Email rcr centrais

Olá!

Acabei de receber esse email da RCR centrais. E não sei o que significa. Poderiam me ajudar? Obrigado ##Em resposta v/ pedido de informação infra, informa-se que o processo de atribuição da nacionalidade portuguesa, em apreço, se encontra despachado, tendo sido autorizado o registo da nacionalidade, por averbamento, após transcrição da certidão estrangeira de nascimento, aguardando-se a feitura do respetivo registo de nascimento##

«1

Comentários

  • @Thiago25111986 , significa que seu processo foi aprovado e aguarda que o registro de nascimento português seja feito.

  • editado February 2021

    @Leticialele obrigado. Eu pergunto porque no mês de outubro do ano passado recebi um email da IRN dizendo que meu processo foi indeferido, porque não havia comprovante dos laços com a comunidade portuguesa.

    Como houve mudança na lei, e esse detalhe não será mais exigido, enviei email para que fosse revisto meu pedido. Aí esse email chegou.

    Você acha que pode ter sido desencontro de informação? Eu não gostaria de alimentar esperança em vão. Meu processo foi iniciado em 2017.

    Obrigado de novo

  • editado February 2021

    @Thiago25111986 , certamente eles reviram seu processo e aprovaram! Se estava tudo certo e só faltavam os vínculos, não havia mais motivo para o processo ser indeferido!

    Está bem claro na mensagem:

    "...informa-se que o processo de atribuição da nacionalidade portuguesa, em apreço, se encontra despachado, tendo sido autorizado o registo da nacionalidade, por averbamento, após transcrição da certidão estrangeira de nascimento, aguardando-se a feitura do respetivo registo de nascimento"

    Em umas 3 ou 4 semanas você terá o registo português. Parabéns!!

    Acompanhe pelo site nacionalidade.justica.gov.pt.

    Já consultou o site?? A "bolinha 6" deve estar verde!

  • @Thiago25111986

    Se você ainda não tem o código de acesso online, peça por email em rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt informando seu nome, modalidade (art-1D), numero de processo, e a conservatória.

    Já deve estar verde até a bolinha 6. Quando completar estarão todas as bolinhas em verde. Verifique o texto logo abaixo das bolinhas, que indica o estado de seu processo, resumidamente: "aprovado, aguardando registo."

  • Isso mesmo , só tenho o número do processo . O código não possuo. Vou solicitar do jeito que você me passou @gandalf .

    @Leticialele Vou checar no site sim.

    Obrigado pela ajuda!!!

    Espero trazer boas notícias em breve.

  • @Thiago25111986 , terá excelentes notícias, com certeza!!!

    Mande logo esse e mail e volte aqui para comemorar!!

  • @Thiago25111986 , conseguiu a chave de acesso??

  • editado February 2021

    @Leticialele Boa notícias.....

    Recebi um email a duas horas atrás com o código e consultei no site.

    A bolinha está verde até o número 6.

    E abaixo escrito:

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um registro de cidadão Português.

    Acho que deu certo , né?

  • @Thiago25111986 , sim!!! Agora basta aguardar a criação da sua certidão portuguesa!!

    Parabéns!!

    Hoje uma forista relatou que o registro dela demorou 3 meses desde a aprovação do processo!!!

    Agora você acredita??

  • editado February 2021

    Acredito!!!

    Muito contente. Vamos aguardar e da próxima vez trago a notícia top que a certidão ficou pronta.

    Obrigado @Leticialele

    Obrigado@gandalf

  • editado February 2021

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida.

    Durante o processo eu casei.

    Preciso atualizar o estado civil antes de emitir o cartão cidadão ou existe alguma coisa que possa prejudicar se eu decidir transcrever Depois?

    Digo depois porque minha esposa está com o processo de cidadania Italiana em andamento e não sei quando ficará pronto.


    Obrigado

  • Boa tarde!


    Gostaria de informar a conclusão positiva do meu processo. Recebi no dia 16 deste mês o e-mail informativo.

    Grato pelas dicas @gandalf @leticiaknovais .

    Só uma última ajuda!

    Durante o processo eu me casei. Preciso atualizar o estado civil antes de emitir o cartão cidadão ou existe alguma coisa que possa prejudicar se eu decidir transcrever Depois?


