Validade dos documentos para Transcrição de Casamento

Olá pessoal! Eu vou fazer a Transcrição de Casamento dos meus avós (ambos portugueses e ambos falecidos) por Ponta Delgada.

Porém, eu juntei os documentos no ano passado mas acabei não enviando na época. Estou reorganizando-os pra enviar só agora, e estou com medo de serem recusados por haver documento fora da validade.

Juntei os seguintes documentos:

1) Papel escrito com o Nº do assento e conservatória do meu avô e avó (ambos assentos estão informatizados)

2) 2 Certidões de nascimento do civil online ( 1 do meu avô e 1 da minha avó), (ambas emitidas há mais de 6 meses)

3) Certidão de casamento (casaram no Brasil) de inteiro teor apostilada (Enviarei a 2ª via, que foi emitida e apostilada em nov/2019, há mais de 1 ano)

4) Requerimento de transcrição assinado no cartório com a firma reconhecida por autenticidade (assinado e autenticado em fevereiro de 2020)

5) Cópia da CNH da requerente (autenticada em fev de 2020)

Existe risco da conservatória de Ponta Delgada recusar meus documentos? E se eu mandasse para o Consulado do Rio de Janeiro, teria risco?

Na página central de documentos aqui do fórum indica que alguns documentos teriam de ter menos de 180 dias. Fiquei na dúvida se isso se aplicaria a PD. (https://www.cidadaniaportuguesa.com/documentos/)

Desde já agradeço a dedicação de todos!! Já tive muitas dúvidas esclarecidas aqui pelo fórum!!

Obrigada!!

Comentários

  • @Gflima dificil dizer se PD aceitaria as certidões com mais de 1 ano.Acho melhor tentar pelo consulado.

  • @Vlad Pen No meu caso foi uma 2ª via da certidão de casamento, pois não encontramos o original. Mas se eu tivesse a certidão original, emitida à época do casamento, eu teria que solicitar uma 2ª via, pra ter um documento emitido a menos 1 ano?

  • @Gflima , vai precisar de outra certidão de casamento. Mande a original que o Cartório vai fornecer.

    Faça a transcrição pelo Consulado que atenda à sua região, estão aceitando os processos pelos Correios.

    Os Consulados têm modelos de requerimento e estes precisam, além da assinatura reconhecida por autenticidade, serem apostilados.

    O pagamento para Ponta Delgada ainda não está bem claro como funciona.

    No Brasil, eles emitem um boleto ou você faz um depósito identificado, em reais. É mais prático.

  • a ranscriicão dde casamento é feita no consulado ou no cartório?

  • @doca , a transcrição é feita no Consulado,

    Os documentos, apostilas e reconhecimento da assinatura por autenticidade você faz no Cartório

  • Se você mora no RJ ou ES pode fazer pelo correio no consulado do Rio. Se você mora em SP ou MS, pode fazer pelo correio em Santos. Se você mora na grande BH pode fazer no consulado (acho que não aceitam pelo correio). Outros consulados tem que pesquisar.

    Em todos os casos, pode-se fazer novamente em Ponta Delgada, mandando por DHL. Pedem menos documentos, e se de fato o pagamento pode ser feito por cartão de crédito (ainda a confirmar), sempre foi uma ótima opção. Sempre foram super profissionais e rápidos.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/235047/#Comment_235047"

  • @Vlad Pen e @Leticialele, muito obrigada pela ajuda!! Eu moro no RJ, mas estava escolhendo mandar por Ponta Delgada porque nunca conseguia fazer agendamento no site e além disso achei que tivesse que levar documentos de óbito também (o q me daria ainda mais trabalho pra conseguir). Eu moro perto do consulado e resolvi passar lá pra tirar a dúvida sobre a certidão emitida há mais de 1 ano. Conversei, expliquei a situação e o rapaz (solícito) da recepção falou que eu podia entregar a certidão mesmo tendo sido emitida em nov,2019. Ele explicou q por conta da pandemia alguns documentos estavam sendo prorrogados e falou q como não tinha passado tanto tempo, não teria problema. Resultado: consegui entregar os documentos pra transcrição. Quando finalizar eu posto a atualização lá na discussão do consulado do RJ. Super obrigada!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.