Busca de certidão nascimento avó portugues.

2

Comentários

  • @Leticialele , é o meu grande problema! Não sei onde ele nasceu.. todos os cartões postais que ele recebia da mãe e irmãos estava com endereço do Porto, mas já busquei nos arquivos distritais pela internet e não achei.

  • @Eloy , compreendo. Onde ocorreu o casamento dele? Não tem nada na certidão? Ele casou no Brasil?

  • @Leticialele , se casou no Brasil, sim, no Rio de Janeiro. Tenho a certidão de casamento dele, mas nela não fala o número de documento pessoal, somente que a nacionalidade dele é portuguesa

  • editado December 2020

    @Eloy

    O pai é incógnito? Casou com quem?

  • Leticialele, SUPER OBRIGADA PELA AJUDA!!! Eu realmente não consigo me entender com os arquivos do tombo.pt, para nós brasileiros é complicado entender a divisão que se faz em Portugal. Que maravilha existirem pessoas que se dispõem a nos ajudar!!!!






    !

  • Leticialele, em relação Silvina dos Anjos Mesquita, filha de Luis Manoel de Mesquita e Maria Precioza de Mattos, por volta de 1884 na freguesia d'Olhos... eu li que em 2013 houve uma fusão de 2 freguesias no Concelho de Albufeira, passando a se chamar Albufeira e Olhos de Água. Não encontrei nenhuma outra referência. Será que vc tem como me dar uma luz??

    Muito obrigada, estou super feliz de ter encontrado esse fórum. Vocês estão me ajudando a encontrar familiares "perdidos " de pessoas muito próximas de mim. Como me aposentei recentemente, estou com tempo de procurar os documentos para eles. Infelizmente, ainda não tenho mais pai nem avó vivos, a minha família perdeu a chance de cidadania portuguesa através da minha bisavó. É uma alegria ajudar quem pode!!!

  • @Guilherme Moreira , não consta registro de pai na certidão de casamento dele. A esposa com quem se casou no Rio de Janeiro se chamava Jandira de Barros Peixoto

  • @Leticialele , conseguino nome dos irmãos do meu avô portugues, será que me ajudaria em algo?

    • Meu avô: Delfim Pereira, nascido em 06/12/196
    • Irmã: Adelina Pereira
    • Irmã: Adelaide Pereira
    • Irmã: Maria Emília Pereira
    • Mãe: Na certidão de casamento dele consta Thereza de Jeus
  • @rmeireles , os livros de Olhos d'Água não estão online.

    "https://tombo.pt/f/abf01"

  • @Jaqueline Moraes

    Ola, a respeito de Josepha, encontrei o sobrenome PENADA (sem o S).

    1)Nome do requerente: Justa do Carmo Ferreira da Silva

    Estado: solteiro

    Filiação: Mariano Ferreira da Silva e Antónia Maria Penada

    Naturalidade: freguesia de Sousel, concelho de Sousel

    Data de nascimento: 11 de maio de 1911

    Arquivo distrital de portalegre

    2) ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    34666Manuel Joaquim Penada Escorquela Sernancelhe Sem Indicação Sem Indicação Sem Indicação 29Brasil Casado

    Arquivo distrital de viseu

  • @guimoss

    Obrigada pela pesquisa, mas não consegui nada relacionado com Josepha Penadas. Realmente essas pesquisas estão dando um trabalho.Consegui achar a família do Joao Batista de Araujo que veio pro Brasil depois dele e ele não consigo achar nada.

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2020

    @Jaqueline Moraes

    Ola, com relação a Josepha, eu dei duas opções de arquivos distritais, com concelho e freguesia.

    Como vc tem a data de nascimento (sugiro colocar uma margem de erro de 6 a 12 meses para cima e para baixo), vc pode olhar os livros de batismo dessaa duas freguesias.

    E se ele veio de Bragança, olhe os livros das freguesias/concelhos com o critério que te passei acima.

    Tambem vc pode considerar que a josepha veio dali e fazer as buscas.

