Prova de vida

@Leticialele

Obrigada por responder prontamente!

Sobre a pergunta abaixo, me respondeu que precisa ser no consulado mais próximo, mas fica longe da casa do meu pai, ele pode fazer no cartório da cidade dele? Eles já tem modelo?

___________________________________________

2 - Sim, com mais de 70 anos, tem que fazer prova de vida, no Consulado que atenda à área em que reside. Basta comparecer, com documento de identidade com foto. O Consulado já tem modelo próprio. A prova de vida não precisa ser apostilada;

«1

Comentários

  • @smoreira , as Conservatórias costumam aceitar apenas a prova de vida feita no Consulado.

    Mas, devido à pandemia, você pode fazer em cartório, mandando, junto, um documento explicando que, pelo recrudescimento da pandemia de covid-19, é perigoso para seu pai fazer uma viagem, já que a cidade em que vive fica a XXX quilômetros do Consulado que atende à sua região.

  • @Leticialele

    Obrigada pela dica!!

    Vou fazer assim pelo cartório.

  • Aqui em MG o consulado ainda exige comprovante de residência em nome do requerente.

    e cópia xerox do RG

  • @leonardocouto

    Obrigada pela dica

  • @smoreira

    Você perguntou com a sua ideia já pre-concebida de fazer a PV no cartório. O fato da Leticialele ter lhe dado uma sugestão para reforçar sua PV não significa que vai ser aceita. As conservatórias só aceitam PV no consulado.

    Algumas vezes fazem até sem ter a PV. Fazer no cartório geralmente dá exigência na mesma proporção que não ter PV. Com 75 pode ser que passe. Acima de 80 anos sempre pedem.

    Então, ou faz no consulado, ou não faz nada e corre o risco de ter exigência e fazer depois no consulado depois. Quando chegar nessa hora da exigência, daqui a um ano ou mais (se houver), o mundo já estará um lugar melhor de se viver. Vai no consulado, faz, e manda. Atrasa uns 2 meses no resultado, mas contorna seu problema atual.

  • @gandalf

    Obrigada pela dica, uma dúvida:

    Deus me livre se ele falece por ex. nesse tempo de 2 anos, digamos; e no meio do caminho pedem a prova de vida!

    O processo será indeferido, correto?

    Ajuda se eu for a procuradora? Ele mora no BR e eu em PT. Tem algo que eu possa fazer por ele para garantir que o processo flua?

    De repente se alguém da família do Brasil com procuração for até o Consulado fazer a PV, a conservatoria aceita?

    Obrigada

  • Eu pessoalmente não arriscaria. Mandaria com a prova de vida do consulado. Mesmo que seja longe e complicado de fazer

    Não sabemos como vai estar o mundo em 2 anos. É uma garantia que mesmo na falta o processo será concluído.

  • @leonardocouto

    Obrigada

    Vou fazer no consulado. Minha irmã pode fazer por ele através de procuração? Ou PV só a pessoa?

    Tks

  • @smoreira

    Sábia decisão. Para a PV a pessoa tem que ir pessoalmente ao consulado.

    Aproveite que ele vai ao consulado e faça o reconhecimento presencial da assinatura do form-1C. Certifique-se de que ele tem um RG bem recente. RGs antigos ou danificados podem suscitar suspeita de fraude e causar exigência. Documentos novos incorporam novos mecanismos de segurança.

    Não precisa agendar no consulado, mas convém saber como está o funcionamento em seu estado. Amanhã (terça) é feriado em PT (Entrudo/Carnaval).

  • editado February 2021

    @smoreira prova de vida não é uma obrigação para que seja feita no consulado.Isso é uma exigência de alguns conservadores do ACP do Porto.Tempos atras questionei a Secretaria de Justiça a qual o IRN é subordinado sobre alguns assuntos e entre eles a obrigatoriedade da prova de vida ter q ser feita nos consulados e tive a resposta acima.

  • @Vlad Pen

    Obrigada pela informação,

    1) vamos fazer por Lisboa, pois me disseram que é único lugar para atribuição de netos, confirma isto?

    2) No caso de Lisboa sempre pedem prova de vida? (75 anos)

    Obrigada

  • @gandalf

    Muito obrigada!

    As orientações são bem claras e precisas!

    Vou seguir as orientações

    Vocês ajudam muito!!

    Tks

  • @smoreira , processos de netos, sempre em Lisboa.

    É conveniente mandar a prova de vida.