    Obrigado novamente

  • editado March 2021

    @Thiago25111986

    Parabéns. Você agora é português de nascença.

    Sim, você deve fazer a transcrição do casamento. O consulado exige que seja feito e cria muita dificuldade sem ela. Se não fizer antes, quando fizer terá que trocar o CC.

    É a transcrição que inclusive dá direito de nacionalidade derivada para a esposa. Mas ela terá que aguardar 3 anos com filhos atribuídos, ou 6 anos sem filhos.

    A @Leticialele vai gostar de saber. ;-)

  • Obrigado @gandalf .

    Perguntei se existe algum problema porque minha esposa está com processo Italiano em andamento. E um dos documentos que é necessário enviar é a certidão do cônjuge que conste a dupla nacionalidade.

    O que vc acha?

  • @Thiago25111986 , agora, sim, você acreditou!!!!

    Parabéns!! Comemore com muito vinho e bacalhau!!!

    Transcreva seu casamento em um Consulado antes de fazer o cartão cidadão.

    Se sua esposa está tirando a cidadania italiana, não precisa da portuguesa!

  • Obrigado @Leticialele !

    Agora sim !!!

    Você sabe informar o prazo da transcrição?

    A princípio a idéia seria tirar como solteiro e quando sair da minha esposa, eu faria a transcrição. ( Assim ficaria tudo certinho)

  • @Thiago25111986 , de 4 a 6 semanas, nos Consulados pode até ser mais rápido.

    Se você for do Rio, pode mandar um email para eles perguntando se podem transcrever seu casamento no dia em que for pedir o cartão cidadão!

  • Muito obrigado novamente

  • @Thiago25111986 , de que cidade você é?

  • Sou de Jundiaí SP

  • @Thiago25111986 , faça a transcrição pelo Consulado de Santos. Estão aceitando os processos pelos Correios, e fazem bem rápido.

    Olhe os documentos: https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/

  • Se eu mandar pra Santos os documentos para transcrição terei que fazer também o Cartão Cidadão e passaporte por lá?

  • @Thiago25111986 , não! Não confunda as coisas

  • @Leticialele acabei de ver no site que existe a opção de fazer a transcrição sem emitir o CC, eu tinha visto apenas a opção transcrição junto com a emissão do CC.

    No meu caso e da minha esposa não existiu troca de nomes ( eles ficaram iguais os de solteiro) . Isso pode agilizar ou dá na mesma?

  • @Thiago25111986

    Qual é o seu estado civil? Ele consta no CC. Sua esposa já recebeu a cidadania portuguesa?

  • Hoje @gandalf meu estado é casado e minha esposa está com processo Italiano em andamento então não irá precisar da cidadania Portuguesa.

  • @Thiago25111986

    Código Civil, Decreto-Lei n.º 47344, Artigo 1651.º - (Casamentos sujeitos a registo)

    1. É obrigatório o registo: b) Dos casamentos de português ou portugueses celebrados no estrangeiro; c) Dos casamentos dos estrangeiros que, depois de o celebrarem, adquiram a nacionalidade portuguesa.

    Há outras leis que dizem o mesmo. Você decide se quer andar ilegal.

  • editado March 2021

    Desculpa @gandalf mas quando mencionei que, o nome de minha esposa e o meu nome estão iguais aos de quando ela e eu era solteiros , queria saber se por essa razão o processo de transcrição poderia andar mais rápido .

    Independente , gostaria de agradescer sua ajuda @gandalf e também a ajuda da @Leticialele . Com vossa orientação adquiri o código para consulta do processo.

    Sou muito grato . Que Deus abençoe vocês, abraços

  • @Thiago25111986 , dá na mesma. É bem rápido.

  • @Thiago25111986

    Na letra da lei, como disse acima, a transcrição é obrigatória. Mas você pode adiar a transcrição.

    Cedo ou tarde, ela terá que ter a transcrição feita. E se fizer o CC sem ela, terá que trocar o CC quando fizer.

    Não é só o nome. É o estado civil que conta. A propósito, a italiana de sua esposa muito provavelmente tem essa mesma obrigatoriedade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.