Busca de certidão nascimento avó portugues.

Pessoal, boa tarde!!

Estou precisando encontrar a certidão de nascimento do avô de meu sogro que é português, mas estou tendo dificuldades em achar.

Manoel Simões   Nasc. 30/04/1892

Pai: João Simões 

Mãe: Piedade Maria

Distrito: Setúbal

Concelho: Santiago do Cacém

Freguesia: Sorava - Vila Nova de Santo André ou Santo André (dados retirados de uma certidão de casamento)

Obs: Desembarque em 25/Out/1910 - couraçado São Paulo - RJ (Arquivo Nacional)

Grato!

«13

Comentários

  • @Moisés M

    Os livros da freguesia de Santo André estão online, só folhear.

    https://tombo.pt/f/stc07

  • Obrigado! Vou tentar identificar!

  • Guilherme consegui achar esses dois registros referente a data de nascimento, caso você ou outra pessoa tenha mais facilidade com esse tipo de escrita e puder me ajudar referente aos dados ficarei agradecido!



  • @Moisés M

    O link de todas as páginas é o mesmo, se não informar o nº do tif... O ano de 1892 já tinha pesquisado. Precisa verificar 1893,1891,1894, 1890... Hoje aqui uma outra pessoa informou que a informação que tinham do português era nascido em 1908 e na verdade era 1902, uma diferença de 6 anos.

  • Boa Noite! Obrigado pela informação, irei verificar como me falou, referente ao tif: https://digitarq.adstb.arquivos.pt/viewer?id=1211252


    1º- PT-ADSTB-PRQ-PSTC07-001-00040_m0010.tif


    2º PT-ADSTB-PRQ-PSTC07-001-00040_m0022.tif

    Ambos criança de nome Manoel.


    Grato.

  • @Moisés M , o nº 10 é Manoel, nascido em 16 de abril de 1892, filho de José Manoel e Marianna Luisa;

    O nº 22 é Manoel, nascido em 6 de julho de 1892, filho de José Maria e Joanna da Conceição.

  • Leticialele muito obrigado! irei continuar a busca conforme orientação do Guilherme.


    Grato!

  • @Moisés M , em 1891 eu já procurei, não tem.

  • Obrigado! Vou avançar então para: 1893, 94... etc

  • Boa tarde.

    Ref: Joaquim Julio Duarte - filho de Lino Pereira Duarte e de Maria Jose de Jesus - Primeiro local de chegada no Brasil, Jacutinga, dai foram para o Paraná........

    Estou tentando buscar os documentos do meu avô. Ja consegui obito, casamento e nao a do nascimento. Essas certidões constam que ele era nartural de Jacutinga mas o proprio cartorio de Jacutinga (e as paroquias) dizem que ele nao foi registrado em nenhum lugar. Os conhecidos da familia dizem que ele era portugues. Como eu poderia encontrar a certidão de nascimento do meu avô. Ja estou pensando em começar a procurar em Portugal. Nao sabemos de nada, pois todos os docuementos e fotos e registro foram perdidos. Relapso da nossa familia, eu sei! Edtou meio perdido e desanimado com relação a isso, mas nao vou desistir nao. Conseguem me dar ideias de onde buscar, tanto aqui no Brasil qto la em Portugal? Por onde re-começo?

    Obrigado pela gentileza de voces. Um bom domingo.

  • Olá , vc tem ideia da cidade em que ele nasceu em Portugal? Essas pessoas que afirmam que ele era português não sabe te informar?

    com essa informação, foi que consegui localizar toda a documentação dos avós do meu marido.

    Já dei entrada direto em Portugal, isso em 2018 e já está tudo pronto, só aguardando o registro mesmo.

  • Kleber, Bom dia. Wow, felicidade......e so devo te agradecer pela ajuda. Que gentileza. Muito obrigado mesmo! Um abraço grande cheio de agradecimentos!

  • Guilherme Moreira e Leticialele muito obrigado pela ajuda! consegui a informação que o avô português fora registrado em:

    Distrito: Coimbra

    Concelho: Miranda do corvo

    Freguesia: Vila Nova

    Manoel Simões  Nasc. 30/04/1892

    Pai: João Simões 

    Mãe: Piedade Maria

    Todavia ao tentar verificar a possibilidade de efetuar pesquisa referente ao baptismo (Tombo.pt), deparei-me somente com o livro que compreende 1907 – 1911: Paróquia de Vila Nova - Miranda do Corvo. Saberia me informar se existe alguma outro lugar que possa conter os livros correspondentes a data de nascimento.


    Grato.

  • editado December 2020

    @Moisés M

    A freguesia de Vila Nova foi criada em 1907.

    O que aconteceu com o Santo André?

  • Guilherme é verdade agora que me atentei a esse dado, devo tentar achar nas outras freguesias? Leticialele obrigado pela indicação de onde se pode solicitar a reprodução.


    Obrigado pessoal.

