nesse site.

Dados do meu bisavô:

Nome: Jose Augusto Barroco ou Barrouco ( no RE está Barrouco e nos outros documentos, como registro do meu avô está Barroco e de uma das minhas tias (netas dele), mas na certidão da minha outra tia está apenas José Augusto)

RE: 128.622 (O documento data de 05 de abril de 1940)

Profissão no RE: Jardineiro

Filiação: José Antônio Barrouco / Anna Maria

Naturalidade: Tabosa da Cunha, Distrito de Viseu, Portugal

Data de Nascimento: 04/08/1888

Data de falecimento: 31/05/ 1971 (Faleceu em Santo, São Paulo, Brasil - Não sei se eu vou precisar dessa certidão de inteiro teor, por isso ainda não pedi)

Certidão de Casamento: Não encontramos, nem sabemos se eles se casaram no Brasil ou em Portugal por procuração. Sei que meu bisavô veio primeiro, depois mandou dinheiro para minha bisavó vir e provavelmente a procuração para se casarem, mas isso não é uma informação precisa. Sei que eles já namoravam antes dele vir para o Brasil). Como posso descobrir isso?

Casado com: Maria Augusta Barroco (sobre a minha bisavó, tenho data de nascimento e falecimento: 02/01/1898 e 13/09/ 1973 (Em Santos) respectivamente, segundo consta na lápide dela).

Vi que para solicitar a certidão de Baptismo (Reprodução Certificada, de narrativa completa e Datilografada) dos meus bisavós preciso dos documentos abaixo. Mas não tenho ideia de como saber com certeza o Distrito, Concelho, Freguesia, nº do assento, nº da página, data do documento. Tipo de ato * - escolha "Batismo/nascimento" do meu bisavô, nem como escolher qual o tipo de pedido no site do: http://digitarq.advis.arquivos.pt/oservices.

Levantei esses requisitos para preenchimento dos formulários, em um post de discussão com Orientação de vocês, como segue: "Distrito ¹; Concelho *; Freguesia *; Nome do pai **; Nome da mãe **; Nome*; Cônjuge **; Cota atual (pode deixar em branco); Nº do assento ¹; Nº da página ¹; Data do documento Ano / Mês / Dia (a selecionar); Informação adicional - Qualquer informação que seja relevante, a seu juízo, para a localização do registo; SEGUINTE; Tipo de reprodução - Escolha Reprodução em papel; Reprodução certificada - Marque SIM"


Agradeço imensamente se alguém puder me ajudar com os dados que preciso sobre o meu bisavô e se possível data de casamento e local dos meus bisavós e indicar o caminho para solicitar os documentos em Portugal, conforme exigido pelo Consulado.


Gratidão!


Comentários

  • @Eryka os registros do ano de 1888 estão sim disponíveis. Estão no livro com datas 1871-03-26 – 1891-12-13: https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1063081

  • @GlauciaBuarque , agradeço muito por me responder.

    Me tira uma dúvida, Tabosa da Cunha e Cunha são os mesmos locais?

    Com os dados que eu tenho do meu bisavô será que eu consigo a certidão de batismo dele? Gratidão. Ainda me restam muitas dúvidas. Vou olhar esses arquivos que vc me enviou. Gratidão!

  • @Eryka

    Veja pelo Google Maps que são locais diferentes, mas próximos.

    Tabosa da Cunha tem um mosteiro.

    Cunha fica em Santo Antão (o santo de cara mais mal humorada na terra), mais ao sudeste.

    O que existe hoje, não significa que era antigamente, mas um mosteiro indica algo mais permanente. Cunha tem duas capelas somente.

  • @gandalf , agradeço a explicação. Eu realmente não entendo nada sobre isso. Vocês são muito gentis, E pela primeira vez estou tendo a chance de tirar dúvidas com alguém (alguéns).

    Com os dados que dei, não é possível achar o registro de batismo?

    Com o link que a @GlauciaBuarque me passou, comecei a procurar o Registro do meu bisavô, que ao que indica o Documento de Estrangeiro dele, nasceu no dia 04 de agosto de 1888. O ano de nascimento dele começou a ser mostrados nos registros a partir do registro PT-ADVIS-PRQ-PSRN04-001-0004_m0084.tif (m0084), mas estou no registro m0091 e não achei nada do meu bisavô, por isso eu perguntei se Tabosa da Cunha e Cunha eram a mesma coisa. Como saber a paróquia correta se eu não encontrar nesse link? Nos registros de Tabosa (só Tabosa mesmo, não tem Tabosa da Cunha no site tombo.pt) não aparece documento nenhum de 1888 em diante.

    Como fazer para encontrar esses registros? Me parece que ele está complicado mesmo.