    Geralmente familias vinham em grupo e casavam seus membros. Com isso, e possivel que eles vieram do mesmo lugar.

    Uma coisa que vc pode fazer é procurar o sobrenome numa pesquisa simples no arq.distrital, ver onde aparecem as freguesias com o sobrenome e olhar os livros.

    Vai dar um trabalho, mas vale a pena...

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2020

    @Eloy

    Ola, eu vi o seu caso e tem varias possibilidades. Mas como vc disse que tinha cartas do porto, selecioneis alguns casos do porto e vc pode olhar no site do cepese de forma mais detalhada:

    Maria emilia:

    24214Maria Emília Pereira Da SilvaMaiaMaiaSerafim Pereira da SilvaEmília Rosa de JesusDoméstica33Rio de JaneiroCasado

    300847Maria Emília Pereira ViegasBarbelaVila RealJosé António PereiraEmília MachadoSem Indicação45Rio de JaneiroSem Indicação

    444116Maria Emília Pereira FerreiraValmaiorAlbergaria-a-velhaJosé Augusto PereiraMaria da SilvaCostureira19FrançaCasado

    Adelina:

    46915Adelina PereiraFigueira de Castelo RodrigoFigueira de Castelo RodrigoFrancisco PereiraSem IndicaçãoNão Indica36PernambucoSolteiro

    101230Adelina PereiraFamalicãoPortoJoão PereiraAna Maria da SilvaDoméstica32Rio de JaneiroCasado

    149794Adelina Pereira PassosPortoPortoIncógnitoMaria Pereira da CunhaDoméstica34Rio de JaneiroCasado

    158964Adelina Pereira GonçalvesSão Lourenço do BairroAnadiaJosé Pereira EsperançoAna de JesusProprietário Agrícola37SantosCasado

    194341Maria Adelina Pereira dos SantosMujãesValençaAntónio Ribeiro PereiraDeolinda de Oliveira SantosDoméstica26EspanhaSolteiro

    356182Adelina Pereira de MendonçaVálegaOvarManuel José de ResendeAdelina Pereira de MendonçaCostureira18Rio de JaneiroSolteiro

    Delfim e Adelaide:

    Tem muitos nesse caso, entao eu preferi nao colocar para n te confundir. Entre no site do CEPESE e confira cada um deles.

    Obs1: Notei que tem muitos "pereiras" em AVEIRO. Talvez vc possa olhar lá.

    Obs2: no cepese, vc tb pode fazer uma busca por acompanhantes (base de dados ->Emigração de Portugal para o Brasil ->pesquisa de titulares ou pesquisa de acompanhantes)

  • @guimoss , muito obrigado! Tá uma batalha pra achar, mas não havia tentado no site do CEPESE. Vou fazer uma busca e mando noticias.

  • Pessoal, consegui achar no livro de registros de passaportes de Lisboa o nome do meu avô, mas as informações que tem lá são a data do registro (agosto de 1922) e o numeração da concessão ao lado (4242). Alguém saberia informar como posso chegar ao passaporte dele com esses dados?

  • @Eloy

    Sem problemas. Vc achou essa lista na torre do tombo?

    Se n menciona mais nd, vc pode procurar nos livros de batismo de lisboa.

    Ou se cadastrar no arquivo distrital de lisboa e requisitar uma busca pelo seu parente.

    Com esses dados, vc pode fazer um pedido de busca online no Arquivo nacional (prontuário de estrangeiro do português) ou baixar as listas de passageiros que se encontram no site do Sian e procurar o seu parente.

    Obs: tome cuidado, pois o passaporte ser de lisboa não significa que ele nasceu lá. Só que ele saiu de Portugal por lá.

  • Muito obgd @guimoss. Vcs estão ajudando muito.