  • VefelVefel Member
    editado February 2021

    Boa tarde a todos, sempre li aqui no fórum que o processo de netos deve ser protocolado somente na Conservatória de Lisboa. Por isso, gostaria de perguntar a vocês se uma informação que foi dita ao meu primo procede: Ele consultou um advogado que trabalha com cidadania para obter informações para o processo de cidadania do seu pai (meu tio) como neto de português e lhe foi dito que qualquer processo, mesmo os processos de netos, poderiam ser protocolados em qualquer conservatória. Isso procede mesmo? Em caso negativo, o que acontece se alguém tentar fazer isso em outra conservatória que não seja a de Lisboa (no caso de processo para netos)? O processo é aceito? Será possível ter ocorrido alguma inclusão recente de outras conservatórias que aceitam processo de netos quando houve essa mudança recente da legislação? Também estou iniciando o processo de cidadania de minha mãe que, como meu tio, o fará como neta de português, por isso gostaria de esclarecer esta dúvida. Desde já agradeço

  • editado February 2021

    Até acredito que essa informação passada pelo advogado esteja correta...(!!!)...

    Qualquer pessoa interessada pode dar entrada em seu processo na Conservatória que lhe for mais conveniente...Contudo...Por enquanto...E...Até que seja oficialmente alterado pelo IRN...Sabemos que todo processo de Neto que é apresentado em qualquer outro balcão de Nacionalidade...Se for aceito...!!! É automaticamente encaminhado para Lisboa...!!!

  • Muito obrigada pela resposta, @nicamacedo, Então se alguém protocolar em outra conservatória, basicamente ele ficará parado, não vai ser nem numerado, certo? Isso só acontece na de Lisboa. Seria apenas uma perda de tempo, certo?

  • Muito obrigada!

  • @Vefel

    Protocolado sim, processado, por enquanto, não. Pode ser entregue em qualquer conservatória. A conservatória que recebeu o processo remeterá para Lisboa. Há uma norma (por Despachos) que define que conservatória pode fazer o que. Mudanças são pontuais e raras.

  • @Leticialele

    Obrigada pela resposta!!

  • Sim, obrigada a todos!

  • @gandalf

    "Não precisa agendar no consulado, mas convém saber como está o funcionamento em seu estado. Amanhã (terça) é feriado em PT (Entrudo/Carnaval)."

    Estou dando entrada em um processo de filho de português com 83 anos, registrado pelo pai antes de 1 ano, estamos querendo enviar para ACP, o RG dele acabamos de renovar, esta com poucos dias:

    Como consigo fazer a prova de vida no consulado em Curitiba antes da conservatória pedir?

  • Boa noite amigos!

    Preciso fazer uma prova de vida para uma tia de 82 anos e recebi uma orientação de fazer por cartório. Mas os cartórios da minha cidade que consegui contato não me apresentaram uma solução confiável (não me pareceu uma coisa que eles fazem com frequência) e me pediram um modelo para redigir, e apontaram a "escritura declaratório" como solução. Não sei se é o caminho... E como estou a 150km do Consulado Português do Rio...

    Estava pesquisando e achei essa discussão que já tem mais de um ano... Onde se fala que o certificado de vida feito pelo consulado é o mais seguro. @gandalf comentou, naquele contexto, de no cartório geralmente dar exigência... Já @Vlad Pen apresentou uma resposta da Secretaria de Justiça...

    Pensei que talvez, passado esse 1 ano, já teriam alguns casos para sedimentar uma tese a respeito.

    Qual a opinião que vocês têm atualmente sobre esse assunto?

  • @J_Feiteira

    Essas coisas são um pouco fluidas, e mudam de um ano pra outro.

    Antigamente só aceitavam a Prova de Vida feita no consulado, e a idade era subjetiva, porque diziam apenas "prova de vida para idosos".

    Atualmente o consulado (devido a sobrecarga e a pandemia) só faz PV se apresentar uma carta de exigência específica do IRN.

    Se quiser fazer por excesso de zelo, para maiores de 80 anos, pode fazer no cartório. Leia o post e clique no link dentro dele. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/280067/#Comment_280067

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @J_Feiteira

    Busque o modelo do @Jonvasques .

    Ele fez a PV no cartório. Lembre-se de apostilar o documento e mencioná-lo no item "outros docs", juntamente com outros docs adicionais.

    O link:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277413/#Comment_277413

    Boa sorte!

  • editado April 2022

    @gandalf

    Recebi resposta da DHL. a minha encomenda foi entregue no dia 31/03/2022 juntamente com a dos meus irmãos.

    Atualizei na planilha, só falta colocar na posição correta. Obrigado.


  • flor1flor1 Member
    editado July 2022

    Bom dia!

    Qual cartório faz prova de vida? Registro Civil faz? Seria para processo de neto, com 76 para 77 anos. Podem exigir?

    Obs.: Ele acabou de tirar passaporte.

    Obrigada!

  • @flor1

    Com essa idade não precisa PV. Só acima de 85.

  • flor1flor1 Member

    Que bom! Pensei que precisaria para acima de 70.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.