    Não sei quanto tempo as pessoas levavam para batizar seus filhos depois do nascimento, pois já estou vendo os registros de abril de 1889 em Cunha e nada. Vou olhar até o fim. Pois acho que preciso disso para requisitar o documento. Gratidão.

  • @Guilherme Moreira , muito obrigada por ter respondido no outro tópico.

    Vamos continuar aqui sim! Então, tem dois problemas sobre o que vc comentou:

    1 - O link que eu recebi só vai até 1891, e não fui eu quem achou. Vou olhar antes a partir de 1882, como você sugeriu, para ver se acho a certidão de batismo do meu bisavô. Mas lembrando que o link aponta para os registros de Cunha, não de Taboza da Cunha, como sugere o RE do meu bisa. Será que vc tem o link com esses registros?

    2 - Vou precisar da certidão de casamento? Ai meu Deus! A única coisa que tenho da minha bisavó é o nome de casada, data de nascimento e óbito. E talvez a naturalidade, pois segundo meu pai e tias, minha bisavó era da mesma cidade do meu bisa.

    Dados da Bisavó - Maria Augusta Barroco. Data de nascimento e falecimento: 02/01/1898 e 13/09/ 1973 (Em Santos) respectivamente, segundo consta na lápide dela). Não tenho nem o número do registro de óbito dela, pois no cemitério, eles informaram que o livro de registro com essa informação se perdeu em uma inundação que ocorreu lá. :(

    Será que consigo? Estou com medo de não conseguir.


    Grata!

  • @Eryka

    No registro de nascimento do seu avô não tem o nome dos avós maternos?

  • Oi @Eryka Como você postou o link do tombo, não tive o cuidado de verificar a localidade. Creio que são dois lugares distintos: https://www.cm-sernancelhe.pt/index.php/concelho/freguesiasconcelho.html?id=105:cunha&catid=114

    Os livros de Tabosa estão aqui: https://tombo.pt/f/srn18

    Porém, o ano que você busca não está disponível online. Solicite uma busca ao Arquivo Distrital. É só seguir essas instruções: https://www.youtube.com/watch?v=LrcCby9Nzh8&feature=youtu.be&ab_channel=ArquivosTorreTombo

    Acredite, você tem a informação mais valiosa: o local de nascimento! Eu passei por uma verdadeira pesquisa de anos para localizar o assento de batismo do meu bisavô

  • @GlauciaBuarque muito grata por retornar.

    Eu estou com dificuldades para saber quais são os dados que tenho que preencher em cada campo.

    não tenho ideia de como saber com certeza o Distrito, Concelho, Freguesia, nº do assento, nº da página, data do documento. Você saberia como preencher essas informações com os dados que postei na minha mensagem, sobre meu bisav^?

    Outra coisa, não sei qual é a busca, se dá para fazer o pedido de uma busca online (com registro online) ou se é melhor fazer o pedido direto de cópia datilografada?


    Gratidão

  • @Guilherme Moreira , eu não tenho ainda a certidão de nascimento do meu avô, apenas a cópia da certidão de casamento dele. Vamos pedir a certidão de óbito do meu bisavô para ver se achamos a data de casamento e local. Como houve uma mudança do nome do meu bisavô, de Barrouco para Barroco, imaginei que iria precisar pedir a retificação de todos os documentos, e não tinha pensado em pedir agora a certidão de nascimento do meu avô. Mas vou fazer isso. Tem que ser de inteiro teor ou simples, vc sabe?


    Grata!

  • 3pDwChbK3pDwChbK Membro
    editado February 2021

    @Eryka nao precisa preencher o número do assento e etc. Vc vai preencher somente as informações obrigatórias. O que vc vai fazer é solicitar ao AD que busque o assento de batismo com as informações que vc possui, pois os livros não estão disponíveis online, logo vc não pode procurar por si mesma. Quando e se eles confirmarem que localizarem o assento, aí vc vai pedir uma cópia. Por enquanto, concentre-se no pedido de pesquisa. Só precisa seguir exatamente as instruções do vídeo que eu postei, é bem didático.

    Faça o seu registro aqui: https://digitarq.advis.arquivos.pt/NewUserForm.aspx

    Depois de registrada, faça a solicitação de pesquisa clicando “serviços em linha - Os meus pedidos - Novo Pedido - Pedido de pesquisa”

  • @GlauciaBuarque, agradeço muito a sua ajuda. Vou fazer o pedido de pesquisa. Eu pensei que tivesse que ter tudo aquilo. Já estava meio triste.

    Foco na pesquisa agora. rsrs E rezar pra conseguir. Eu fui dar ideia pro meu pai, agora ele fica perguntando a toda a hora sobre isso. Parece criança quando vai fazer viagem e logo na primeira quadra depois de sair de casa já pergunta se está cehegando, rs

    Gratidão!

  • @Eryka boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.