  • Olá, amigos do forum

    Eu continuo tentando encontrar dados sobre Silvina dos Anjos Mesquita, filha de Luis Manoel de Mesquita e Maria Preciosa de Mattos. A família diz que ela nasceu em 28 de janeiro de 1884, morava em Tras os Montes e veio para o Brasil aos 7 anos de idade. No casamento aqui no Brasil ela declarou ter sido batizada na freguesia d'Olhos (não sei se seria a freguesia de Olhos d'Água, em Albufeira, pois essa é no sul do país, e não ao norte como Tras os Montes.

    Ela tinha vários irmãos, chamados Carlos, Ernesto, Olívia, Carminda e Cassiano Alexandrino de Mesquita. Todos nascidos em Portugal e falecidos no Brasil

    Será que tenho algum caminho a seguir? alguém pode me dar uma luz? Muito obrigada!!!

  • @rmeireles

    Se vc n está encontrando a pessoa na data, presuma que a data esta errada. Amplie o leque (para tras e frente) por periodos de 6 meses.

    Vc pode confirmar se a freguesia mencionada é a certa, procurando pessoas com os mesmos sobrenomes.

    Procure no acervo imagens e catalogo do familysearch. La tem livros que a torre do tombo não possui.

    Numa busca rapida, vi que existia a freguesia de OLHÃO e OLHO MARINHO. Sao nomes parecidos e vc deveria dar uma olhada.

    Boa sorte

  • @rmeireles , achei, no family search, uma certidão de óbito de Cassiano Alexandrino Mesquita, em 29 de junho de 1916, deve ter nascido em 1867.

    Estou olhando, no tombo.pt, os Distritos que faziam parte de trás os Montes - Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda

    No Distrito de Bragança. Freguesia de Macedo de cavaleiros, há uma Freguesia "Olmos", uma possibilidade, o único nome em Trás -os-Montes que achei mais parecido com "Olhos"

    Creio valer a pena uma busca!

    "https://tombo.pt/f/mcd23"

  • editado December 2020

    @rmeireles

    registro nº 17 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1062778 ...m0016.tif

    freguesia de Vale de Figueira concelho de São João da Pesqueira / Viseu

    https://www.codigo-postal.pt/sao-joao-da-pesqueira/olas/

  • Vocês são demais!!!! Super obrigada, se não fosse sua ajuda eu não chegaria lá nunca!!! Só para dar um retorno, Leticia, eu já tinha feito a busca em Olmos e estava desacreditada de que conseguiria achar a Silvina...RSRSRS. Vou contar para a neta dela agora!!! Está com 83 anos e sempre desejou fazer a cidadania portuguesa. Será o nosso presente de Natal para ela, ok? Meu, da Leticia e do Kleber

    Um grande abraço e parabéns por espalharem tanta alegria para quem busca a sua ajuda!!!

  • @rmeireles , todo crédito ao @Kleber Silva Aguiar , um gênio que encontra tudo!

    Excelente presente de Natal para a avó!!

    Muita saúde e alegrias!

  • @Moisés M

    ainda não encontrou o batismo do Manuel Simões?

    Abaixo o casamento nº 24 dos pais em 1899 na freguesia de Miranda do Corvo:

    Representação digital - Casamentos - Arquivo da Universidade de Coimbra - Archeevo (uc.pt)

  • editado December 2020

    Será que alguém poderia me ajudar? Estou a procura da certidão de batismo (nascimento) do meu avô português.

    Nome: Cândido Domingos da Silva

    Pai: Francisco Domingos da Silva

    Mãe: Roza Alves de Jesus

    Data de nascimento: 19 de maio de 1988

    Provável local de nascimento: Aveiro, podendo estar na freguesia de Cortegaça, Conselho de Ovar

    Passaporte emitido em Aveiro, 18/10/1907, livro 29, folhas 252, aos 19 anos de idade, solteiro

    Veio de vapor para o Rio de Janeiro

    Desde já agradeço!

    HeLLi Anne

  • @Helli Anne

    Solicitou a certidão ao ADAveiro? Eles disseram que não tem o livro de batismo de 1888?

  • Oi! Pela informação que obtive, há uma falha no mês de maio.

  • Guilherme, muito obrigada pela ajuda, vou ver o link. Boa noite!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.