  • Então Guilherme, tenho documento do avõ onde consta: Sorava, Villa nova de Santo André (Certidão Casamento - Arquivo Nacional) e outro que consta: Sarova, Vila Nova (Reg. de Estrangeiro), porém consegui outros Reg. de Estrangeiro de dois irmãos, onde constam também - Sorabas - Vila Nova. Tendo em vista que procurei na paroquia de Santo André (conforme orientação sua) onde nada fora encontrado, sendo que nesta data consegui a informação com um parente de que o português havia nascido no que é hoje: MIRANDA DO CORVO e ao verificar que se trata de um concelho e que possui 4 freguesias sendo uma delas Vila Nova, então decidi começar procurar por essa porém.


    Grato.

  • Boa Tarde! Muito obrigado Brother tu tens me ajudado demais, sem palavras..... agora ta ficando mais claro. Surgiu agora mais uma duvida meu querido, tendo em vista que o concelho de Miranda do corvo possui as seguintes freguesias: Lamas, Miranda do corvo, rio vide, semide e vila nova e como tu me orientaste para procurar na freguesia de São Salvador de Miranda do Corvo, contudo o concelho de Miranda do corvo não possui tal freguesia com livros paroquiais, tendo somente vila nova apartir de 1907 e Miranda do corvo... seria essa ultima onde devo procurar?


    Grato.

  • @Moisés M

    Essa última é de São Salvador, veja quem é o orago: https://tombo.pt/f/mcv02#005

  • Boa Tarde! Guilherme Moreira obrigado mais uma vez pela ajuda! estou procurando no ano 1892 e subsequentes, até o momento encontrei alguns registros porém os dados são conflitantes.... mas estou procurando!!!


    Obrigado pela ajuda!

  • Boa noite, será que alguém pode me dar uma ajuda? Estou tentando achar o batism de 2 pessoas:

    Silvina dos Anjos Mesquita nascida por volta de 1884, filha de Luis Manoel de Mesquita e Maria Preciosa de Mattos . Ao se casar no Brasil, disse ter sido batizada na "freguesia d'Olhos". Alguém tem ideia de onde pode ser isso?

    O marido, Augusto Lopes da Silva, nascido por volta de 1877, filho de Francisco Lopes da Silva e Anna Marques da Costa, disse ser da freguesia de Palmeiras, Braga

    Agradeço muito se me ajudarem a localizar esses dois!!!! Um grande abraço

  • @rmeireles , os livros da freguesia de Palmeira, Braga, estão online: https://tombo.pt/f/brg31'

  • @rmeireles , Augusto, nascido em 5 de fevereiro de 1878, freguesia de Palmeira

    Registro nº 15 - http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1009997&FileID=859310'

  • Bom dia

    Poderiam me ajudar?

    Com relação ao batismo de Joaquim Mendes filho de José Mendes e Maria Marques:

    Na certidão de casamento no Brasil consta que ele nasceu em 25 de julho de 1895 e no batismo em Portugal consta 29 de setembro de 1893. Isso não causaria problema na transcrição de casamento.

    Para fazer a atribuição de avô para neta, precisa fazer a transcrição de casamento, está correto?

    É possível fazer a transcrição de casamento somente com o batismo do português, certidão de casamento e de certidão de nascimento da avó? não encontro documentos como identidade ou carteira de trabalho da avó, mas o nome dela está na certidão de nascimento da filha e da neta que pretende requerer a cidadania.

    Podem me orientar, obrigado

  • Para constar, não trabalho com cidadania , fui muito ajudado com a minha cidadania e estou ajudando meus familiares e amigos.

  • editado December 2020

    Por favor podem me ajudar ?

    Procuro por certidões nascimento de portugueses casados no Brasil.Ele sabemos que veio da região que abrange Bragança, ela não sabemos nada.


    João Baptista de Araujo

    Nasc. 23/09/1890

    Mãe: Feliciana de jesus Martins

    Pai: Antonio Francisco de Araujo

    Josepha Luiza Penadas

    Mãe. Maria Angelina Penadas

    Pai. Luiz Penadas

    Nasc. 19/12/1900

    Casaram no Brasil em 1939

  • Boa tarde, sou novo por aqui no fórum, e precisava da ajuda de vocês.

    Estou tentando achar o Assento de Batismo ou Certidão de Nascimento de meu avô Português, nascido em 6 de dezembro de 1906. Já consegui as cópias dos livros aonde consta a Certidão de Casamento dele, e outro com o óbito.

    O nome dele é Delfim Pereira - Nascimento 06/12/1906 e falecido em 27/02/1964. Achei alguns cartões postais do Porto, aonde consta o nome da mãe dele - Tereza Emília Pinto, mas na certidão de casamento está como Thereza de Jesus. Tenho o nome das irmães, mas estou buscando e não encontro ninguém!!

    Ficaria muito grato se alguém conseguisse me dar uma luz!

    Abraços a todos

  • @Eloy , de que Freguesia e Concelho ele era? Onde aconteceu o casamento dos pais? Já procurou nos livros paroquiais?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.